Confiança do consumidor dos EUA se deteriora ainda mais em maio

A confiança do consumidor dos Estados Unidos caiu ainda mais em maio, enquanto as expectativas de inflação para daqui a um ano aumentaram, uma vez que as famílias continuaram preocupadas com o impacto econômico da política comercial agressiva e muitas vezes errática do presidente Donald Trump.
A Universidade de Michigan informou nesta sexta-feira (16) que seu Índice de Confiança do Consumidor caiu para 50,8 neste mês, em comparação com a leitura final de 52,2 em abril. Economistas consultados pela Reuters previam que o índice subiria para 53,4.
“As tarifas foram mencionadas espontaneamente por quase três quartos dos consumidores, em comparação com quase 60% em abril; a incerteza sobre a política comercial continua dominando o pensamento dos consumidores sobre a economia”, disse Joanne Hsu, diretora da pesquisa.
“Um ligeiro aumento na confiança dos independentes (aqueles que não se identificam com um partido político) neste mês foi compensado por um declínio de 7% entre os republicanos.”
As expectativas de inflação para daqui a 12 meses saltaram para 7,3%, de 6,5% em abril. Tanto os democratas quanto os republicanos previram uma inflação mais alta no curto prazo.
- Ibovespa oscila com resultados do Banco do Brasil e fusão entre Marfrig e BRF; risco fiscal volta ao radar. Veja o que movimenta o mercado no Giro do Mercado desta sexta-feira (16):