Conteúdo BTG

CPFL (CPFE3), Copasa (CSMG3), Vulcabras (VULC3) e outras 9 ações são recomendadas pelo BTG Pactual para buscar dividendos em setembro

04 set 2025, 10:00 - atualizado em 03 set 2025, 13:28
dividendos
O BTG Pactual selecionou ações de alta qualidade e com potencial de dividendos de até 10% para investir em setembro; confira a carteira completa. (Imagem: Canva Pro)

Agosto trouxe fôlego renovado para o mercado brasileiro. O Ibovespa avançou mais de 6% no mês e abriu setembro em clima de otimismo.

O movimento também se refletiu nas ações focadas em dividendos: o IDIV, índice que reúne os principais pagadores de proventos da B3, subiu 5,36% no período, reforçando o apetite do investidor por renda passiva.

Em linha com esse cenário mais positivo, o BTG Pactual atualizou a carteira recomendada mensal para buscar dividendos (veja como acessá-la clicando aqui).

Trata-se de um portfólio que faz uma curadoria completa entre os ativos com potencial de renda extra na bolsa e que seleciona 12 papéis que estão em um ponto de entrada atrativo.

Essas ações são selecionadas com foco em:

  • Alta qualidade;
  • Resiliência de entrega de resultados; e
  • Boa geração de caixa.

Ou seja, possuem as principais características de ativos bons pagadores de proventos. Não é à toa que, segundo as projeções da equipe de análise do banco, essa carteira possui papéis com potencial de entregar dividendos de até 10% no próximo ano.

Portanto, além do potencial lucrativo por meio da valorização na bolsa, é possível buscar ganhos de até dois dígitos só com a renda extra.

Metade da carteira de dividendos é composta por serviços básicos: quais são as recomendações?

Alguns setores da bolsa brasileira já estão entre os favoritos do mercado para buscar dividendos. Este é o caso, por exemplo, das ações de serviços básicos, como energia elétrica e saneamento.

Essas companhias costumam estar no radar dos investidores focados em proventos devido ao perfil de longo prazo desses negócios. Com contratos de energia e saneamento definidos por dezenas de anos, a previsibilidade de receita – e, consequentemente, de dividendos – é maior nesses segmentos.

Pensando nisso, metade do portfólio focado em proventos do BTG é composta pelo setor de serviços básicos. Entre as novas ações selecionadas pelo banco na carteira de setembro estão a CPFL (CPFE3) e a Copasa (CSMG3).

No caso da Copasa, que é uma empresa estatal de saneamento, os analistas enxergam uma oportunidade para compra devido ao potencial de valorização da ação, além dos proventos.

Isso porque, na visão do banco, os próximos meses podem ter movimentações importantes no processo de privatização da empresa, o que pode ser um “gatilho” para os papéis.

Já a empresa de energia CPFL se destaca por ter um bom histórico de resultados operacionais que levaram a empresa a dividendos “gordos” nos últimos anos. Para a equipe de análise, a perspectiva de pagamentos daqui para frente continua promissora e vale a pena se posicionar:

“Com um valuation atraente, combinado com um balanço patrimonial robusto, alocação de capital disciplinada e uma payout elevado, vemos a CPFL sendo negociada com um dividend yield de cerca de 7% para 2025 e 2026”, afirmou o banco.

VEJA A TESE COMPLETA DE COPASA, CPFL E OUTRAS 10 AÇÕES RECOMENDADAS PARA BUSCAR DIVIDENDOS

Varejo pode pagar bons dividendos? Analistas do BTG defendem a compra de uma ação do setor 

Embora as ações de serviços básicos ocupem metade da carteira, elas não são as únicas que estão no radar do BTG. Outros 6 setores também fazem parte da carteira e alguns deles são até considerados “fora do radar” quando o assunto é proventos.

Este é o caso de uma ação do varejo que foi recomendada pelo banco neste mês.

A Vulcabras (VULC3), gestora de marcas como Olympikus, Under Armour e a Mizuno, entrou para a carteira de papéis promissores para investir em setembro e buscar proventos.

Na visão dos analistas do BTG Pactual, a empresa se destaca por apresentar receita líquida sustentável, somada a uma perspectiva positiva para os resultados no longo prazo: “vemos as ações sendo negociadas a 9,2x o P/L para 2026, com um dividend yield de 7,6%, o que também sustenta nossa recomendação de compra”.

VEJA A TESE DE VULCABRAS E OUTRAS 11 AÇÕES RECOMENDADAS PARA BUSCAR DIVIDENDOS

Carteira completa seleciona 12 ações promissoras para buscar proventos ‘gordos’

Cabe ressaltar que a Vulcabras, Copasa e CPFL são apenas três “spoilers” dessa carteira com foco em dividendos. Além delas, há outras nove ações promissoras que estão no radar do BTG para buscar renda extra.

Trata-se de um portfólio diversificado setorialmente e com ativos que estão em um excelente ponto de entrada, escolhidos a dedo pela equipe de análise do maior Banco de Investimentos da América Latina.

A boa notícia é que é possível acessar essa carteira de forma totalmente gratuita, graças a uma cortesia do BTG Pactual para leitores do Money Times.

No relatório completo, é possível conhecer todas as ações indicadas para setembro, bem como conferir a tese completa e o potencial de dividendos de cada uma delas.

O processo para acessar o material é muito simples: basta clicar neste link ou no botão abaixo e seguir as instruções:

GRATUITO: VEJA AS 12 AÇÕES PROMISSORAS PARA BUSCAR DIVIDENDOS

DISCLAIMER: Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.
giovanna.figueredo@empiricus.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar