Conteúdo EQI

Adeus, renda fixa isenta de Imposto de Renda? Veja como aproveitar as últimas oportunidades de títulos livres da ‘mordida do Leão’

15 jul 2025, 14:00 - atualizado em 14 jul 2025, 9:20
Imposto de renda exterior ir
A medida Provisória 1.303/2005 quer derrubar a isenção de Imposto de Renda para títulos de renda fixa a partir de 2026; veja como se posicionar antes disso (Imagem: Canva Pro/Montagem Money Times)

A renda fixa sempre ocupou um lugar de destaque nas carteiras de investidores que buscam lucros consistentes com menor exposição ao risco

Um dos principais atrativos desse tipo de investimento sempre foi a isenção de Imposto de Renda em diversos títulos, como LCIs, LCAs, CRIs e debêntures incentivadas. Mas isso pode estar prestes a mudar.

Isso porque o governo federal publicou, recentemente, a Medida Provisória 1.303/2025, que propõe mudanças significativas na forma como os rendimentos da renda fixa serão tributados. 

Se aprovada, a MP coloca fim à isenção de IR para uma série de ativos, estabelecendo uma alíquota de 5% sobre novas emissões a partir de 2026.

Outro ponto importante é que a MP também prevê o fim da tabela regressiva do imposto para investimento em renda fixa. 

Com isso, caso seja aprovada, a partir de 2026 todos os ativos — com exceção dos incentivados —  passarão a ser tributados com uma alíquota fixa de 17,5%, independentemente do prazo da aplicação.

Agora, a questão é: será que essa taxa será aprovada pelo Congresso Nacional?

A verdade é que, mesmo com a nova taxação no horizonte, a renda fixa continua extremamente vantajosa neste momento. Com a Selic em 15% ao ano, o maior nível em quase duas décadas, é possível encontrar títulos com rentabilidade real acima de 1% ao mês e isenção de IR.

Em outras palavras, estamos diante de uma janela estratégica bastante significativa para investir. E quem agir agora pode se antecipar à mudança, garantindo os últimos papéis com alto rendimento e isenção de IR, antes que as novas regras entrem em vigor em 2026.

Saiba como se posicionar na renda fixa e aproveitar a isenção de IR

Enquanto o mercado ainda digere a Medida Provisória 1.303/2025, uma janela estratégica de oportunidade se abre para investidores atentos.

Com a Selic em 15% ao ano, a renda fixa segue oferecendo retornos nominais de 2 dígitos, livres de Imposto de Renda. Mesmo que essa oportunidade possa ter data para acabar, muitos já se mobilizam para aproveitar os últimos respiros dessa classe de ativos.

Afinal, os títulos hoje disponíveis — como LCIs, LCAs, CRIs e debêntures incentivadas — seguem isentos da nova taxação proposta, já que a MP só incidirá sobre papéis emitidos a partir de 2026. Isso abre espaço para uma movimentação de “estoque” por parte dos investidores.

Do lado dos emissores, a tendência é que ocorra um movimento semelhante, com uma antecipação de novas ofertas impulsionada pelo maior apetite do mercado por ativos de renda fixa que ainda ofereçam isenção de Imposto de Renda.

Mas essa movimentação também pode trazer um efeito adverso. Afinal, com a maior procura, há chances de que ocorra um achatamento nas taxas de remuneração, tornando os títulos menos atrativos do ponto de vista de retorno líquido.

Por isso, diante de um cenário de incertezas, torna-se fundamental que o investidor avalie caso a caso qual investimento oferece o melhor equilíbrio entre risco, rentabilidade e incidência de tributação.

De olho nisso, a EQI Investimentos tem auxiliado um grupo de investidores a se posicionar na dianteira, acessando estratégias que, além de retornos atrativos, também podem “travar” suas carteiras para manter a isenção de IR com títulos atrativos de renda fixa.

Justamente por sua exclusividade, essas oportunidades acabam não sendo compartilhadas, tampouco divulgadas para o público em geral. Mas, agora, você pode ter acesso a essas mesmas oportunidades.

VEJA COMO ACESSAR AS ÚLTIMAS OPORTUNIDADES PARA BUSCAR RETORNOS ISENTOS NA RENDA FIXA

Saiba como buscar retornos isentos na renda fixa em 3 passos

As estratégias que estão em jogo aqui foram encontradas através de uma seleção exclusiva feita pela EQI Investimentos. Por isso, são oferecidas apenas aos investidores que fazem parte de um grupo fechado.

Agora, em uma parceria com o Money Times, todo leitor interessado também poderá receber gratuitamente essas oportunidades, bastando seguir 3 passos para isso:

1. Cadastrar-se gratuitamente

Esse é o primeiro passo para entrar no radar da equipe de especialistas da corretora e receber as informações privilegiadas com as melhores oportunidades do mercado.

2. Manter o celular por perto

Um assessor da EQI entrará em contato para entender o perfil de cada investidor, objetivos e horizonte de investimento.

3. Acessar as oportunidades exclusivas

Com isso, será liberado o seu acesso a essas oportunidades de maneira gratuita e sem compromisso. 

Vale destacar que essas estratégias podem fazer toda a diferença no longo prazo, sendo uma grande chance para alcançar altos retornos e maior lucratividade, especialmente ao “blindar” a carteira da MP e garantir a isenção de IR para os retornos com renda fixa.

GRATUITO: ENTRE NO GRUPO E RECEBA AS ÚLTIMAS OPORTUNIDADES PARA BUSCAR RETORNOS ISENTOS NA RENDA FIXA

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar