AgroTimes

Conflito militar na Ucrânia, celeiro de grãos europeu, é gatilho para explosão de preços do milho e trigo

19 dez 2021, 9:01 - atualizado em 19 dez 2021, 9:23
Agronegócio Agricultura Trigo Grãos
Invasão russa na Ucrânia põe em risco o maior produtor de grãos da Europa (Imagem: Pixabay/WFranz)

Um conflito na Ucrânia, com as temidas invasão da Rússia e reações das tropas locais e da Otan, tem o poder de influenciar os preços do milho e do trigo mundialmente.

Com 100 mil soldados russos acantonados na fronteira, o país do Leste europeu praticamente concluiu a colheita 40 milhões de toneladas de milho e espera exportar 30 milhões. Nos dois casos, 10 milhões/t a mais, respectivamente.

Em relação ao trigo, a última temporada rendeu mais de 32 milhões/t e os produtores locais exportaram pouco acima de 14 milhões/t. E há expectativa de que o plantio possa ser melhor no próximo ciclo.

País de solos férteis e exportador líquido bem acima do que fica para consumo doméstico, qualquer cenário explosivo certamente impactará a oferta, que inclui, ainda, mais de 4 milhões/t de cevada e outras forrageiras de inverno.

Em 2014, a invasão e anexação da Crimeia pela Rússia já teve o poder de influenciar a produção de grãos do país, um dos maiores da Europa, embora o conflito tenha sido localizado.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar