Conteúdo Empiricus

Ações do setor imobiliário sofrerão ‘impacto significativo’ com a reforma tributária, diz analista; veja como investir neste cenário

11 jul 2024, 14:02 - atualizado em 11 jul 2024, 14:02
reforma tributária split payment
Primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária foi aprovado na Câmara na última quarta-feira (10); veja os impactos para o setor imobiliário da bolsa

O primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária foi aprovado na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (10).

A proposta em questão estabelece a estrutura principal da reforma tributária, ao introduzir o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS).

Esses novos tributos formarão o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), substituindo cinco impostos atualmente aplicados sobre o consumo: PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS, explica o estrategista-chefe da Empiricus, Felipe Miranda.

“A reforma tributária traz impactos significativos, especialmente no setor imobiliário, abrangendo tanto as construtoras quanto shoppings centers”, afirma Miranda.

Quais serão os impactos para as construtoras e companhias de shopping centers?

No caso da construção civil, as incorporadoras poderão aproveitar descontos generosos de 40% no IVA básico (estimado em 26,5% pelo Ministério da Fazenda). 

“Isso beneficiará principalmente os incorporadores de baixa renda, pois imóveis avaliados abaixo dos R$ 450 mil deverão enfrentar redução tributária ou gerar créditos fiscais”, explicou o estrategista-chefe da Empiricus (veja neste link qual é a ação preferida dele no setor).

Já no caso dos shopping centers, as perspectivas inicialmente negativas mudaram significativamente, avalia Miranda

Isso porque a nova formulação do projeto removeu a dedução fiscal do valor de mercado das propriedades e aumentou o desconto na taxa do IVA de 20% para 60%, o que reduz a alíquota de 26,5% para apenas 10,6%.

“Isso modera o impacto no fluxo de caixa operacional (FFO) para um intervalo de 0,5 a 1,5 pontos percentuais, a menos que os gestores de shopping consigam repassar o aumento de impostos sobre aluguéis. No cenário mais otimista, o aumento do IVA poderia até incrementar o FFO em 5,5 a 9,5 pontos percentuais”, afirmou o analista.

Nesse sentido, Felipe Miranda vê as mudanças na estrutura do IVA beneficiarem os shoppings centers com portfólios dominantes.

“Os shoppings se beneficiam de grandes descontos nos impostos básicos, especialmente quando possuem portfólios dominantes em regimes tributários reais. As construtoras, por outro lado, se beneficiam de impostos reduzidos em unidades dentro do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e da possibilidade de gerar créditos fiscais”.

Quais ações podem se beneficiar da regulação da reforma tributária?

Dentro dos setores de construção civil e de shopping centers, a Empiricus Research tem preferências claras.

No primeiro, trata-se de uma companhia com forte demanda, que vem batendo recordes trimestralmente, apresentando lucratividade crescente e custos controlados.

Além disso, a companhia possui mais de 12 anos de experiência atuando no segmento econômico e tem “pegado na veia” os incentivos ao Minha Casa, Minha Vida.

Como se não bastasse, a ação tem potencial crescente de dividendos: recentemente, anunciou proventos de R$ 1,60 por ação – e, segundo os analistas, não deve parar por aí.

Você pode conferir a tese completa na companhia em um relatório gratuito neste link.

No setor de shopping centers, o estrategista-chefe da Empiricus vê uma companhia com ativos premium em ótimo ponto de entrada, tanto na comparação com as ações do setor quanto com os FIIs de shopping. 

Por se tratar de uma empresa voltada para os públicos A e B, o portfólio da companhia é mais resiliente que a média nacional.

Além disso, a tese se baseia em três vetores principais, que você pode conferir gratuitamente neste link.

A convicção dos analistas nas duas ações acima é tamanha que elas foram incluídas na carteira das 10 melhores ações da bolsa para comprar agora, feita pelos analistas da Empiricus.

São 10 ações em bom ponto de entrada e com gatilhos que podem fazer os ativos dispararem na B3.

A boa notícia é que a Empiricus liberou o relatório como uma cortesia a todos os investidores interessados. Nele, você encontrará uma análise do cenário atual, gráficos de valuation da bolsa e as teses completas em cada uma das 10 empresas selecionadas. 

Para acessar, clique no botão abaixo.

RELATÓRIO GRATUITO: AS 10 MELHORES AÇÕES PARA COMPRAR AGORA

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já trabalhou para o Money Times, Seu Dinheiro e Jornal da PUC, além de colaborar no UOL e Projeto #Colabora. Atualmente é Produtor de Conteúdo na Empiricus.
juan.rey@empiricus.com.br
Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já trabalhou para o Money Times, Seu Dinheiro e Jornal da PUC, além de colaborar no UOL e Projeto #Colabora. Atualmente é Produtor de Conteúdo na Empiricus.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar