MT Labs

Copom deixa ‘recado’ nas entrelinhas que pode mudar expectativas para o futuro da Selic em 2025

09 maio 2025, 17:00 - atualizado em 09 maio 2025, 13:33
selic juros copom banco central super quarta
Copom pode ter sinalizado fim do ciclo de alta dos juros, o que traz mais otimismo aos investimentos em renda variável; saiba mais sobre o que esperar com especial do Giro do Mercado (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Na última quarta-feira (7), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa Selic em 0,50 ponto percentual, conforme esperado pelo mercado. Com essa elevação, a taxa de juros atingiu 14,75%, patamar mais alto desde 2006.

Apesar do cenário desfavorável para ativos de risco brasileiros, em um ano marcado pelos juros “nas alturas”, o Ibovespa apresentou uma reação curiosamente positiva após a nova alta da Selic. 

O índice encerrou o pregão da quinta-feira (8) com uma alta de 2,12%, alcançando a marca de 136 mil pontos – e manteve o viés de alta até o fechamento deste texto, na manhã da sexta-feira (9):

Fonte: TradingView, consultado em 09/05/2025 às 11h40

Por que será que vemos esta reação positiva? A resposta pode estar não na alta dos juros em si, mas nas “entrelinhas” do comunicado oficial do Copom, que detalha a última decisão do órgão e o que esperar do futuro próximo.

Ciclo de alta de juros está chegando ao fim? Entenda o ‘recado’ do Copom

Desde o final do ano passado, o mercado precificava que a Selic poderia terminar 2025 em 15% ou mais. Considerando que o ano se iniciou com a Selic a 12,25%, estava implícito que uma série de altas seriam necessárias ao longo do ano. 

Porém, em seu comunicado oficial divulgado na noite do dia 7, o Copom não sinalizou claramente se haverá novas altas a partir das próximas reuniões. 

“Para a próxima reunião, o cenário de elevada incerteza, aliado ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados, demanda cautela adicional na atuação da política monetária e flexibilidade para incorporar os dados que impactem a dinâmica de inflação”, afirmou o órgão. 

Ou seja, tudo depende do “andar da carruagem” da economia nos próximos meses. Um tom bem diferente do observado nos comunicados anteriores, nos quais as altas seguintes já eram claramente previstas. 

O próprio relatório Focus, divulgado semanalmente, já mostrava-se alinhado com essa mudança nas expectativas desde a segunda-feira (5), quando publicou, pela primeira vez em um bom tempo, a projeção de Selic terminal a 14,75% em 2025 – até então, era de 15%.

Fonte: Relatório Focus, publicado em 05/05/2025

Os investidores mais “antenados” parecem ter captado o “recado oculto”, de certa forma: estaria o ciclo de aperto monetário chegando ao fim? 

Logo, vemos a subida do Ibovespa – índice que, historicamente, costuma refletir o sentimento dos investidores ao antecipar os rumos da economia. Quem sabe este não seja o prenúncio de dias mais otimistas para a economia em breve.

Mas e você, investidor: já entende bem como tudo isso impacta suas decisões e a sua carteira de ativos a partir de agora?

Saiba o que esperar da ata do Copom com a cobertura completa do Money Times

Se você, investidor, gostaria de buscar respostas e entender melhor esta tendência de mercado, o Giro do Mercado, do Money Times, preparou um conteúdo especial para você. 

Clicando aqui, você pode garantir o seu “Kit Copom”, que traz tudo o que você precisa saber sobre a última decisão de juros no Brasil.

Veja ao que você terá acesso com o seu kit: 

  • Cobertura completa com a repercussão do aumento da Selic no mercado;
  • Análise pós-divulgação da ata do Copom – que dá as “pistas” sobre a próxima decisão – prevista para sair na próxima terça-feira (13);
  • Duas edições especiais do Giro do Mercado, debatendo o futuro da economia e como investir na renda fixa diante deste cenário.

E você pode garantir seu kit de forma fácil – basta clicar no botão abaixo:

GRATUITO: QUERO GARANTIR MEU KIT COPOM

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista no mercado financeiro desde 2022. Pós-graduanda em Economia, Investimentos e Banking pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Escreve para os portais Seu Dinheiro e Money Times, e já passou por casas como Itaú BBA e XP.
anna.zeferino@empiricus.com.br
Jornalista no mercado financeiro desde 2022. Pós-graduanda em Economia, Investimentos e Banking pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Escreve para os portais Seu Dinheiro e Money Times, e já passou por casas como Itaú BBA e XP.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar