Conteúdo de Marca

A 6ª lição de Felipe Miranda: vender ação é diferente de operar short (e o que fazer com RLOG3?)

Atenção: comprar ações baratas requer estudo e paciência, diz Felipe Miranda (Imagem: Felipe Miranda/Empiricus)

Na sexta live da Série “21 Lições para os Investidores do Século 21”, Felipe Miranda explica quando é o momento de vender uma ação e o que é uma operação short. O estrategista-chefe e um dos fundadores da Empiricus lembra que a resposta passa pela definição básica de investimento: “comprar algo por menos do que vale”.

A partir daí, é fácil identificar o momento certo para vender uma ação: quando o preço se aproximar ou superar seu valor intrínseco e, portanto, todo o potencial de alta já estiver esgotado.

É possível, ainda, que o valor intrínseco do papel caia, devido à deterioração dos fundamentos da empresa ou do setor em que atua. O melhor exemplo recente é o dos bancos, cujos papéis sofrem na Bolsa devido a uma conjuntura desfavorável, que vai da baixa taxa de juros e da crise econômica ao PIX e outras regras para aumentar a competição no setor.

Felipe lembra que a venda de ações é uma operação indicada a investidores, isto é, pessoa que adquirem uma ação e desejam lucrar com sua valorização no longo prazo.

Estratégia short

O sócio da Empiricus sublinha que isso é bem diferente de operar vendido, isto é, montar uma posição short. Essa estratégica é comum para os traders, que apostam na queda de um papel no curto prazo.

Então, alugam essas ações, vendem-nas pelo preço alto, esperam a queda, recompram-nas e as devolvem ao proprietário. O lucro vem da diferença entre vender caro e recomprar barato, menos os juros pagos no período.

felipe miranda live 6
Desafio: operações de short são difíceis e só recomendadas para investidores profissionais, diz Felipe (Imagem: Reprodução/ Felipe Miranda)

Felipe também deu uma palhinha para quem acompanhou a live e pediu uma dica sobre o que fazer com as ações da Cosan Logística (RLOG3), que derreteram na Bolsa. Comprar? Vender? Manter?

Veja a resposta no vídeo transmitido pelo estrategista-chefe da Empiricus.

O objetivo da série “21 Lições para os Investidores do Século 21” é apresentar pequenos insights para você aprimorar suas habilidades como investidor. Todos os dias, pontualmente às 12h21 (inclusive sábados, domingos e feriados), Felipe entrará ao vivo pelo Instagram para um papo rápido sobre os mitos e as verdades do mundo dos investimentos.

Para acompanhar as próximas lives, clique aqui.

Se você perdeu alguma das lives anteriores, ou ainda não conhece a série, clique aqui para assistir.