MT Labs

A 18ª lição de Felipe Miranda: procurando ação barata? Fique de olho nos múltiplos

23 out 2020, 14:23 - atualizado em 23 out 2020, 15:26
Felipe Miranda
Segundo Felipe Miranda, uma ação barata precisa se conectar à qualidade dela

Na 18ª live da série “21 Lições para os Investidores do Século 21”, Felipe Miranda deu inicio à explicação das técnicas de valuation, que podem dizer ao investidor se uma ação está cara ou barata.

Veja a live de Felipe Miranda no Instagram.

O estrategista-chefe e um dos fundadores da Empiricus Research defendeu que o valuation é “mais arte do que ciência”, pois se baseia nas projeções sobre o futuro – que nunca é definido – e no viés do observador. O valuation é, portanto, a transcrição quantitativa da subjetividade do investidor.

Análise relativa

Felipe Miranda, Live 18
Um caminho sugerido por Felipe para saber se a ação está barata é compará-la com outro papel (Imagem: Instagram/@ofelipe_miranda)

Felipe defendeu que uma ação barata precisa se conectar à qualidade dela. O ativo de maior valor não é necessariamente o mais caro. Antes de analisar a cotação, o investidor deve definir se a ação é boa.

Um caminho sugerido por Felipe para saber se a ação está barata é compará-la com outro papel. Para isso, o investidor pode recorrer aos múltiplos de resultado, como o P/L (preço sobre lucro), e balanço, que busca estipular quanto a empresa gerou em determinado período.

Felipe aproveitou a live para indicar três ações baratas no ponto de vista do múltiplo P/L. Uma delas é a Coelce (COCE5), cujo valor de mercado é normalmente duas vezes maior do que o valor do ativo regulatório.

Quer saber quais são as outras? Clique aqui e assista ao vídeo.

Na série “21 Lições para os Investidores do Século 21”, Felipe propõe realizar durante 21 dias lives diárias em sua conta no Instagram, sempre às 12h21. O projeto foi criado para falar de mitos e verdades do mercado financeiro e aconselhar investidores pessoas físicas com suas aplicações.

Perdeu alguma live? Clique aqui para assistir aos vídeos anteriores.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin