Internacional

Construção é vista no local de teste nuclear da Coreia do Norte pela 1ª vez desde 2018

08 mar 2022, 10:05 - atualizado em 08 mar 2022, 10:05
Bandeiras da Rússia e Coreia do Norte
Imagens capturadas por um satélite comercial na sexta-feira mostraram sinais muito precoces de atividade no local de Punggye-ri (Imagem: REUTERS/Yuri Maltsev)

Imagens de satélite mostram trabalhos de construção no local de testes nucleares da Coreia do Norte pela primeira vez desde que foi fechado em 2018, disseram analistas nesta terça-feira, enquanto um relatório de inteligência dos Estados Unidos alertou que o país poderia retomar grandes testes de armas neste ano.

Imagens capturadas por um satélite comercial na sexta-feira mostraram sinais muito precoces de atividade no local de Punggye-ri, incluindo a construção de um novo prédio, reparo de outro prédio e o que possivelmente é madeira e serragem, disseram especialistas do James Martin Center para Estudos de Não-Proliferação (CNS), com sede na Califórnia, em um relatório.

“Os trabalhos de construção e reparo indicam que a Coreia do Norte tomou alguma decisão sobre o status do local de teste”, afirma o relatório.

A Coreia do Norte testou um número recorde de mísseis em janeiro, incluindo sua maior arma desde 2017, e parece estar se preparando para lançar um satélite espião.

Monitores internacionais também relataram que a principal instalação de reator nuclear norte-coreana em Yongbyon parece estar em pleno andamento, potencialmente criando combustível para armas nucleares.

Os lançamentos de mísseis da Coreia do Norte podem ser a base para um retorno aos testes de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) e bombas nucleares este ano, disse a Diretoria de Inteligência Nacional (DNI) dos EUA em sua avaliação anual de ameaças mundiais.

O relatório não mencionou Punggye-ri, mas disse que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, continua fortemente comprometido com a expansão do arsenal de armas nucleares do país.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.