Conteúdo Vitreo

A tecnologia do futuro: bateria eterna veio para revolucionar o mercado de veículos elétricos – saiba como aproveitar essa oportunidade e buscar lucros

16/05/2022 - 9:00
Carro elétrico sendo carregado
Nova tecnologia desenvolvida por startup pode tornar os veículos elétricos mais acessíveis e difundidos nos próximos anos. Imagem: Pexels

É natural que o consumidor fique preocupado com os custos de possuir um automóvel a combustão quando o que mais se ouve são notícias acerca do aumento do preço do diesel em 8,9%, ou sobre os constantes aumentos nos preços do álcool e da gasolina.

Além disso, é do conhecimento de todos que os combustíveis fósseis são prejudiciais ao meio ambiente e são uma fonte de energia não-renovável, ou seja, um dia irão acabar. Por conta disso, empresas e pesquisadores de todo o mundo procuram diferentes alternativas para substituir a matriz energética global para fontes renováveis e menos poluentes.

A era dos veículos à gasolina, gás, diesel e álcool fatalmente vai chegar ao fim”. A frase foi dita por Jojo Wachsmann, CIO da Vitreo, uma das plataformas de investimento com mais expertise em tecnologia do Brasil.

Em um primeiro momento a frase pode soar impactante, no entanto, se encarada por uma perspectiva de longo prazo, é um caminho mais do que natural. Várias empresas de tecnologia já estão trabalhando para que, em um futuro bem próximo, fontes mais limpas de energia possam substituir os combustíveis fósseis. 

Nesse sentido, o uso difundido da energia elétrica é considerado um passo chave para não dependermos mais dos derivados do petróleo. No que se refere à mobilidade, os carros elétricos são a grande aposta, tanto que a montadora de maior valor no mundo hoje é a Tesla, especializada justamente em veículos elétricos.

Carros elétricos atuais vs. custo-benefício

O primeiro carro elétrico foi produzido há mais de 20 anos. Mesmo assim, a parcela de carros totalmente elétricos vendidos no mercado ainda é de cerca de 2% do total. Isso ocorre, basicamente, por dois motivos:

  • A baixa autonomia das baterias atuais, que precisam ser recarregadas a todo o momento;
  • O alto preço das baterias e veículos.

As baterias atuais, por mais que tenham sido uma revolução no mercado há alguns anos e tenham funcionado muito bem até agora, há algum tempo vem apresentando algumas controvérsias, entre elas o fato de serem altamente inflamáveis e o fato de demorarem muito para atingirem uma carga completa.

Mas, então, qual é a aposta para o futuro? 

Essa realidade vem se modificando por conta da nova tecnologia chamada de bateria eterna. Ela contém um núcleo sólido e compacto, que permite uma maior autonomia, um menor tempo de carregamento e não oferece riscos de acidentes por explosões, justamente por ser sólida e com maior capacidade de condução elétrica.

A previsão é de que essa seja a grande revolução em toda a produção de equipamentos elétricos, não só no campo dos carros, como também dos celulares, relógios e, basicamente, tudo que depende do uso de baterias. 

Já imaginou adquirir um celular cuja bateria dura por vários dias sem necessidade de recarga? Parece sonho? Sim, mas pode ser possível com a tecnologia da bateria eterna. 

Quanto ao preço, a estimativa é de que essa nova tecnologia corte o valor das baterias pela metade, refletindo, automaticamente, no preço dos produtos elétricos no mercado. 

Por enquanto, são poucos os detalhes liberados sobre os resultados atingidos. E com razão, pois essa é uma tecnologia que veio para revolucionar o mercado. A bateria eterna é protegida por diversas patentes diferentes e ninguém, além dos cientistas responsáveis por todo o processo, sabe exatamente como ela é feita. 

SAIBA MAIS SOBRE A BATERIA ETERNA E VEJA COMO É POSSÍVEL GANHAR MUITO DINHEIRO COM ELA

Entenda os motivos pelos quais esse mercado deve crescer muito nos próximos anos   

Essa tecnologia promete ser um divisor de águas para duas grandes vertentes: a indústria automobilística e a indústria dos combustíveis fósseis. Por esse motivo, grandes nomes, como Bill Gates, Jeff Bezos e Michael Bloomberg, já estão investindo nessa tecnologia, pois acreditam que ela pode ser o ponto chave de virada para os carros elétricos nos próximos anos.

Até mesmo as grandes distribuidoras de combustível estão investindo e comprando redes de estações de carregamento de veículos elétricos.

É estimado que haja um crescimento de pelo menos 1.500% nos próximos 4 anos no mercado dos veículos elétricos. Segundo dados da universidade de Stanford, usar um carro elétrico pode ficar até 90% mais barato do que utilizar um carro comum movido a combustível, pois vão demandar menores custos ligados ao reparo e manutenção. E isso deve se tornar mais palpável com a chegada da bateria eterna ao mercado.

Perspectivas futuras: a substituição dos combustíveis fósseis

Olhando para o futuro e para o que nos aguarda, realmente o desenvolvimento das fontes de energia renovável e o desaceleramento do uso dos combustíveis fósseis são as melhores alternativas para aqueles que desejam um futuro mais sustentável e econômico.

Vários países, como França, Reino Unido, Holanda e Alemanha, já anunciaram publicamente que os planos futuros para daqui a 20 anos são de banir os veículos movidos a combustíveis fósseis e adotar alternativas mais viáveis e limpas. 

Até mesmo os EUA anunciaram que a Casa Branca tem planos de transformar toda sua frota federal, composta por aproximadamente 600 mil carros e caminhões, em veículos elétricos. Essa é, de fato, a aposta do futuro para a redução de emissão de carbono na atmosfera.

Essa revolução já está acontecendo. A previsão de crescimento desse ramo é gigantesca para os próximos anos – e você pode aproveitar uma oportunidade única de lucrar muito com empresas sólidas nesse setor.  

Para entender melhor as perspectivas do mercado de energia limpa e quais as possibilidades de ganhar muito dinheiro com as inovações dessa indústria, acesse abaixo um material completo sobre o tema. 

VEJA COMO TER GRANDES CHANCES DE LUCRAR MUITO COM ESSE SEGMENTO DO MERCADO