América Latina volta ao radar global dos investidores; como se posicionar agora?

A combinação entre juros em queda no fim do ano e uma possível mudança no cenário político em 2026 pode abrir espaço para uma forte recuperação da bolsa brasileira. Para Felipe Miranda, CIO da Empiricus, essa é uma janela rara para buscar multiplicação de capital, especialmente por meio das microcaps.
Essas ações de empresas com valor de mercado mais baixo (geralmente abaixo de R$ 2 bilhões) são frequentemente ignoradas, mas podem esconder oportunidades de crescimento expressivo.
E, segundo Felipe Miranda, o momento atual é propício para se posicionar nessas ações e poder surfar altas avassaladoras nos próximos meses.
VEJA TAMBÉM: Como se posicionar em microcaps agora? Acesse a carteira recomendada da Empiricus
América Latina está em alta por quê?
Segundo Miranda, o cenário internacional contribui para o interesse na América Latina. Após 15 anos de dominância irrestrita do dólar, os mercados emergentes reaparecem como uma ‘alocação estratégica’.
Com a instabilidade do dólar nos EUA e o Donald Trump travando guerras comerciais, investidores internacionais estão buscando diversificação em mercados emergentes. E o Brasil, com sua dimensão econômica e potencial de crescimento, torna-se um destino natural para esses investimentos.
Além disso, é provável que haja o início de um novo ciclo de queda da Selic — a taxa básica de juros — no final deste ano. Cenários como esse fazem com que os investimentos em renda fixa se tornem menos atrativos, o que leva muitos investidores a buscar alternativas mais rentáveis, como o mercado de ações.
As microcaps, por serem empresas menores e com mais espaço para crescimento, são particularmente beneficiadas nesse cenário. Por natureza, essas são companhias mais sensíveis aos ciclos econômicos.
Felipe Miranda destaca que as microcaps representam uma janela de oportunidade rara. “A última vez que presenciamos algo assim foi há duas décadas. Naquela ocasião, no começo dos anos 2000, quem estava preparado viu microcaps dispararem mais de 100.000%.”, reforça.
CONHEÇA A CARTEIRA RECOMENDADA DE MICROCAPS DA EMPIRICUS
Saiba como investir em microcaps e aproveitar esse cenário
Investir em microcaps requer análise e estratégia. Por serem empresas menores, elas podem apresentar maior volatilidade, o que aumenta os riscos.
No entanto, é justamente essa característica que abre espaço para ganhos expressivos, já que são mais sensíveis à política monetária e ao fluxo de investimentos doméstico – e é aqui onde está a grande oportunidade dos próximos anos.
Felipe Miranda apelidou esse novo momento raro da bolsa brasileira de “Temporada Microcap”. E para te ajudar nesse “período de colheita” na bolsa, ele preparou uma carteira exclusiva (acesse aqui).
Junto com uma equipe de especialistas da Empiricus, a maior casa de research independente do país, Miranda selecionou 6 microcaps que têm o maior potencial de valorização.
São ativos selecionados com base em critérios rigorosos de análise e que terão seu desempenho monitorado de perto, de forma que as recomendações sejam ajustadas conforme a evolução do cenário econômico.
Se você deseja buscar a multiplicação de seu capital em um momento de recuperação econômica, compreender essa dinâmica e adotar uma estratégia inteligente é fundamental. Não perca a oportunidade de ficar sempre atualizado.
Clique no link abaixo e receba mais detalhes sobre a Temporada Microcap e sobre o acesso à carteira de small caps de forma rápida e gratuita.