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Dividendos: esta empresa pode ‘repassar’ quase 100% do seu lucro líquido para seus acionistas; conheça

05 ago 2022, 12:00 - atualizado em 04 ago 2022, 16:11
dividendos
Enquanto a maioria das companhias listadas em bolsa distribui apenas 25% dos lucros, esta seguradora pode pagar proventos bem mais ‘gordos’ para seus investidores; conheça

Talvez você não saiba disso, mas as empresas listadas em bolsa não distribuem dividendos porque são “boazinhas”. E sim porque elas são obrigadas por lei a fazer isso. A chamada “Lei das S/As”, sancionada em 1976, estabeleceu que toda companhia de capital aberto precisa distribuir parte de seu lucro líquido em forma de dividendos para seus acionistas, ao menos uma vez por ano.

Embora não exista um valor mínimo obrigatório, o usual é que as empresas brasileiras distribuam 25% do seu lucro líquido em forma de proventos.

No entanto, há uma companhia em especial que está indo contra todo o senso comum do mercado financeiro. Trata-se de uma seguradora que pode repassar quase 100% dos seus lucros líquidos aos investidores, segundo projeções do analista Sergio Oba, que coordena a equipe de análise da corretora Vitreo.

E o melhor é que você pode adquirir as ações da empresa e “abocanhar” parte desses ganhos para a sua conta bancária, sem precisar fazer nenhum esforço além de comprar os papéis através da sua corretora.

No link abaixo, revelamos gratuitamente o nome e ticker da seguradora com dividendos “gordos” que pode te dar uma boa renda extra nos próximos meses e anos:

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Por que a empresa pode repassar tanto do seu lucro para acionistas?

Uma empresa só é capaz de pagar seus acionistas na forma de dividendos se ela tiver lucros. Para isso, é preciso ter bons resultados operacionais e financeiros. Caso contrário, não há o que distribuir.

Mesmo com o cenário macroeconômico desafiador, marcado pela inflação e pelos juros altos, que prejudicam a maioria dos ativos de renda variável, esta seguradora está conseguindo se recuperar do “baque” causado pela pandemia e entregar resultados consistentes.

No gráfico abaixo, é possível observar essa recuperação gradual desde o terceiro trimestre de 2021:

Resultados financeiros da seguradora com bons dividendos
(Imagem: RI da seguradora)

Parte dessa recuperação se deve ao fato de que o modelo de negócios das seguradoras se beneficia da alta da Selic.

As seguradoras não ganham dinheiro apenas com a venda de seguros, títulos de capitalização ou planos de previdência. É claro que essas são fontes importantíssimas de renda, mas um dos “trunfos” desse tipo de empresa é o chamado float.

Funciona da seguinte maneira: todos os meses, as seguradoras arrecadam “prêmios” (valores pagos pelos clientes que adquirem seguros) e os mantêm investidos em títulos de renda fixa.

Portanto, em tempos de Selic elevada, elas conseguem potencializar seus resultados financeiros, compensando a queda que ocorre na parte operacional com população procurando menos por seguros e planos de previdência. Embora todas as seguradoras ganhem com essa alta dos juros, não são todas que têm expectativa de repassar até 90% dos seus lucros líquidos para os acionistas.

Esta empresa em questão tem outro fator que a torna mais atrativa que suas concorrentes: as ações estão extremamente baratas.

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Um desconto muito bem-vindo

Mesmo com ótimas perspectivas de pagamentos de dividendos e um modelo de negócios resiliente para o cenário atual, as ações desta seguradora parecem não refletir tudo isso. É como se o mercado ignorasse todo esse “valor escondido”.

Para os investidores, esse pode ser um bom sinal: significa que você pode adquirir os papéis com “desconto” e, de quebra, ainda embolsar os bons dividendos.

Você pode estar se perguntando por que as ações estão sendo consideradas baratas.

Para avaliar isso, o mercado usa um indicador chamado Preço/Lucro, que mede a relação entre o lucro projetado ou já apresentado pela empresa e o preço de sua ação. Na prática, um P/L baixo costuma indicar que a ação está barata, enquanto um P/L alto indica o contrário.

Na média histórica dos últimos 5 anos, esta seguradora negociava a 12,6 vezes P/L. Agora, no entanto, ela negocia a 9,5 vezes P/L, indicando um desconto de 30% sob a ótica do múltiplo.

Mesmo tendo valorizado mais de 40% no acumulado do ano, a empresa continua barata. Não à toa, instituições como BTG Pactual, JP Morgan e Itaú BBA estão recomendando a compra das ações para o momento atual.

Para descobrir o nome e ticker desta ação que é tão visada pelos grandes players do mercado financeiro, basta clicar no link abaixo:

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Dividendos ‘estratosféricos’ não são novidade para essa empresa

Se essa perspectiva de dividendos “estratosféricos” lhe parece boa demais para ser verdade, saiba que o histórico da seguradora é exemplar nesse quesito: no trimestre passado, ela distribuiu 80% dos seus lucros líquidos na forma de dividendos.

Atualmente, seu dividend yield implícito (índice que mede a rentabilidade dos dividendos em relação ao preço das ações) é de 9% ao ano ‒ um número considerado muito bom por analistas do mercado financeiro.

Mas, se as projeções de analistas especializados se confirmarem, esse número pode atingir os dois dígitos anuais e, quiçá, ultrapassar até mesmo a taxa Selic, que já está bem alta aos 13,75% a.a.

Não querendo ser alarmista nem nada disso, mas uma oportunidade como essa (ações baratas e dividendos atrativos) é raridade na bolsa, especialmente quando o Ibovespa acumula queda em cima de queda.

Não custa nada ao menos conhecer o nome e o ticker da seguradora. Você pode estar fazendo um “favor” para o seu patrimônio e para a sua vida financeira.

Clicando no botão abaixo, você recebe um relatório gratuito com todas as informações relevantes sobre a empresa e suas perspectivas. Assim, você pode tirar suas próprias conclusões e avaliar por conta própria se a ação merece ou não compor seu portfólio de renda variável.

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Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda na ESPM. É coordenadora de marketing do Seu Dinheiro e do Money Times. Entrou para o mercado financeiro inesperadamente e está sempre disponível para falar sobre inovação, criatividade e cultura pop.
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda na ESPM. É coordenadora de marketing do Seu Dinheiro e do Money Times. Entrou para o mercado financeiro inesperadamente e está sempre disponível para falar sobre inovação, criatividade e cultura pop.