Conteúdo Ripio

7 dicas para você investir em bitcoins e criptomoedas com total segurança

publieditorial ripio

Você, mais do que ninguém, sabe como a tecnologia facilita nossa vida. Com alguns toques no seu smartphone, você encontra os amigos, resolve coisas do trabalho, paga suas contas, investe, pede a janta, se informa, ouve suas músicas favoritas e (por que não?) encontra alguém especial para curtir bons momentos. Vamos combinar: a vida é bem melhor assim, não é mesmo?

Mas você também sabe que não tem apenas gente tranquila no mundo digital. É preciso cuidado com quem está lá apenas para prejudicar os outros, aproveitando-se de sua ingenuidade, falta de informação, boa-fé ou descuido. Você, que nasceu conectado, já perdeu a conta de quantas vezes alertou seus pais, tios e avós para desconfiar de coisas que parecem boas demais. Afinal, na internet, basta um clique em falso e…

A atenção deve ser ainda maior, quando se trata de dinheiro e investimentos. Sobretudo, quando estamos falando de algo novo, como o bitcoin e outras criptomoedas. Como separar o que é sério e seguro, daquilo que é um golpe vendido como a oportunidade de você ganhar dinheiro suficiente para nunca mais se preocupar com isso?

O joio e o trigo

A boa notícia é que prestar atenção em alguns detalhes basta para separar o joio do trigo, isto é, as empresas sérias, que estão ajudando a desenvolver o mercado de criptomoedas com segurança e responsabilidade, e as organizações criminosas à espera da próxima vítima. Eis sete pontos cruciais.

1. Preste atenção na abordagem: desconfie de qualquer um que te ofereça uma oportunidade de investimentos boa demais para ser verdade, com um retorno astronômico, capaz de mudar sua vida para sempre. Simplesmente, não existe fórmula mágica para enriquecer no mundo dos investimentos.

2. Não se engane com as aparências: alguns golpistas são tão sofisticados, que promovem grandes e vistosos eventos, em lugares badalados, para divulgar o “investimento”. Outros fazem lives para ostentar uma vida luxuosa, com carrões, casas de cinema e tudo o mais que o dinheiro pode comprar.

3. Não existe lucro, sem risco: você já sabe, mas não custa lembrar – nenhum investimento é livre de risco. Por isso, não caia na história de que o rendimento é 100% garantido. Somente pirâmides financeiras (uma prática criminosa) prometem ganhos altos e constantes, chova ou faça sol.

4. Empresa séria não te usa para se promover: outro traço gritante das pirâmides financeiras é que, além do dinheiro investido, as vítimas também são incentivadas a atrair mais pessoas, em troca de um bônus. Alguns criminosos escondem o golpe por trás de um conceito que até existe, o marketing multinível, mas que não é, nem de longe, o que fazem.

5. Empresa séria prioriza os ativos, não ela própria: um gestor de investimentos sério concentra-se em multiplicar o dinheiro que você lhe confia, aplicando-o em ativos que têm um fundamento racional para se valorizarem. Um corretor de valores honesto procura oferecer as melhores plataformas de negociação e boas recomendações, para que você compre e venda ativos com segurança. Já os golpistas procuram te convencer que o próprio crescimento da empresa ou do site deles prova que seu investimento está rendendo.

6. Empresa séria segue os regulamentos e códigos de conduta do mercado: quem é sério procura ajudar no desenvolvimento do mercado, a fim de garantir mais transparência e segurança para todos. No mercado de criptomoedas, a referência é a ABCripto, associação criada para representar a criptoeconomia e estabelecer a autorregulamentação.

7. O golpista não lhe dá tempo para pensar: criminosos não gostam de quem analisa a oferta com calma, porque correm o risco de ser desmascarados. Empresas sérias respeitam seu tempo e se colocam à disposição para esclarecer todas as dúvidas, não importa quanto demore.

O melhor caminho

Por fim, contenha a ansiedade de obter rapidamente ganhos elevados. No mundo dos investimentos, todo imediatismo é ruim. Ninguém deve comprar um ativo, esperando que se valorize do dia para a noite. Ninguém deve, também, colocar todo seu dinheiro em um único investimento, nem aplicar os recursos que deveriam ser usados para outros compromissos, como pagar as contas, manter o dia a dia ou servir como reserva em casos de emergência.

publieditorial ripio

Mas, há um jeito de tornar tudo isso mais fácil: escolher uma empresa idônea, como a Ripio, para realizar seus investimentos e transações com bitcoins. Fundada há sete anos, a Ripio já conquistou 500 mil clientes e construiu uma sólida reputação internacional. O Fórum Econômico Mundial, por exemplo, incluiu a Ripio na lista das empresas mais inovadoras do planeta.

Ela também se destaca pela relevante e proativa atuação no desenvolvimento da autorregulamentação do mercado brasileiro de cripto, sendo uma das fundadoras da ABCripto.

Ciente de sua responsabilidade de orientar as pessoas para que tomem as melhores decisões de investimento, a Ripio se empenha em produzir materiais educativos, principalmente por meio da plataforma Launchpad, que disponibiliza guias de criptomoedas e artigos.

Faça como 500 mil investidores e deixe que a Ripio seja a sua porta de entrada para o mundo cripto.