Confiança do consumidor nos EUA tem piora disseminada por impacto da guerra com Irã, diz Universidade de Michigan
A parte qualitativa do relatório da Universidade de Michigan reforça a piora disseminada da confiança do consumidor nos Estados Unidos em abril, segundo a diretora da pesquisa, Joanne Hsu. No período, o sentimento caiu cerca de 11% na medição preliminar.
Joanne indicou que a queda foi generalizada entre diferentes grupos demográficos e atingiu todos os componentes do índice.
Além disso, ela apontou forte deterioração das expectativas: a perspectiva para as condições de negócios em um ano caiu cerca de 20%, enquanto a avaliação das finanças pessoais recuou em meio a preocupações com preços elevados e desvalorização de ativos. As condições de compra de bens duráveis e veículos também pioraram, ainda pressionadas pelo nível de preços.
Segundo a diretora, comentários dos entrevistados indicam que o conflito com o Irã tem sido um fator relevante para a percepção negativa da economia.
Ela observou, porém, que a pesquisa foi majoritariamente coletada antes do anúncio de um cessar-fogo temporário entre Irã e EUA, e que as expectativas podem melhorar caso haja confiança na normalização da oferta e alívio nos preços de energia.
O sentimento do consumidor nos EUA caiu a 47,6 em abril, na leitura preliminar, abaixo do esperado. As expectativas de inflação subiram a 4,8% em um ano e a 3,4% no horizonte de cinco anos.