Governança Corporativa

Conselheiro da Tesla retoma defesa contra vendas a descoberto

29 jan 2021, 13:43 - atualizado em 29 jan 2021, 13:43
Nasdaq Tesla TSLA Elon Musk
A postura de Mizuno contra as vendas a descoberto pode ter sido um dos fatores que cativaram o CEO da Tesla (Imagem: Reuters/Brendan McDermid)

Hiromichi Mizuno, integrante do conselho da Tesla (TSLA), aproveitou a controvérsia em torno do movimento de pressão pela liquidação de posições vendidas a descoberto (short squeeze) na sexta-feira para retomar o debate que ele incentivou quando comandava o maior fundo de pensão do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Engraçado ver aqueles que acreditam cegamente no benefício da liquidez do mercado e argumentam contra qualquer restrição às vendas a descoberto fazendo lobby agora para restringir os movimentos de investidores de varejo na compra de papéis para espremer essas posições”, escreveu Mizuno em comentários no Twitter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mizuno é crítico de longa data das vendas a descoberto. Quando ele atuava como diretor de investimento do Fundo de Investimento em Pensão do Governo do Japão, a entidade gerou polêmica quando tomou a decisão de parar de emprestar ações de companhias estrangeiras.

Em uma entrevista ao Financial Times, Mizuno posteriormente atacou o que ele chamou de “curto-prazismo“ de quem vende a descoberto.

Alguns críticos argumentaram que o fundo de pensão estava deixando de ganhar as comissões que poderiam ter sido geradas com o empréstimo de ações e que não estava contribuindo para a liquidez do mercado.

Muitos profissionais de investimento e a imprensa criticaram o fundo de pensão por interromper o empréstimo de ações, alegando que as vendas a descoberto não devem ser restritas porque incentivam a liquidez e a eficiência de preços. Há quem diga que seu efeito no mercado é neutro porque as ações precisam ser compradas de volta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A postura de Mizuno contra as vendas a descoberto pode ter sido um dos fatores que cativaram o CEO da Tesla, Elon Musk, que no passado fez um trocadilho com a sigla em inglês da comissão de valores mobiliários dos EUA (Securities and Exchange Commission ou SEC) chamando-a de “Comissão de Enriquecimento de Quem Vende a Descoberto (“Short-seller Enrichment Commission”).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na sexta-feira, Musk concordou com um usuário do Twitter que defendia criminalizar as vendas a descoberto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

bloomberg@moneytimes.com.br