Eleições 2018

Congresso realiza seminário “Fake News e Democracia”

11 dez 2017, 17:29 - atualizado em 11 dez 2017, 17:29

Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional promove, nesta terça-feira (dia 12), a partir das 10 horas, o seminário “Fake News e Democracia”. As chamadas “fake news” são notícias falsas que são disseminadas na internet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O evento foi proposto pelo presidente do colegiado, Murillo de Aragão, durante a primeira reunião dos novos integrantes do Conselho de Comunicação.

“Nosso objetivo é discutir o risco que as fake news são para a liberdade de informação, as consequências para a democracia e como abordar o fenômeno. Estamos recolhendo opiniões que embasarão uma recomendação e o posicionamento do Conselho sobre propostas que tratam de fake news no Congresso”, disse Aragão.

Devem falar na abertura do evento os presidentes do Senado Federal, Eunício Oliveira; e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Painéis
Após a abertura, serão realizados quatro painéis de discussão. O primeiro tratará sobre “O universo das fake news”. Ele reunirá o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) Márcio Novaes; o diretor de TV Rodrigo Cebrian, produtor do documentário “Fake News: baseado em fatos reais”; o jornalista Manoel Fernandes, sócio da empresa Bites, que presta assessoria em análise de dados digitais para grupos empresariais; e o representante da Fundação Getúlio Vargas Marco Aurélio Ruediger.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O segundo painel debaterá “Os desafios e limites no combate às fake news” e deverá contar com a presença do representante da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) Guilherme Alpendre; e do presidente do Instituto Brasileiro de Direito Digital (IBDDIG), Frederico Ceroy.

O terceiro painel terá como tema “Fake news e plataformas digitais”. Para este debate foram convidados o representante do UOL Rodrigo Flores; o professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Marcelo Vitorino; o gerente de Opinião do Portal R7, Domingos Fraga Filho; e a representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) Bia Barbosa.

O último painel discutirá “Como combater as fake news” e terá como debatedores a representante do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade) Ângela Cignachi; o representante da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) Celso Augusto Schröder; e a diretora do Projeto Credibilidade, Ângela Pimenta.

Participação popular
O seminário será realizado durante todo o dia no auditório do Interlegis, no Senado. As inscrições podem ser feitas na página do Interlegis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os interessados também poderão participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo portal e-Cidadania.

Compartilhar

agencia.brasil@moneytimes.com.br
Leia mais sobre: