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Adeus, Elon Musk: veja 3 motivos para você esquecer da Tesla (TSLA34) e apostar contra o homem mais rico do mundo

20 out 2022, 11:00 - atualizado em 21 out 2022, 9:34
Elon Musk
Os tempos áureos da montadora de carros elétricos parece ter chegado ao fim, mas há uma maneira de buscar lucro com as ações da Tesla em queda; entenda (Imagem: Reuters/Mike Blake/File Photo)

Se antes a Tesla (TSLA34) era símbolo de um investimento de altíssimo potencial, hoje ela pode ser considerada um sinônimo de “terror” para os investidores.

Afinal, desde o começo desse ano, ela conseguiu a proeza de transformar um valor de R$ 1.000 em R$ 500, com seu BDR caindo 50% até o momento, segundo o Yahoo Finance. 

Com a escalada dos juros e a inflação batendo à porta dos Estados Unidos e do mundo, os tempos de “vacas gordas” acabaram para a empresa. O seu próprio fundador sentiu isso no bolso: no primeiro semestre de 2022, Elon Musk chegou a perder US$ 62 bilhões de sua fortuna. 

Se em 2020 a montadora chegou a entregar valorizações acima de 1.000% para quem tinha investido no BDR lá no começo, agora, quem tem os papéis na carteira provavelmente não vê a hora de vender. 

Nem mesmo o multimilionário Bill Gates está feliz com a Tesla…

O fundador da Microsoft foi uma das pessoas que apostou contra a empresa, inclusive gerando um desconforto com o próprio Musk, que expôs sua insatisfação no Twitter. Até o final de maio, os investidores chamados “short-sellers” já tinham lucrado mais de US$ 8,2 bilhões aproveitando a derrocada das ações da montadora. 

Mas, afinal, o que explica a Tesla ter ido de uma empresa tech “queridinha” e promissora a um investimento que vai “de mal a pior”? 

Os analistas responsáveis pela carteira internacional da Empiricus Research apontaram 3 motivos que explicam esse fenômeno de queda da montadora neste relatório gratuito. Eles também indicaram o que você deve fazer com as ações da Tesla (quer você as tenha na carteira ou não). Não se preocupe: a estratégia indicada pelos analistas pode ser facilmente operacionalizada direto pelo seu WhatsApp.

O documento, antes restrito a assinantes, foi disponibilizado como cortesia pela Empiricus Investimentos, corretora do mesmo grupo. Você pode acessá-lo clicando no botão abaixo: 

QUERO SABER OS 3 MOTIVOS QUE EXPLICAM A QUEDA DA TESLA (TSLA34) E O QUE FAZER COM A AÇÃO AGORA

Tesla perdeu seu brilho?

Antes a Tesla “nadava de braçada” no mercado de carros elétricos, sendo a pioneira a investir pesado nesse setor. Mas a realidade hoje em dia é bem diferente.

Todas as grandes montadoras – BMW, Volkswagen, Stellantis, BYD, Volvo, Porsche – passaram a vender automóveis elétricos, fazendo com que a competição por esse setor seja cada vez mais acirrada. 

É claro que isso é, em partes, mérito da própria Tesla. A empresa de Musk foi essencial para essa “virada de chave” no segmento automotivo e isso não pode ser ignorado. 

Mas, desde o lançamento de seu primeiro modelo movido à bateria, o cenário mundial mudou bastante…

Em seus períodos áureos, de dominância completa, a Tesla conseguiu ter uma margem bruta (porcentagem de lucro nas vendas) bem maior do que a de seus pares. 

No entanto, a cada trimestre, esse número converge mais para a média, provando que a Tesla está cada dia mais próxima de se tornar uma montadora tradicional – pelo menos em alguns de seus indicadores financeiros. Veja só:

Margem bruta da Tesla e de outras montadoras.
Margem bruta da Tesla e de outras montadoras. Fontes: Empiricus e Bloomberg.

Por si só, esse já é um indicativo de que o jogo está mudando para a empresa de Musk. Olhar a Tesla atualmente não é a mesma coisa que olhar a Tesla no início de 2020. 

Além da questão da queda das margens brutas, ocasionada pela maior competição no setor de mobilidade elétrica, os analistas da Empiricus Research ainda apontam 2 outros motivos que sinalizam a montadora de Elon Musk como um investimento inadequado para o momento atual. 

No relatório, você também receberá informações de como buscar lucros com a ação da Tesla,, sem precisar nem mesmo sair do WhatsApp para aplicar a estratégia.

ACESSE O RELATÓRIO GRATUITO COMPLETO SOBRE A TESLA (TSLA34) E SAIBA O QUE FAZER COM AS AÇÕES

Tenho TSLA34 na carteira; o que fazer?

Se você foi um dos investidores que resolveu comprar os BDRs da Tesla (ou mesmo as ações na Nasdaq, através de uma corretora internacional) e ainda mantém os papéis na carteira, não se desespere. 

Primeiro porque você não está sozinho nessa. Em setembro, o BDR da empresa foi um dos 10 mais negociados na Bolsa, segundo a Quantum, empresa de dados do mercado financeiro. E, até final do ano passado, TSLA34 estava entre os BDRs mais comprados por fundos e gestoras de investimentos no Brasil. Ou seja, muitos “peixes grandes” também embarcaram na empreitada de Musk. 

Segundo porque, no mesmo relatório em que revelam os 3 motivos para “esquecer” a Tesla, os analistas da Empiricus Research também explicam o que você deve fazer com a ação, de forma a tomar a melhor decisão para o seu patrimônio e para a sua vida financeira. 

Não tem Tesla (TSLA34) na carteira?

Mesmo assim, ainda vale a pena acessar o relatório, já que os analistas revelam uma estratégia que pode beneficiar seu bolso em um cenário de derrocada das ações, abrindo novas oportunidades de ganhar dinheiro – mesmo no contexto desafiador para a montadora. 

Acessando o documento, você terá acesso gratuito à análise de especialistas, que acompanham o dia a dia do mercado e estão atentos às mudanças de cenários e teses de investimentos. Além disso, também receberá as informações necessárias para buscar lucros com a “ruína” de Elon Musk, em uma estratégia que pode ser colocada em prática com ajuda do WhatsApp. 

Você não tem nada a perder. Se você achar que a recomendação deles não conversa com as suas próprias estratégias de investimento, está tudo bem. Afinal, você não vai ter desembolsado nenhum centavo para ter acesso a essa análise.

TESLA (TSLA34): QUERO ACESSAR O RELATÓRIO SOBRE A EMPRESA DE ELON MUSK E SABER O QUE FAZER COM AS AÇÕES

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda na ESPM. É coordenadora de marketing do Seu Dinheiro e do Money Times. Entrou para o mercado financeiro inesperadamente e está sempre disponível para falar sobre inovação, criatividade e cultura pop.
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda na ESPM. É coordenadora de marketing do Seu Dinheiro e do Money Times. Entrou para o mercado financeiro inesperadamente e está sempre disponível para falar sobre inovação, criatividade e cultura pop.