Do varejo ao urbanismo: Como o Carrefour Property transforma terrenos em complexos residenciais
Localização física é, e sempre será, um ativo muito valioso. Quando o Grupo Carrefour chegou ao Brasil, em 1975, sua estratégia já ia além de se posicionar com destaque no varejo nacional. Os franceses, donos da rede, apostaram na compra de terrenos em pontos estratégicos para a estruturação de suas lojas.
Foi assim que o grupo construiu um landbank (ou estoque de terrenos, em português) de dar inveja a qualquer concorrente.
“Desde a abertura da primeira loja no Brasil, há 50 anos, o grupo Carrefour teve a visão de ser um grupo proprietário, um investidor imobiliário”, explica Liliane Dutra, CEO do Carrefour Property, braço imobiliário do grupo.
Ela participou de episódio do Money Minds, o podcast do Money Times, no qual falou sobre essa visão estratégica do grupo varejista (assista aqui).
A CEO explica que, desde o início da operação no Brasil, a ideia era a mesma: para cada abertura de loja, comprava-se o terreno.
Entendia-se que, eventualmente, as cidades iam se aproximar até mesmo dos terrenos mais distantes do centro – afinal, “os hipermercados, assim como os shoppings centers, são transformadores e vetores de crescimento dos bairros”, ressalta.
Após cinco décadas adquirindo tantos espaços pelo país, atualmente, a rede colhe os frutos de uma estratégia bem-sucedida.
“O fato de sermos proprietários e não o que o mercado chama de asset light, nome dado a quem é só inquilino e não dono, é um super diferencial competitivo. Isso mostra a solidez e a robustez financeira do grupo. Os nossos concorrentes venderam para financiar expansões. A gente expandiu sem precisar desse financiamento, sem precisar abrir mão do portfólio existente”, explica Liliane.
Quando o espaço físico se reinventa
No episódio do Money Minds, a CEO do Carrefour Property lembra que a pandemia foi um período desafiador para a companhia. Mais uma vez, foi necessário utilizar esses ativos tão valiosos (os espaços próprios) para se reinventar frente a uma nova realidade.
O conceito de one stop shop, ou seja, modelo em que o cliente encontra tudo o que precisa em um único lugar, continuou sendo relevante – mas agora, praças de alimentação e serviços possíveis de se fazer online foram substituídos por academias, salões de beleza e pet shops, por exemplo.
“O imobiliário serve ao negócio, sempre, e a localização é extremamente estratégica, tanto que, independentemente de a gente vender online ou fisicamente, o primeiro passo é escolher onde abrir. E as nossas galerias também seguem esse conceito”, destaca.
A recente alta das taxas de juros no Brasil também foi um desafio para o Grupo Carrefour. Afinal, construir fica mais caro em períodos de Selic elevada. Além disso, o maior endividamento das famílias também fez o consumo de alimentos arrefecer no país.
Liliane explica que, frente a essa realidade, a companhia precisou agir de forma mais assertiva em sua expansão. “É uma empresa que tem um caixa sólido, mas tivemos que ser mais conservadores”, diz.
Por outro lado, a expertise imobiliária do Carrefour Property encontrou oportunidades nesse cenário.
“A gente tem bastante terreno com vocação para construção de moradias de interesse social e para o Minha Casa, Minha Vida, um programa que continua financiando moradia e se expandindo cada vez mais. A demanda por moradia é muito grande no país, e por isso estamos fechando muitos negócios com esse perfil”, conta.
Do varejo aos complexos imobiliários
Essa expansão para uso dos terrenos do Grupo Carrefour com finalidades que fogem dos tradicionais super e hipermercados teve início em 2012. Foi nesse ano que a varejista enxergou a oportunidade de construir verdadeiros complexos imobiliários em seus espaços já adquiridos.
O primeiro e maior deles foi o projeto Complexo Alto das Nações, em São Paulo. O terreno, que por quatro décadas abrigou a primeira loja do Grupo Carrefour no país, deu origem a um ambiente totalmente diferente, com:
- Um novo hipermercado;
- Centro comercial;
- Torre mista, com hotelaria de longa permanência e escritórios;
- A torre de lajes corporativas mais alta de São Paulo, com 219 metros de altura;
- Torre residencial com apartamentos acima de 300 metros quadrados; e
- Uma praça aberta ao público, com 32 mil metros quadrados.
Inaugurado em 2021, o complexo de mais de 65 mil metros quadrados, no total, conta ainda com ciclovia, estação de trem e ponto de ônibus nas proximidades.
“Para mim, esse projeto é o ápice do urbanismo, porque tem ciclovia, transporte público, marginal Pinheiros ao lado e aquela praça, que antes era o estacionamento do mercado, e hoje é um ponto de encontro dos moradores na região”, explica a CEO.
Agora, o que começou em São Paulo está sendo levado para outras cidades. Liliane revela que sua equipe já mapeou 50 ativos com potencial para receber projetos semelhantes nos próximos anos, em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Recife e Salvador, além de mais endereços na capital paulista.
Já são 95 torres residenciais em construção em terrenos de propriedade do Carrefour, com 8.600 residências que, em breve, abrigarão famílias ao redor de todo o país.
Essa é a marca de uma nova fase da gestão imobiliária do Grupo Carrefour.
ASSISTA AQUI AO EPISÓDIO DO MONEY MINDS SOBRE O CARREFOUR PROPERTY
A trajetória de Liliane Dutra – da formação como engenheira a CEO do Carrefour Property
Nascida e crescida em Belo Horizonte, Liliane Dutra cursou Engenharia Civil na Universidade FUMEC, em sua cidade natal. A conclusão do curso se deu em 1991: “era uma época de recessão, não tinha trabalho na área”, lembra.
Ela conseguiu uma vaga na multinacional de consultoria Arthur Andersen, atual Accenture. “Lá eu entendi que gosto de gente e de fazer negócio. Também descobri minha paixão por entender como as coisas funcionam”.
Liliane passou por diferentes áreas e empresas até chegar à Multiplan em 1999. A partir de então, acumulou diversas experiências no trabalho com shoppings centers.
Começou no Carrefour Property em 2021, como diretora executiva, e a cadeira de CEO foi conquistada no ano seguinte.
A executiva ressalta a importância de se preparar constantemente. Para isso, conta que sempre foi curiosa e estuda a fundo as questões que envolvem seu trabalho.
Como líder de uma grande empresa, ela tem destaque em um ambiente ainda dominado por homens: “eu tive coragem, nunca me intimidei por ser a única mulher na mesa, e isso me deixou chegar mais longe”.
Hoje, sempre que possível, Liliane dá preferência à contratação de mulheres para sua companhia. “Eu já fui preterida por ser mulher, tiveram medo de eu ser mãe quando tinha cerca de 30 anos. Hoje, o conceito de sororidade é extremamente importante para mim e minha equipe.”
Carrefour Property no Money Minds
Todos estes assuntos foram abordados por Liliane Dutra no podcast Money Minds, do Money Times, com apresentação da jornalista Paula Comassetto.
A CEO ainda falou sobre possíveis tendências para o futuro dos negócios, com o avanço de sistemas de inteligência artificial e machine learning, e se aprofundou ainda mais na atuação do Carrefour Property.
Para conferir a entrevista na íntegra, dê play no vídeo abaixo: