Internacional

Confiança do consumidor alemão cai inesperadamente para maio, aponta GfK

28 abr 2021, 9:45 - atualizado em 28 abr 2021, 9:45
Baseado em uma pesquisa com cerca de 2.000 alemães, caiu para -8,8 pontos, ante -6,1 em abril em dado revisado (Imagem: Reuters/Arnd Wiegmann)

A confiança do consumidor alemão caiu inesperadamente para maio, com o aumento das infecções por Covid-19 levando muitas áreas da maior economia da Europa a readotarem medidas de restrição a compras, viagens e vida pública, revelou uma pesquisa nesta quarta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O instituto de pesquisa GfK disse que o índice de confiança do consumidor, baseado em uma pesquisa com cerca de 2.000 alemães, caiu para -8,8 pontos, ante -6,1 em abril em dado revisado.

A visão dos consumidores sobre as perspectivas econômicas e de renda pessoal diminuiu significativamente, enquanto sua propensão a comprar aumentou moderadamente, mostrou a pesquisa.

“A esperança de uma maior flexibilização das medidas de restrição e um renascimento do consumo foi visivelmente atenuada”, disse o especialista em consumo da GfK, Rolf Buerkl, acrescentando que a recuperação da economia continuará atrasada devido à terceira onda de Covid-19.

O ministro das Finanças, Olaf Scholz, e o ministro da Economia, Peter Altmaier, disseram recentemente que não esperam nenhuma redução substancial das medidas de restrição antes do final de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se os casos de coronavírus caírem e as restrições puderem ser suspensas no decorrer do verão do hemisfério norte, o governo espera que os gastos das famílias impulsionem uma recuperação liderada pelo consumidor, sustentando sua previsão de crescimento revisada para cima de 3,6% neste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar