MT Labs

BBAS3, VALE3, PETR4 e outras 120 empresas no 2º trimestre de 2025: o que esperar da temporada de balanços?

16 jul 2025, 8:00 - atualizado em 15 jul 2025, 17:24
Ações Dividendos B3 Selic trimestre
Com os balanços do 2T25 no radar, analistas do BTG Pactual reuniram as recomendações e as expectativas para o lucro líquido, receita e Ebitda de mais de 120 empresas. (Imagem: iStock.com/traffic_analyzer)

Um dos períodos mais esperados pelo mercado financeiro está chegando: a temporada de balanços do 2º trimestre de 2025 começa na próxima semana. Até a metade de agosto, empresas de diferentes setores vão divulgar resultados que devem mexer com o humor dos investidores.

Esses números trazem informações sobre crescimento, rentabilidade e eficiência das companhias e ajudam a entender quem está melhor posicionado em meio ao atual cenário econômico.

Ou seja, os balanços servem como um direcionamento para o investidor e podem ajudar a identificar tanto boas oportunidades para investir e quanto companhias que são “ciladas” para fugir.

O que é preciso ter no radar para acompanhar os resultados do 2T25?

Embora a economia brasileira continue com percalços – não à toa, a inflação dos últimos 12 meses já estourou o teto da meta e a taxa Selic alcançou 15% ao ano –, as ações brasileiras têm entregado performance positiva na bolsa.

No 2T25, o Ibovespa registrou alta de mais de 5%. Mas, agora, com os números dos balanços no radar, é hora de analisar quais valorizações são sustentáveis, quais foram “voos de galinha” e as ações que ficaram para trás, de acordo com a qualidade financeira e operacional da empresa.

É claro que analisar esse tipo de informação nem sempre é uma tarefa fácil para o investidor comum. Os balanços costumam ser muito densos e com uma variedade de números que pode confundir até mesmo os acionistas já mais experientes.

Mas para ajudar nesse processo, o BTG Pactual preparou um guia que mostra o que esperar dos resultados do 2º trimestre de 2025 de mais de 120 empresas brasileiras.

Entre elas, estão companhias que costumam movimentar o mercado, como a Petrobras (PETR4) e a Vale (VALE3).

Outro nome que é bem aguardado pelos investidores e faz parte do guia é o Banco do Brasil (BBAS3), que apresentou números fracos no 1º trimestre de 2025. Agora, o mercado espera para saber se o “bancão” foi capaz de se recuperar no trimestre mais recente.

Para que o investidor se prepare para os balanços, a equipe de análise do BTG divulga:

  • As estimativas de receita líquida, Ebitda e lucro líquido de cada empresa;
  • Uma comparação dos resultados do 1T25 (base trimestral) e do 2T24 (base anual);
  • Um calendário com as datas de divulgação de cada balanço;
  • E as recomendações atualizadas: comprar, vender ou ficar neutro.

Ou seja, é, de fato, um compilado das principais informações que os investidores devem ficar de olho na temporada de resultados.

A boa notícia é que a equipe do Money Times conseguiu acesso a esse guia completo e disponibilizou o material de forma gratuita para qualquer leitor interessado (retire o seu guia aqui).

CONFIRA O GUIA DE RESULTADOS DO 2º TRIMESTRE DE 2025 GRATUITAMENTE

Temporada de resultados começa com Multiplan (MULT3), Usiminas (USIM5) e Telefônica (VIVT3) – o que esperar?

Como dito anteriormente, os primeiros resultados do trimestre já devem ser divulgados na próxima semana. Entre as empresas na frente da fila de publicação estão:

  • Multiplan (MULT3) – 24 de julho (após o fechamento);
  • Usiminas (USIM5) – 25 de julho (antes da abertura);
  • Telefônica Brasil (VIVT3) – 28 de julho (após o fechamento).

Apenas para dar uma “palhinha” deste guia, dê uma olhada no que o BTG espera para essas 3 empresas:

  • A Multiplan deve sofrer uma queda de 29% no lucro líquido tanto em comparação com o trimestre quanto o ano anterior;
  • A Usiminas pode aumentar o Ebitda em 56% em relação ao 2º trimestre de 2024, a R$ 680 milhões; e
  • A Telefônica tende a registrar um lucro líquido 36% maior nesse trimestre do que no 1T25.

Cabe ressaltar que, além dessas empresas, o banco reuniu as principais informações – e a recomendação do que fazer com a ação – de mais outras 120 companhias da bolsa brasileira.

Portanto, a Multiplan, Usiminas e Telefônica são apenas alguns exemplos dos dados valiosos que qualquer investidor pode conferir no material criado pelos analistas do BTG.

GRATUITO: VEJA AS PROJEÇÕES PARA O 2T25 DE MAIS DE 120 EMPRESAS BRASILEIRAS

Veja o que esperar de mais de 120 empresas brasileiras no 2T25

Esse material foi criado pelo maior banco de investimentos da América Latina e está sendo disponibilizado como uma cortesia do Money Times.

Trata-se de um guia que aborda 15 setores da bolsa brasileira e pode ajudar qualquer investidor a ter um norte – e saber onde investir – durante a temporada de resultados do 2º trimestre de 2025.

O processo para acessar esse conteúdo é muito simples. Basta clicar neste link ou no botão abaixo e seguir o passo a passo.

Em poucos cliques, será possível fazer o download desse guia. Lembre-se: o material é totalmente gratuito. Portanto, nem um centavo será cobrado e poderá tomar decisões melhores com seu patrimônio.

GRATUITO: ACESSE O GUIA DE RESULTADOS DO 2T25 AQUI

DISCLAIMER: Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.
giovanna.figueredo@empiricus.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar