Posse de Lula

Conheça os brasileiros que passaram a faixa presidencial para Lula

01 jan 2023, 19:19 - atualizado em 01 jan 2023, 19:19
Posse Lula
Lula subiu a rampa do Planalto acompanhado de representantes do povo brasileiro, que passaram a faixa para o presidente (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A posse do presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) proporcionou um momento simbólico e histórico para o Brasil. O petista recebeu a faixa presidencial das mãos de pessoas que fazem parte de grupos sociais e que representaram o povo brasileiro. A entrega da faixa ficou a cargo de uma mulher preta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto acompanhado de oito cidadãos brasileiros, que fazem parte de grupos sociais, e da cachorrinha Resistência, adotada pela primeira-dama Rosângela Lula da Silva (Janja) quando o petista estava preso em Curitiba (PR). Ela tem quatro anos e vai morar com o casal no Palácio da Alvorada.

Janja também subiu a rampa com o presidente empossado, assim como o vice-presidente Geraldo Alckmin e a vice-primeira-dama Lu Alckmin.

A faixa presidencial foi entregue pela sociedade civil porque o ex-presidente Jair Bolsonaro recusou-se a participar da cerimônia de posse e saiu do país, na semana passada, antes do fim de seu mandato. Bolsonaro está nos Estados Unidos e desde o fim do segundo turno das eleições não admite que Lula foi eleito pela maioria de votos.

Conheça as oito pessoas que passaram a faixa para Lula

Quem efetivamente entregou a faixa à Lula foi Aline Sousa. Ela tem 33 anos e é catadora desde os 14, sendo da terceira geração de trabalhadores na área. Mãe de sete filhos, Aline é presidente da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (Centcoop-DF). Ela também é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também participaram Francisco, uma criança preta de 10 anos. O estudante é morador de Itaquera, bairro da zona leste de São Paulo, e atleta mirim de natação do Corinthians, seu time do coração. Campeão da modalidade, ele é filho de uma assistente social e de um advogado que atuam em causas sociais. Em 2019, Francisco esteve em Curitiba para desejar bom dia para Lula, enquanto ele estava preso.

Entre eles, estava uma figura muito conhecida, o Cacique Raoni Metuktire, de 90 anos. Ele é líder do povo Kayapó e reconhecido internacionalmente. Raoni lidera a luta que articula os povos indígenas em defesa dos direitos dos povos originários e da Amazônia.

Weslley Viesba Rodrigues Rocha tem 36 anos e é metalúrgico, assim como o presidente Lula. Profissional da metalurgia desde os 18 anos, Weslley trabalha na região do ABC paulista, é pai de dois filhos e é DJ em um grupo de rap chamado “Falange”

Milhões de profissionais da educação foram representados por Murilo de Quadros Jesus, de 28 anos. O professor de Curitiba é formado em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e trabalhou em universidades na Colômbia e nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No grupo, também havia outra mulher, a cozinheira Jucimara Fausto dos Santos. A paranaense mora em Maringá e dedica a vida à culinária. Enquanto Lula estava preso, Jucimara ficou cozinhando no acampamento de Curitiba por dez meses. Atualmente, a cozinheira trabalha na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual do Maringá (UEM) e, sempre que pode, faz pães para doação.

O povo brasileiro também foi representado pelo influencer anticapacitista Ivan Baron. O potiguar foi diagnosticado com meningite viral aos 3 anos de idade e a doença provocou uma paralisia cerebral no jovem. Baron tornou-se referência na luta anticapacitista, sendo um dos embaixadores da causa da inclusão social de pessoas com deficiência.

Para completar o time, o artesão Flávio Pereira, de 50 anos, também subiu a rampa do Planalto e esteve na entrega da faixa presidencial. O paranaense, de Pinhalão, também esteve na “Vigília Lula Livre” e ajudou a equipe que estava no local com atividades do cotidiano durante os 580 dias que o presidente ficou preso.

Veja fotos dos oito brasileiros no link abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
flavya.pereira@moneytimes.com.br
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.