BBAS3, BPAC11, HAPV3, RDOR3 e mais: veja os destaques positivos e negativos do 3T25, segundo analista
A temporada de resultados do terceiro trimestre (3T25) foi marcada pelos desafios enfrentados pelas companhias com a Selic em 15% ao ano, avalia a analista Larissa Quaresma, da Empiricus.
“Conforme esperávamos, vimos contração de lucro na maioria das empresas voltadas à economia doméstica, ainda que a receita continuou crescendo”, disse.
Nesse sentido, a analista disse não ter visto nenhum setor de destaque na temporada de resultados. Por outro lado, houve “grande distância entre as empresas que estão com o operacional redondo e as que não estão”, avalia.
Hapvida e Banco do Brasil foram destaques negativos, aponta analista
Entre os setores que apresentaram destaques positivos e negativos, a analista cita o de saúde.
A Hapvida (HAPV3) chegou a desabar 48% na mínima do dia no pregão seguinte à divulgação de seus números. Por outro lado, a Rede D’Or (RDOR3) despontou com um resultado robusto no setor – confira a análise completa do balanço neste link.
“A diferença entre as duas companhias é que uma é líder de mercado, trabalha com segmento de maior renda, têm capacidade de repassar preços, alavancagem mais baixa e é a consolidadora natural do setor. Já a Hapvida tem questões de sinistralidade e tem mais dificuldade de repassar preço, já que trabalha com um ticket menor”, disse a analista.
No setor financeiro, o posto de destaque negativo ficou com o Banco do Brasil (BBAS3), que continua com os desafios de inadimplência relacionados, principalmente, ao agronegócio.
Por outro lado, o BTG Pactual (BPAC11) foi o “grande destaque positivo”, na visão da analista.
“Mais um resultado espetacular e que contrariou o discurso mais conservador da gestão do banco, que disse que poderia ter uma desaceleração da rentabilidade, o que não aconteceu. O ROE subiu para 28,1%”, enfatizou.
Por fim, a analista citou outro destaque positivo da temporada: a Direcional (DIRR3) – veja os detalhes do balanço aqui.
“Ainda que a ação não tenha reagido tão bem, a incorporadora mostrou que continua em um ritmo muito interessante de lançamentos e vendas, enquanto mantém a rentabilidade controlada”, comentou.
Para a analista, a temporada do 3T25 evidenciou a importância de “selecionar bem as ações que compõem a carteira”.
Passada a temporada de resultados do 3T25, onde investir?
Todos os meses, Quaresma garimpa na bolsa brasileira as 10 ações mais atrativas para os investidores comprarem agora.
A resposta está na carteira de 10 ideias, que todo investidor pode acessar de maneira 100% gratuita. No ano, o portfólio apresenta valorização de 26,3%.
Para conferir as ações selecionadas pela analista, é simples: basta clicar neste link e deixar o e-mail em que deseja receber as recomendações. Bons investimentos!