Câmara dos Deputados

Conselho de ética vota sete processos nesta quarta-feira; redes sociais são principal alvo

29 jun 2022, 6:10 - atualizado em 27 jun 2022, 19:34
Kim Kataguiri
Kataguiri tem representação por apologia ao nazismo (Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reúne nesta quarta-feira (29) para analisar sete processos de quebra de decoro parlamentar. Podendo culminar na perda do mandado, as ações tem em sua maioria como objetivo analisar falas em redes sociais.

Veja quais casos serão analisados

O PT fez uma representação contra a deputada federal Carla Zambelli (PL) por postagens ofensivas ao senador Humberto Costa (PT). Será votado o parecer preliminar.

Já o PTB representou contra a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) por fazer apologia ao regime comunista nas redes sociais. Também será votado o parecer preliminar.

O partido Novo fez uma representação contra o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) por quebra de decoro por ter sido denunciado pela PGR em 2019 pelos crimes de organização criminosa e corrupção passiva.

O Psol e o PT fizeram uma representação conjunto por quebra de decoro parlamentar contra a deputada federal Bia Kicis (PL) por usar as redes sociais para insuflar a polícia militar da Bahia contra o governador do estado.

A deputada Carla Zambeli (PL) é alvo de outra representação que será analisada nesta quarta-feira. O PT acusa a parlamentar de usar as redes sociais para incentivar a população às medidas de contenção e prevenção contra o coronavírus.

O deputado federal Éder Mauro (PL) é alvo de representação do Psol e PT por quebra de decoro parlamentar por ofender, nas redes sociais, parlamentares da comissão de constituição e justiça.

E por fim, o deputado federal Kim Kataguiri (União) é alvo de representação do PP e PT. Os partidos acusam o parlamentar de fazer apologia ao nazismo ao concordar com fala de apresentador de podcast que defendia a legalidade de um partido nazista no Brasil.

Receba as principais notícias de Comprar ou Vender!

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Comprar ou Vender e receba, todos os dias (de segunda a sexta-feira), uma seleção com as principais notícias e apontamentos sobre as carteiras de bancos e corretoras, além de um produto exclusivo: a Carteira Money Times, o maior consenso do mercado. Clique aqui para se cadastrar!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin