Conteúdo Empiricus

AXIA6, ITUB4 e mais empresas podem anunciar dividendos gordos ainda em 2025 para antecipar tributação, afirma analista

22 nov 2025, 14:00 - atualizado em 21 nov 2025, 15:45
dividendos-dinheiro-real-capa-mt
PL que prevê tributação dos dividendos a partir de 1º de janeiro de 2026 aguarda sanção de Lula e pode fazer empresas anteciparem anúncios de proventos (Imagem: iStock/cokada)

O Projeto de Lei 1.087/2025 aguarda apenas a aprovação do presidente Lula para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2026. Caso sancionado, o PL prevê, entre outras pautas, a retenção na fonte de 10% sobre lucros e dividendos que excedam R$ 50 mil por mês por beneficiário.

Por isso, na visão do analista Ruy Hungria, da Empiricus, algumas empresas podem se antecipar e anunciar dividendos antes do início de 2026 para que seus investidores possam “escapar” da tarifa.

Nesse sentido, o analista enxerga que os anúncios antecipados podem gerar reprecificação para as ações e impulsionar alguns papéis pagadores de proventos neste final de ano.

“Estamos falando, em alguns casos, de pagamentos que podem ser superiores a 10% do valor de mercado que essas companhias negociam hoje”, disse. 

O analista é um dos responsáveis pela série da Empiricus voltada para dividendos, Vacas Leiteiras, cujo portfólio valorizou 38% em 2025.

[ACESSO GRATUITO] EMPIRICUS LIBERA 3 MESES DA SÉRIE VACAS LEITEIRAS

AXIA6 e ITUB4 são recomendações do analista para ‘surfar’ dividendos antecipados

Entre as empresas que podem fazer anúncio de proventos antes do final do ano, o analista cita Axia Energia (AXIA6) e Itaú (ITUB4). “As duas têm reservas de lucros bastante relevantes”, afirma. 

Ambas são recomendações da série Vacas Leiteiras por motivos que vão além da possibilidade de antecipação dos dividendos. 

Hungria destaca que o banco tem um “balanço extremamente sólido e apresenta resultados robustos independente do cenário macroeconômico”.

Já a Axia Energia, ex-Eletrobras, “tem mostrado turnaround nos últimos anos, com redução de gastos gerenciáveis, e tende a se beneficiar de uma melhora nos preços de energia”, avalia.

A companhia já anunciou, no início do mês, R$ 4,3 bilhões em dividendos e deixou claro na teleconferência de resultados a possibilidade de comunicar mais proventos até o fim do ano. 

“As duas empresas já são boas pagadoras de dividendos e podem ter esse ‘extra’ da antecipação dos proventos”, afirmou.

Vacas Leiteiras: Empiricus libera acesso à série que rendeu 38% em 2025

Segundo o analista, as duas empresas não são as únicas que podem antecipar o anúncio de proventos por conta da possível tributação.

Além disso, em meio às discussões, é importante que os investidores interessados em renda extra com dividendos fiquem atualizados e saibam exatamente onde alocar seus recursos.

É por isso que a Empiricus Research está liberando 3 meses de acesso gratuito à série Vacas Leiteiras, com a carteira de recomendações, relatórios semanais, podcasts e muito mais.

Como já mencionado, o portfólio recomendado apresentou valorização de 38% em 2025 até o final de outubro, contra 24% do Ibovespa. Desde a criação, em fevereiro de 2014, o retorno é de 351,6%, contra 211% do Ibovespa. 

E agora você pode investir com o suporte dos analistas que proporcionaram esses ganhos consistentes ao longo dos anos. 

Para liberar seu acesso gratuito à série de dividendos da Empiricus, basta clicar neste link ou no botão abaixo.

[GRÁTIS] LIBERE SEU ACESSO À SÉRIE VACAS LEITEIRAS

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já trabalhou para o Money Times, Seu Dinheiro e Jornal da PUC, além de colaborar no UOL e Projeto #Colabora. Atualmente é Produtor de Conteúdo na Empiricus.
juan.rey@empiricus.com.br
Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já trabalhou para o Money Times, Seu Dinheiro e Jornal da PUC, além de colaborar no UOL e Projeto #Colabora. Atualmente é Produtor de Conteúdo na Empiricus.
Leia mais sobre:

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar