BusinessTimes

Concessão da Cedae volta a andar após reunião de governo estadual com BNDES

16 nov 2020, 18:48 - atualizado em 16 nov 2020, 18:48
Cedae do Rio de Janeiro1
Segundo as fontes, os valores em discussão para a água que será vendida ao vencedor do leilão da Cedae oscilam entre 1,5 real e 2 reais o metro cúbico (Imagem: MPRJ)

O processo de concessão da companhia de água e saneamento do Rio de Janeiro, Cedae, voltou a caminhar nesta segunda-feira após o governo do Rio de Janeiro ameaçar desistir do processo por discordar de algumas premissas do modelo idealizado pelo BNDES, afirmaram três fontes com conhecimento do assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sinal verde para a retomada dos planos foi dado após uma reunião no Palácio Guanabara com representantes do Estado e do BNDES. As partes estão perto de atingirem acordo sobre um ponto considerado chave para o futuro da concessão: o valor da água que será vendida pela Cedae ao novo concessionário.

O governador em exercício, Cláudio Castro, afirmou que as divergências sobre o modelo de concessão estão sendo superados. “Em pouco tempo vamos anunciar detalhes, tem a questão do valor da água, cronograma de investimento e o passivo. A Cedae que fica não pode ser deficitária”, afirmou. “O cronograma continua. Será uma grande concessão e a maior da história do país”, disse Castro após a reunião com representantes do BNDES.

Segundo as fontes, os valores em discussão para a água que será vendida ao vencedor do leilão da Cedae oscilam entre 1,5 real e 2 reais o metro cúbico.

O governo do Rio pretende conceder duas das quatro principais áreas de negócios da Cedae, as que envolvem distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. A Cedae permaneceria sob controle do governo fluminense nas áreas de captação e tratamento da água.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estamos perto de um valor ideal”, disse à Reuters uma das fontes. “A conta é simples: se a água for vendida mais cara, o lance no leilão será menor. Se o valor for menor, mais perto de 1,50 real, maior tende a ser o valor do lance”, adicionou uma segunda fonte.

O governo do Rio espera poder arrecadar cerca de 15 bilhões de reais com a concessão, segundo as fontes, valor acima do piso pretendido anteriormente de quase 11 bilhões de reais.

O leilão da Cedae estava marcado para ocorrer até o fim deste ano e agora é previsto para o primeiro trimestre de 2021.

“Nosso piso é 11 bilhões de reais, mas o céu é o limite…Quem sabe não vem 20 ou 30 bilhões”, disse o governador em exercício do Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No final de setembro, o grupo BRK Ambiental, que tem entre os investidores a canadense Brookfield, surpreendeu o mercado ao oferecer outorga de 2 bilhões de reais para vencer o leilão de concessão de serviços de água e esgoto da região metropolitana de Maceió. O mínimo definido no edital era de cerca de 15 milhões de reais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar