MT Labs

A 17ª lição de Felipe Miranda: os 7 elementos de uma boa empresa para investir

22 out 2020, 14:09 - atualizado em 23 out 2020, 15:59
Felipe Miranda
Introdução ao valuation: Felipe Miranda dá dicas de como analisar uma empresa  (Imagem: Murilo Constantino/Empiricus)

A série “21 Lições para os Investidores do Século 21” chega à sua reta final. Na 17ª live, Felipe Miranda explica sete pontos essenciais que definem se uma empresa é boa para se investir ou não.

Esses parâmetros são utilizados pelos analistas fundamentalistas, isto é, aqueles que adotam uma metodologia de avaliação de ações, baseada nos fundamentos da empresa, do setor em que atua e da economia em geral.

O primeiro elemento é se a companhia por trás daquela ação é administrada por pessoas competentes. Uma análise bem feita envolve o histórico dos acionistas controladores, dos membros do conselho de administração e da alta direção da companhia.

felipe miranda live 17
À prova de tudo: boas empresas são capazes de gerar resultados, mesmo em cenários negativos , diz Felipe (Imagem: Reprodução/ Felipe Miranda)

O segundo elemento a ser analisado é a capacidade da companhia gerar lucros sistêmicos, isto é, consistentes (aqueles decorrentes de uma operação bem azeitada, e não frutos de eventos não recorrentes, como a venda de ativos) e constantes (capacidade de entregar resultados, mesmo em cenários econômicos negativos).

Quer saber quais são os outros cinco elementos? Clique aqui e confira na live de Felipe Miranda.

A série “21 Lições para os Investidores do Século 21” é composta por lives diárias de Felipe, durante o mês de outubro, inclusive nos fins de semana e feriados. Sempre às 12h21, o estrategista-chefe e um dos fundadores da Empiricus Research conversa com os internautas sobre os mitos e verdades do mundo dos investimentos.

Perdeu alguma live ou ainda não conhece a série? Clique aqui e veja tudo o que já rolou!

Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin