MT Labs

Empiricus ‘enlouqueceu’? Veja por que a casa de análise decidiu manter carteira de ações que caiu 4% em maio

12 jun 2024, 16:00 - atualizado em 12 jun 2024, 13:18
ações ibovespa morning times oriente médio bolsas copom balanços selic china Irã
Casa de análise decide manter recomendações que caíram mais do que o Ibovespa em maio; entenda a decisão e conheça as ações que compõem a carteira. (Imagem: Getty Images)

A vida de quem investe na bolsa brasileira, sobretudo em ações, não tem sido fácil nos últimos meses. A perspectiva, que no começo do ano era otimista, vem se deteriorando mês após mês para o mercado acionário brasileiro.

Os motivos são vários. Em primeiro lugar, a expectativa de que o Fed, o Banco Central americano, começasse a cortar os juros nos EUA tem ficado cada vez mais distante. Há quem diga que haverá apenas dois cortes entre setembro e dezembro deste ano. Já os mais pessimistas acreditam que não haverá corte algum em 2024.

No Brasil, o cenário também não é dos melhores. Após o governo rever a meta fiscal, que passou de superávit para déficit zero em 2025, o cenário econômico se deteriorou. 

Com tudo isso, se antes era projetada uma taxa de juros de 9,25% no final deste ano, agora a previsão de alguns analistas é que não haja mais cortes e a Selic terminal seja de 10,50% ao ano.

Corroborando este cenário, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de maio, que mede a inflação no país, foi divulgado nesta semana e acelerou 0,46%, acima do esperado, de acordo com dados do IBGE.

Tudo isso contribuiu para um desempenho negativo das ações brasileiras, sobretudo no mês de maio, em que o Ibovespa desvalorizou 3%. Com isso, é natural que você, investidor, queira tomar uma atitude em prol do seu patrimônio

Mudar as posições da carteira para opções mais defensivas? Focar em uma estratégia de renda passiva? Migrar tudo para a renda fixa?

A verdade é que, às vezes, o melhor que você pode fazer pelo seu patrimônio é não fazer nada. Pelo menos é nisso que acredita a Empiricus, a maior casa de análise financeira independente do país.

Todos os meses, a casa de análise divulga uma carteira com as 10 melhores ações para investir. Mas, no mês de maio, essa carteira sofreu uma queda de 4%, ficando para trás do Ibovespa, o principal índice da bolsa.

Mas, apesar da desvalorização, a Empiricus decidiu manter as mesmas recomendações no mês de junho. “Estamos muito tranquilos com essa carteira”, justificaram.

A seguir, você confere os motivos que levaram a casa de análise a manter inalterada a carteira de ações, apesar do desempenho negativo no mês anterior.

Por que você deveria investir nesta carteira de ações, apesar da queda de 4% no mês

A motivação para a carteira de 10 Ideias permanecer inalterada em junho é simples. Segundo Larissa Quaresma, analista responsável pela curadoria da carteira, “nós estamos confortáveis com todas as posições que temos, por isso seguimos nessa estratégia”. 

Para ela, sempre que o cenário se complica, o investidor tem o ímpeto de achar que precisa fazer alguma coisa, ou estará sendo irresponsável com o seu patrimônio. No entanto, seguir fiel às suas escolhas pode ser a melhor estratégia nestes momentos.

“Continuamos privilegiando uma carteira com nomes de alta qualidade, com predomínio de setores defensivos e não cíclicos, que são os setores financeiro, de energia elétrica e de infraestrutura”, explica.

Ou seja, apesar do desempenho negativo em junho, Larissa e a equipe de análise da Empiricus seguem acreditando que as 10 ações selecionadas ainda são as melhores para poder atravessar o cenário incerto e até mesmo buscar lucros.

No caso de algumas ações da carteira, a analista ressalta que há gatilhos de curto prazo que podem desencadear alguma valorização já no mês de junho.

“Não adianta você correr muito risco agora e, se alguma coisa der errado, a sua carteira despenca até chegar num ponto que você não consegue recuperar as perdas depois. Então, vamos focar em atravessar com o mínimo de perdas possíveis para buscar ganhos maiores em um outro momento”, afirma.

Larissa destaca, ainda, que está focando a sua seleção em ações de ótimas empresas que estão em “promoção”. Isto é, que ficaram muito baratas devido ao cenário pouco positivo da bolsa brasileira neste momento.

“Esse é um bom momento de acumular excelentes empresas em promoção. Mas isso só vale para os investidores pacientes, pois o momento é delicado. Para quem tem serenidade para atravessar esse momento, por que não podemos dar à bolsa brasileira uma nova chance?”

Portanto, se você está disposto a ter paciência para colher os frutos dessas ações no futuro, aqui vai um convite. A carteira completa com as 10 ações recomendadas pela Empiricus está disponível para qualquer investidor interessado de forma gratuita.

Para acessar, basta clicar no link abaixo e preencher os seus dados:

GRATUITO: CONHEÇA A CARTEIRA COMPLETA COM AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM JUNHO

Gratuito: conheça a carteira com as 10 melhores ações para junho

A carteira de 10 Ideias da Empiricus traz ações com o potencial de proteger o dinheiro investido e, ao mesmo tempo, gerar algum ganho de capital para o investidor. 

A seleção traz, ainda, uma diversificação entre diferentes setores da economia, englobando ações ligadas ao setor financeiro, varejista, de construção civil, infraestrutura, óleo e gás, locação de veículos, entre outros.

Entre as ações escolhidas, há oportunidades para buscar valorização acima de 100% no médio a longo prazo, de acordo com os analistas da casa.

E a parte boa é que agora você pode conhecer essa carteira de graça. Isso porque a Empiricus, empresa do grupo BTG Pactual, está disponibilizando o acesso gratuito à carteira como cortesia.

Ou seja, você não precisa pagar nada e nem assumir qualquer tipo de compromisso com a casa de análise para poder conhecer todas as recomendações.

Portanto, sugiro que você libere o seu acesso gratuito à carteira e ao menos dê uma “espiada” nas indicações da Empiricus. Depois você pode decidir se as recomendações fazem sentido para o seu patrimônio.

Lembre-se: você não gasta nada em nenhum momento, mas pode vir a lucrar muito com todas as informações que vai encontrar:

GRATUITO: CONHEÇA A CARTEIRA COMPLETA COM AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM JUNHO

Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.