Conteúdo Empiricus

Adeus, AXIA6; olá, GGBR4: as 5 ações mais indicadas para dividendos em dezembro, segundo a Empiricus 

03 dez 2025, 12:00 - atualizado em 02 dez 2025, 8:18
gerdau ggbr4 2
A Empiricus Research acaba de divulgar a sua carteira recomendada de dividendos para dezembro – e trouxe uma solução para investir nas indicações de maneira “automática” (Imagem: Facebook/Gerdau)

Com a chegada de dezembro, a Empiricus Research realizou um novo rebalanceamento de sua carteira focada em ações recomendadas para dividendos. A principal mudança para o encerramento do ano foi a retirada dos papéis da Axia Energia (AXIA6), antiga Eletrobras, que deram lugar às ações da Gerdau (GGBR4)

Segundo Ruy Hungria, analista responsável pela carteira de dividendos, os papéis da Axia Energia registraram uma forte valorização no último mês (16,6%) e continuam sendo uma opção interessante para compor um portfólio diversificado. 

No entanto, na seleção de dezembro, que apontou 5 papéis, Hungria optou por abrir espaço para ações de empresas que ficaram para trás e que podem ter mais sensibilidade aos juros na conjuntura atual. Esse foi o caso da Gerdau

Para o analista, a siderúrgica segue muito diligente em termos de custos e de alocação de capital, especialmente após a posse de Gustavo Werneck como CEO. 

“A mudança permitiu à empresa manter boa eficiência, margens resilientes e baixo endividamento, mesmo nesse momento difícil para o setor, o que tem permitido boa geração de caixa e dividendos”, explicou. 

Com isso em mente, a casa de análise decidiu recomendar as ações da Gerdau na carteira com as 5 melhores ações para dividendos em dezembro, entendendo que ela tem muito pessimismo embutido nos papéis e um ótimo potencial de pagamento de dividendos para o próximo ano. 

Entenda por que as ações da Gerdau (GGBR4) são uma oportunidade agora

Gerdau é a maior siderúrgica do Brasil, além de ter operações importantes na América do Norte e América Latina, com exposição à produção de veículos, energia eólica (aços especiais), construção e infraestrutura (aços longos). 

Segundo Hungria, a diversificação regional e de produtos tem contribuído de forma positiva para os resultados, especialmente as plantas na América do Norte, que nos últimos anos têm compensado os resultados mais fracos no Brasil. 

Aliás, esse é um tema que tem ganhado relevância pois, além da desaceleração de pedidos, as operações brasileiras também têm sofrido com a importação de aço chinês, que chegam ao Brasil com custos extremamente baixos. 

No entanto, apesar dos ventos contrários, a Gerdau tem conseguido se mostrar uma empresa resiliente, permitindo que ela continue gerando caixa e pagando bons dividendos, segundo o analista. 

Ademais, Hungria tem observado medidas positivas para a indústria siderúrgica nos Estados Unidos neste novo mandado de Trump, como as tarifas de importação que fortalecem as operações locais, o que, inclusive, tem ajudado no desempenho do papel. 

Assim, ele apontou que “com yields próximos de 10% incluindo recompras nos próximos anos, e um valuation que já parece embutir bastante pessimismo (4,5 vezes o Valor da Firma sobre Ebitda)”, recomenda GGBR4 para a carteira de dezembro. 

Mas a Gerdau é apenas uma das recomendações da Empiricus para buscar dividendos em dezembro. Além dela, há outros 4 papéis de empresas que, segundo Hungria, estão em um bom momento de entrada agora e que podem pagar ótimos proventos.  

E a boa notícia é que você pode investir em todas elas de maneira automatizada com poucos cliques, graças a uma parceria firmada com o BTG Pactual. 

VEJA COMO INVESTIR NA CARTEIRA RECOMENDADA PARA DIVIDENDOS DA EMPIRICUS RESEARCH DE FORMA ‘AUTOMÁTICA’

Você pode investir na carteira completa de dividendos da Empiricus com poucos cliques

Todos os meses, a Empiricus Research “garimpa” a bolsa em busca das ações com maior potencial de pagamento de dividendos e as recomenda em uma carteira para todos os investidores interessados. Agora, a boa notícia é que você pode investir nela em poucos cliques e de maneira automatizada. 

Isso porque a carteira de dividendos recomendada pela Empiricus está sendo disponibilizada com exclusividade dentro da plataforma do BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, que oferece toda a estrutura segurança para que você invista com confiança. 

Com essa solução, você não precisa estudar balanços, buscar relatórios e nem escolher empresa por empresa. Tudo isso já é feito de forma 100% automatizada pela carteira que já está pronta e validada. 

Ou seja, você tem uma oportunidade de investir em uma seleção profissional de ações feita pelo time de analistas da maior casa de análise financeira independente da América Latina de forma prática e acessível. 

A carteira de dividendos da Empiricus existe desde 2023 e já entregou 42,6% de lucro acumulado desde o seu início, contra 29,3% do Ibovespa no mesmo período. 

Ela é inspirada na série “Vacas Leiteiras”, da Empiricus, que desde a criação em 2014 já entregou uma rentabilidade de 366,7% – sem contar todos os dividendos pagos ao longo desses anos. 

Assim, investir com foco em dividendos por meio da carteira automatizada da Empiricus é o “atalho” certo para começar a construir liberdade financeira de forma simples e sem trabalho operacional. 

Para investir, tudo o que você precisa fazer é abrir a sua conta gratuita no BTG Pactual. Então, transferir o montante que gostaria de investir na carteira e aplicá-lo na “Carteira Empiricus Dividendos” dentro da plataforma. 

Portanto, se você quer começar a receber dividendos de ações de maneira automatizada, sem precisar decidir sozinho onde aplicar seu dinheiro, ou o trabalho de comprar e vender ações, sugiro que clique no botão abaixo: 

VEJA COMO INVESTIR NA CARTEIRA RECOMENDADA PARA DIVIDENDOS DA EMPIRICUS RESEARCH DE FORMA ‘AUTOMÁTICA’

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora de conteúdo na Empiricus. Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-graduada em Comunicação e Marketing Digital pela ESPM.
Editora de conteúdo na Empiricus. Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-graduada em Comunicação e Marketing Digital pela ESPM.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar