Conteúdo Empiricus

Axia Energia (AXIA6) e Isa Energia (ISAE4): Vale a pena investir após decisão da justiça?

30 maio 2026, 10:00 - atualizado em 29 maio 2026, 17:37
Leilão de transmissão setor elétrico lula
Ruy Hungria, analista da Empiricus Research, inclui uma das ações em sua carteira recomendada de dividendos; veja o que o analista espera a partir de agora (Imagem: Reuters/Jon Nazca)

A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) tomou uma decisão importante que pode afetar recebimentos bilionários esperados para transmissoras de eletricidade, com destaque para Axia Energia (AXIA6) e Isa Energia (ISAE4).

As duas companhias já estavam em um período negativo na bolsa, que foi acentuado pela notícia. As ações AXIA6 registraram baixa de 2,36% no acumulado de quarta-feira (27), quando o mercado passou a repercutir a notícia, até sexta-feira (29). No mesmo período, os papéis ISAE4 caíram 3,17%.





Ruy Hungria, analista da Empiricus Research, não compartilha do mesmo desânimo. Para o especialista, ainda é cedo para avaliar os reais impactos de forma clara. Ele continua recomendando um dos papéis para investidores que buscam ganhos com dividendos.

O que aconteceu

O TRF1 anulou parte de uma portaria relacionada a indenizações bilionárias que constam da Rede Básica do Sistema Existente (RBSE). Esse nome remonta às primeiras concessões à iniciativa privada de distribuição pública de energia elétrica, realizadas no início dos anos 2000.

Elas envolveram um acordo de pagamentos relacionados a linhas de transmissão que já faziam parte da rede básica quando foram feitas as privatizações. Então, em 2012, houve uma série de renovações antecipadas de contratos do segmento, no âmbito da Medida Provisória 579.

Agora, a 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região julgou processos ajuizados por geradoras de energia e grandes consumidores, como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

As ações foram movidas entre 2017 e 2018 contra a União e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e questionam os pagamentos feitos a algumas transmissoras do setor.

As empresas com maior exposição aos recebíveis da RBSE são justamente a Axia Energia e Isa Energia. De acordo com dados da antiga Eletrobras, a companhia ainda tem as últimas três parcelas anuais a receber, em cerca de R$ 5,5 bilhões cada.

Já a Isa Energia divulgou um total aproximado de R$ 3,8 bilhões em recebimentos até 2028. As duas companhias mencionaram em fatos relevantes que a decisão ainda está sujeita a recurso.

Nesse cenário, muitos investidores já começam a questionar se vale a pena manter esses papéis na carteira, ou se é melhor deixá-los de lado. Na visão de Ruy Hungria, ainda há boas oportunidades, especialmente para buscar dividendos, com ações de uma dessas empresas.

AXIA6 ou ISAE4: em qual investir?

Embora, a decisão pese sobre as elétricas, Hungria aponta que “isso não muda nossa visão positiva para os papéis [de uma delas], diante da melhora dos preços de energia, investimentos em novos projetos, incluindo transmissão, e aumento da capacidade de pagamento de dividendos para os próximos anos”.

Nesse sentido, entre Axia e Isa Energia, o analista optou por manter uma dessas ações como recomendação da carteira que reúne as 8 melhores ações para buscar dividendos agora.

O analista destaca três pontos positivos da companhia em relatório:

  • Melhorias pós privatização, que incluem a redução do endividamento, corte de gastos, redução de contingentes e venda de ativos que não são do core da empresa;
  • Preço da energia a partir de uma combinação entre maior participação de fontes intermitentes e gargalos de transmissão, responsáveis por elevar as cifras do setor. “Uma situação que não deve ser revertida tão cedo”;
  • Valuation, considerado por Hungria como um dos mais atrativos entre as companhias ligadas a produção e distribuição de energia elétrica.

A carteira recomendada de dividendos da Empiricus avança 28,7% neste ano, frente aos 16,3% registrados pelo Ibovespa (principal índice acionário do país).

Além disso, o dividend yield do portfólio já equivalia a 5,3% dos valores investidos.

É muito simples conhecer o portfólio na íntegra, saber qual é a elétrica preferida por Ruy Hungria e acompanhar as próximas atualizações da carteira.

A seleção completa está disponível de maneira gratuita na plataforma de publicações do BTG Pactual, com acesso liberado por 30 dias para o público geral.

Além disso, clientes do banco contam com a opção de investimento automático. Nela, todas as movimentações da carteira são feitas pelo próprio sistema, sem que o investidor precise acompanhar as atualizações com afinco, nem negociar os ativos quando houver trocas.

Confira no link abaixo:

[GRATUITO] A EMPRESA DO SETOR ELÉTRICO RECOMENDADA PARA DIVIDENDOS

DISCLAIMER: Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, escreve sobre o mercado financeiro e economia desde 2021.
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, escreve sobre o mercado financeiro e economia desde 2021.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar