Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Conteúdo de Marca

Como encontrar boas oportunidades na Bolsa?

A busca por boas oportunidades desafia e quebra paradigmas do investidor. (Imagem: Ralph Orlowski/Reuters)

Em tempos de Selic baixa, desafio do investidor é encontrar boas oportunidades em renda variável para obter melhores ganhos. Contudo, existem pessoas que ainda acreditam que investir na Bolsa de Valores é como um jogo de azar – o que não é verdade.

E há também quem se oriente a partir da máxima de “comprar na baixa e vender na alta” e quem investe a partir das escolhas de outros investidores.

Mas o fato é que a maioria das pessoas que desejam investir em renda variável buscam descobrir como encontrar boas oportunidades na Bolsa. Afinal, como fazer boas escolhas e obter bons resultados no mercado de ações?

Infelizmente, não existe mapa da mina que nos mostra o passo a passo para termos sucesso absoluto nesse mercado. Ainda, lamentavelmente, existe muita informação equivocada na internet – que pode fazer com que um investidor mais inexperiente se frustre.

(imagem: pixabay)

Contudo, existem algumas boas práticas que podem lhe ajudar a ter sucesso na bolsa. Confira algumas delas a seguir.

1.    Mudança de mindset

Para começar, é importante ter em mente que Bolsa de Valores é um ambiente no qual são negociados títulos emitidos por empresas.

No âmbito de bolsa, existe um indicador das ações mais negociados na bolsa brasileira B3), denominado Índice Bovespa (Ibovespa). Trata-se de uma carteira teórica que reúne os papéis com maior volume de negociação no mercado nacional, e que serve como parâmetro para o mercado nacional e internacional.

Por isso, quando há ruídos no mercado – interno ou externo, seja de qual natureza for, é bastante normal que este indicador oscile. Esta oscilação, portanto, é bastante frequente e faz parte do mercado de renda variável.

Entretanto, para encontrar boas oportunidades na bolsa, todo investidor precisa compreender que, quem investe em ações está investindo em uma empresa, e toda empresa tem um valor intrínseco – que, normalmente, não tem qualquer relação com cenários macro internos ou externos.

Invista em ações ao lado de quem tem mais de 36 anos de experiência no mercado. Abra sua conta no BTG Pactual digital.

2.    Conheça a empresa que você quer investir

Entendido que investimento em ações é o mesmo que investimento em empresas – independente de cenários, existe toda uma base teórica que o investidor deve seguir para encontrar boas oportunidades na Bolsa, como já comentei acima.

Comprar ações não é um ato aleatório e, menos ainda, algo impulsivo. Não é porque as ações de uma empresa estão subindo muito que elas serão lucrativas. Da mesma maneira, não é porque uma empresa está em recuperação judicial que suas ações estão fadadas ao fracasso.

A volatilidade das ações pode gerar impulsos de compra e venda equivocados. (imagem: pixabay)

Depois de mudar o mindset, o segundo passo para identificar oportunidades na Bolsa é estudar sobre a empresa e o mercado que ela opera.

Analise, por exemplo, o histórico da companhia, seus valores, como ela está posicionada em relação aos concorrentes. Conheça os diferenciais de seus produtos/serviços/atendimento, como tem sido seu crescimento, quanto teve de lucro nos últimos anos, a geração do seu fluxo de caixa, quais são suas dívidas, entre outros dados.

Em suma, procurar oportunidades na Bolsa é analisar a empresa que você pensa em investir e os riscos que ela pode lhe oferecer.

3.    Analise o risco

Para encontrar oportunidades na Bolsa, temos que conhecer as empresas. Isso significa analisar também seus riscos – sendo que, neste caso, o risco se relaciona com a atividade operacional propriamente dita.

Entender as empresas em que irá investir pode gerar oportunidades. (imagem: pixabay)

Dentre os riscos, podemos citar:

  • Probabilidade de aparecer um concorrente mais forte
  • Aparecer um produto substituto
  • Problemas gerenciais
  • Dificuldades de arcar com suas dívidas

Além dos fundamentos, portanto, uma boa análise dos riscos deve ser realizada pelo investidor que deseja encontrar boas oportunidades na Bolsa de Valores.

O segredo para encontrar boas oportunidades

Não existe um guia prático que garanta boas oportunidades na Bolsa. Investir em renda variável é entender que existem riscos e, acima de tudo, oscilações.

Entretanto, no caso das ações, o ponto principal para identificar boas oportunidades é saber que, ao investir em uma ação, o investidor está comprando uma fração da empresa. Logo, a primeira avaliação que deve ser feita é justamente com relação à companhia em si.

(imagem: pixabay)

Então, estude a empresa na qual você tenha interesse, conheça seu valor de mercado e analise o preço da ação. Somente a partir de uma análise sólida você conseguirá, de fato, encontrar boas oportunidades na bolsa e formar uma boa carteira de ações.

Quer começar a investir na Bolsa para encontrar grandes oportunidades de investimento? Abra sua conta 100% digital e sem taxa de manutenção.