Dividendos: Carteira que já valorizou 16,5% do Ibovespa em 2025 revela as ações para buscar renda extra em maio

Com a economia dos Estados Unidos enfrentando instabilidade, investidores estrangeiros começam a mirar novos mercados — e o Brasil tem se destacado nesse movimento. O reflexo já aparece no desempenho do Ibovespa, que acumula alta de 12,3% desde o início do ano.
Alguns portfólios, entretanto, ainda superaram o índice. É o caso da carteira de dividendos da Empiricus, que registra valorização de 16,5% em 2025. Segundo o analista Ruy Hungria, o fluxo de capital estrangeiro impulsionou diversos papéis recomendados, com destaque para uma ação do setor financeiro que subiu 13% apenas em abril.
Hungria observa que a performance superou as expectativas traçadas, especialmente diante do cenário externo adverso, após o anúncio das novas tarifas de Donald Trump derrubar várias bolsas ao redor do mundo. Índices americanos como S&P 500 e Nasdaq Composite estremeceram, acumulando quedas volumosas de mais de 10% desde a posse presidencial do republicano.
Com tarifas e disrupção tech no exterior, analista vê espaço para ganhar com ações no Brasil
“Desde meados da década passada, as empresas de tecnologia dos EUA foram responsáveis por sugar uma quantidade gigantesca de recursos do resto do mundo, especialmente de países emergentes e da Europa”, recorda Hungria.
Entretanto, o analista acredita que, no ritmo de incertezas tarifárias que o mercado navega atualmente, dois importantes momentos dos últimos meses abalaram intensamente esta visão concentrada nas companhias Big Techs americanas:
- O surgimento do DeepSeek em janeiro, desafiando a liderança de empresas de tecnologia ocidentais contra a tecnologia chinesa, consideradas praticamente imbatíveis até então;
- O próprio “tarifaço”, que levantou dúvidas sobre a margem de crescimento das companhias tecnológicas e mesmo as mais tradicionais americanas, além de gerar questionamentos sobre o status de reserva de valor do dólar e dos Treasuries.
Enquanto muitos investidores concentraram os portfólios na ascensão que parecia quase inquestionável das BigTechs, neste momento incerto, segundo Hungria, quem pode aproveitar são justamente os mercados que perderam recursos para os EUA nos últimos anos, como o Brasil.
Maio trará mais boas notícias para ativos brasileiros? Veja a opinião de analistas
O fluxo de saída dos investimentos dos EUA já teve reflexos em algumas negociações internacionais.
“Abril encerrou com ótimo desempenho para os ativos brasileiros, com o Ibovespa em alta de 3,7%, mostrando que podemos estar diante de uma mudança estrutural”, diz Hungria.
Essa virada de chave, na visão do analista, tende a beneficiar o Brasil, diante de um Ibovespa que negocia a múltiplos descontados de 8x preço/lucros.
Além disso, uma possível mudança na presidência em 2026 poderia fazer preço nos ativos locais já no segundo semestre deste ano.
Junto a isso tudo, Hungria destaca que declarações mais “amenas” (dovish) do Banco Central e sinais de desaceleração da economia nacional podem acelerar as expectativas de cortes da Selic, uma boa notícia para os ativos brasileiros.
Com foco na entrada de gringos, analista aponta 5 pagadoras de dividendos para investir agora
Foi neste ritmo mais otimista para as negociações na bolsa de valores brasileira que Hungria revisou a carteira mensal com foco em dividendos com as 5 ações que considera ter o maior potencial para investir em maio e também, pensando em um portfólio consistente para o longo prazo.
Essa carteira de 5 melhores ações para buscar dividendos, criada por Ruy Hungria, pode ser acessada gratuitamente graças à uma cortesia do Money Times.
Nossa equipe selecionou mais de 70 portfólios de diferentes casas de análises, bancos e corretoras – entre eles, os papéis favoritos da Empiricus Research para buscar proventos.
Para selecionar estas empresas, o analista buscou o melhor dos dois mundos: preço de entrada barato, dividendos altos e bons gatilhos potenciais para valorização. Você pode conhecer gratuitamente quais são estas empresas e a tese de investimentos por trás das recomendações de forma totalmente gratuita.
Até agora, a carteira de dividendos do analista apresentou valorização de 32,9% desde a sua criação (em novembro de 2023) até o fechamento de abril, enquanto o Ibovespa subiu 19,4% no mesmo período. Confira o portfólio completo no botão abaixo: