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‘É uma das ações mais atrativas da Bolsa brasileira’: descubra a varejista com potencial de valorização de 240%

26 jul 2022, 11:00 - atualizado em 26 jul 2022, 9:35
Ponto de interrogação, ao fundo, uma loja de varejo de moda
Esquecida entre as varejistas de moda brasileiras, esta empresa está se ‘erguendo como um fênix’, mas o mercado parece ainda não ter notado (Imagem: Freepik/ Montagem: Julia Shikota)

Se existe um setor da economia brasileira que passou por “maus bocados” foi o do varejo de moda. O fechamento dos shoppings e das lojas físicas, acompanhado de uma deterioração das condições econômicas dos brasileiros e da concorrência mais ferrenha de players, como Shopee e Shein, fez com que as grandes varejistas fossem praticamente obrigadas a repensar seu modelo de negócios.

O e-commerce deixou de ser uma opção e se tornou uma obrigação; o omnichannel, que consiste na integração entre o varejo físico e o digital, tornou-se o modus operandi das lojas; e a otimização logística, com entregas e retiradas cada vez mais rápidas, assumiu um importante papel na decisão de compras dos clientes.

Mas as inovações tecnológicas impulsionadas pela pandemia não foram suficientes para conter a derrocada do setor: os preços das ações de varejo de vestuário caíram 48% no acumulado de 12 meses, segundo o Trademap.

O segmento começou a ensaiar uma retomada, com datas comemorativas como Dia das Mães e Dia dos Namorados, mas a inflação e a alta dos juros fizeram com que os brasileiros priorizassem outros itens de consumo ao invés das “blusinhas”.

Em meio a todo esse turbilhão de desafios e pessimismo generalizado com o varejo de moda, muitos investidores estão abrindo mão de ações do setor. Mas há uma oportunidade “escondida” na Bolsa que pode beneficiar bastante a carteira de quem investir pensando no médio a longo prazo.

Trata-se de uma ação varejista que foi praticamente esquecida pelo mercado e que pode subir 240% nos próximos anos, considerando a média histórica de múltiplos das empresas de moda brasileiras.

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A prima ‘esquecida’ do varejo de moda brasileiro

O motivo pelo qual esta varejista sempre foi ignorada é porque, durante muitos anos, ela passou por dificuldades financeiras e operacionais que fizeram muitos investidores e analistas duvidarem de sua capacidade de se reerguer. Erros cometidos no posicionamento da marca e a queda do poder de compra da população, principalmente depois da crise de 2015, levaram a uma queda nas vendas.

O apanhado geral de tudo isso é que, desde o IPO, os papéis da empresa caíram 86%.

Hoje, a ação negocia a um preço “promocional” em relação a seus pares: são, aproximadamente, 60% de desconto sob a ótica do múltiplo.

  • Enquanto as outras varejistas do setor negociam a uma média histórica de 12 vezes EV/Ebtida (indicador que mede a capacidade de gerar caixa da empresa), ela está na casa de 5 vezes EV/Ebtida.

Para atingir o patamar das outras varejistas de vestuário brasileiras, os preços das ações deveriam subir 240%. Na opinião do analista Sérgio Oba, Head de Research da corretora Vitreo, esse é um dos motivos que coloca a empresa entre uma das mais atrativas da Bolsa local.

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Para o analista, a assimetria entre risco e retorno do papel é extremamente atrativa: paga-se pouco para ter uma ótima perspectiva de rentabilidade no médio a longo prazo.

E o que deixa essa tese ainda mais forte é o fato de que a varejista em questão está investindo pesado em linhas promissoras dentro de seu negócio.

Não adianta ‘só’ vender roupa

Não é de hoje que as lojas de vestuário brasileiras perceberam que “só” vender roupas não é suficiente.

Oferecer outros serviços, que são lançados no mercado com uma certa força de marca por estarem associados a uma empresa já consolidada, é uma maneira de aumentar a receita e manter a resiliência do negócio, em tempos em que os brasileiros priorizam outras compras que não as “blusinhas”.

Nesse aspecto, a varejista em questão se destaca por ter investido em duas iniciativas com alto potencial: um marketplace e uma operação financeira.

O marketplace permite que a empresa alavanque suas vendas usando o poder de marca e ofereça categorias de produtos que não estão presentes em seu próprio portfólio. A operação financeira, por sua vez, possibilita ganhos com a oferta de crédito e seguros. Além disso, o cartão private label (o famoso “cartão da loja”) também impulsiona as compras nas próprias lojas.

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De prima ‘esquecida’ à ‘fênix’ da B3

Depois de passar por tempos difíceis, a varejista “esquecida” da Bolsa brasileira finalmente está se reerguendo.

Resultados divulgados em maio mostraram um aumento das vendas nas mesmas lojas (uma das métricas mais importantes do varejo e se refere às vendas de lojas que já funcionavam no período de comparação) de 23% em relação a 2019 e de 63% em relação a 2021. O Dia das Mães, data de suma importância para o setor, também motivou um forte crescimento no período e que se manteve mesmo após a data comemorativa.

Mas parece que o mercado ainda não notou essa “fênix”.

É por esse motivo que os investidores que se posicionarem agora têm o maior potencial de auferir lucros quando a varejista for “redescoberta”.

Para conhecer o nome da empresa que está sendo classificada pelo analista Sérgio Oba como uma das “mais atrativas da Bolsa brasileira”, basta clicar no botão abaixo:

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Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda na ESPM. É coordenadora de marketing do Seu Dinheiro e do Money Times. Entrou para o mercado financeiro inesperadamente e está sempre disponível para falar sobre inovação, criatividade e cultura pop.
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda na ESPM. É coordenadora de marketing do Seu Dinheiro e do Money Times. Entrou para o mercado financeiro inesperadamente e está sempre disponível para falar sobre inovação, criatividade e cultura pop.