Opinião

Compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos

29 mar 2020, 8:21 - atualizado em 27 mar 2020, 13:26
Mercados Europa Dax
Segundo Paulo Gala, a frase “compre ao som de canhões, venda ao som de trombetas” sugere que o início de uma guerra é um bom momento para investir no mercado de ações (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach

Cunhada em 1810  e atribuída ao financista londrino Nathan Rothschild, a frase “compre ao som de canhões, venda ao som de trombetas” sugere que o início de uma guerra é um bom momento para investir no mercado de ações. Quanto pior o mercado, melhores são as oportunidades de lucro.

Chamamos isso no mercado de “Contrarian investment”. Barão Rothschild, um nobre britânico do século 18 e membro da família bancária Rothschild, é creditado por dizer que “a hora de comprar é quando há sangue nas ruas”. Rothschild fez uma fortuna comprando no pânico que se seguiu à Batalha de Waterloo contra Napoleão.

Mas essa não é a história toda. Acredita-se que a citação original seja “compre quando houver sangue nas ruas, mesmo que o sangue seja seu”.

CEO/Economista da Fator Administração de Recursos FAR
Graduado em Economia pela FEA/USP. Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Foi professor visitante nas Universidades de Cambridge UK em 2004 e Columbia NY em 2005. É professor de economia na FGV-SP desde 2002. CEO/Economista da Fator Administração de Recursos FAR.
Twitter Facebook Linkedin YouTube Site
Graduado em Economia pela FEA/USP. Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Foi professor visitante nas Universidades de Cambridge UK em 2004 e Columbia NY em 2005. É professor de economia na FGV-SP desde 2002. CEO/Economista da Fator Administração de Recursos FAR.
Twitter Facebook Linkedin YouTube Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.