Consumidor pode economizar até R$ 3 mil por ano ao fazer as compras de supermercado
O consumidor que faz pesquisas antes de ir às compras no supermercado e escolhe marcas mais baratas, pode ter uma economia anual de até R$ 3 mil, segundo levantamento feito pela Proteste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.
A instituição analisou os preços de hipermercado, supermercados e lojas atacadistas São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Belém (PA), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS).
Foram avaliados os preços de 298 lojas em São Paulo, 200 no Rio de Janeiro, 64 em Salvador, 40 em Belém e Goiânia e 55 em Porto Alegre. Ao todo, foram 697 estabelecimentos comerciais avaliados e mais de 92 mil produtos analisados.
A pesquisa da associação foi dividida em duas cestas, ambas com 104 produtos. Contudo, uma delas foi formada pelas principais marcas do mercado, já a segunda, foi composta por produtos sem marca definida, mas com os valores mais baixos.
Na cesta de produtos sem marca definida, a economia anual alcança a marca de R$ 3.035,40 no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a economia é de R$ 2.888,76. Em Salvador, a economia é de $ 2.279,64, seguido por Porto Alegre que atinge a marca de R$ 1.710,12. Enquanto Belém e Goiânia registram R$ 1.655,54 e R$ 1.155,12, respectivamente.
Em relação à cesta de produtos com os líderes de marca, o valor resguardado mais alto fica com São Paulo, em R$ 2.265,60. No Rio de Janeiro o valor é R$ 2.231,40. Em Goiânia a economia é de R$ 1.250,52, seguido por Belém, onde a economia é de R$ 1.195,12. Salvador e Porto Alegre registram as menores marcas, com R$ 1.167,12 e R$ 941,52, respectivamente.
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