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Empreendedorismo: autônomos estão ganhando muito dinheiro com ‘estratégia exclusiva’; Veja como

23 jun 2022, 14:00 - atualizado em 23 jun 2022, 10:50
Empresário conhecido no Brasil abre gratuitamente seu método para quem busca conquistar resultados acima da média – Imagem: Shutterstock

Pequenos empresários, dentistas, advogados, comerciantes ou qualquer outro tipo de profissional liberal ou autônomo, atenção. Se você faz parte de um desses grupos, certamente sofreu duramente os impactos da pandemia e da consequente crise econômica nos últimos 2 anos.

A incerteza do retorno das atividades presenciais, a falta de clientes e, claro, de dinheiro, fez com que muitos empreendedores passassem apuros ou até fechassem definitivamente seus estabelecimentos.

Segundo dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD),em 2021, cerca de 600 mil empresas fecharam as portas no intervalo de dois anos. 

Em junho do mesmo ano, uma pesquisa denominada “Sobrevivência de Empresas”, realizada pelo SEBRAE, divulgou que 3 em cada 10 microempreendedores individuais (MEIs) que abrem seus negócios encerram as atividades após 5 anos de existência.

Ainda com base nesta análise, a taxa de mortalidade de empresas de pequeno porte é de 29% e,de acordo com os entrevistados durante a pesquisa, 41% citaram como causa do encerramento a pandemia. Já outros 22% declararam a falta de capital de giro como um dos principais agravantes.

Seja pela crise, falta de clientes, dinheiro ou expertise no nicho em si, o fato é que grande parte dos pequenos empreendimentos acabam não se sustentando no médio prazo.

Mas objeções como essas já podem ser contornadas em tempo e devidamente “banidas” da vida de muitos empreendedores.

Isso graças a um método testado por milhares de empresários que vêm apresentando resultados espetaculares em diversos setores.

Este talvez seja o ingrediente que falta para a receita do seu sucesso profissional. Mas antes de saber como funciona, entenda um pouco mais sobre os principais erros que podem levar o seu modelo de negócio ao abismo.

Por que muitas empresas fecham em um curto espaço de tempo?

Abrir uma empresa pode até parecer algo simples, teoricamente falando, mas na prática, as coisas não são tão fáceis quanto parecem.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maioria das pequenas empresas no Brasil não duram nem 10 anos. E pelo menos 1 de 5 fecha após um ano.

O órgão afirma que, mesmo antes da crise econômica causada pela pandemia, mais de 70% das empresas fundadas no nosso país fechavam em menos de dez anos de atividade. 

Ou seja: não é apenas o cenário econômico que impacta o pequeno empreendedor. Existem outras causas distintas que podem acarretar o fim de uma empresa. 

Veja os principais motivos que podem decretar o fim do seu empreendimento:

  • Ausência de modelo de negócios: não ter um bom plano de negócios, estrategicamente definido e estruturado pode agravar em sérias consequências no médio e longo prazo;
  • Falta de planejamento financeiro: as finanças são como o “pulmão” da sua empresa. A ausência de um controle financeiro correto, interfere em todos os setores de uma organização: contas a pagar, custos fixos e capital de giro;
  • Não ter conexão com o consumidor: não conhecer o público-alvo, nem ter uma conexão direta com o consumidor final, pode desencadear na falta de clientes e impactar diretamente os seus lucros;
  • Marketing ineficiente: se você não usa essa ferramenta para posicionar sua marca e alavancar suas vendas, certamente irá perder muito dinheiro;
  • Gestão ineficaz: este tópico envolve todos os outros que já foram citados. A ausência de uma boa gestão implica fortemente em todas as áreas de uma empresa e consequentemente pode levá-la para o buraco;

Como você pode ver, são muitos os fatores que levam uma companhia à beira do abismo. A crise financeira, para um empreendimento mal gerenciado, apenas antecipa os problemas e decreta o fim muito mais rápido.

Mas isso já é algo muito comum no empreendedorismo do Brasil, porém, a história não precisa mais se repetir com a mesma frequência.

Pelo contrário, existem algumas formas que podem reparar esses erros, alavancar seu modelo de negócio, atrair cada vez mais clientes e principalmente, fazer o seu faturamento crescer significativamente.

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Entenda uma coisa: não existe um milagre que vá te dar a solução para os seus problemas, nem mesmo aumentar seus resultados do dia para a noite. Mas existem alguns métodos que podem e devem ser adotados o quanto antes em busca deste objetivo.

Veja bem, percalços fazem parte da jornada, mas o “pulo do gato” está justamente na forma como você age nos momentos delicados. Acredite, as maiores empresas do mundo já passaram por períodos de pré-falência. 

Talvez você não saiba, mas a Apple quase quebrou em 1990, quando Steve Jobs saiu do grupo. A Starbucks por pouco não fechou suas portas nos anos 2000, em meio a crise, por conta de uma má administração. E a BMW, que teve 14 anos de prejuízo acumulado, entre os anos 1945  e 1959.

Esses são apenas alguns exemplos de empresas que quase encerraram suas atividades logo no início e hoje são mundialmente conhecidas. O que elas têm em comum? Bem, todas foram em busca de alternativas – e claramente conseguiram encontrá-las, afinal, estão extremamente potentes no mercado.

Mas nós temos hoje uma alternativa extremamente eficaz, que todas essas instituições não tiveram naquela época, em meio às turbulências.

Uma estratégia que, além de aprimorar o seu “mindset”, vai te possibilitar conquistar esses 4 pilares:

  • Atrair mais clientes;
  • Conquistar clientes premium, ou seja, que pagam um ticket mais alto;
  • Aumentar consideravelmente o seu faturamento; e
  • Ter mais liberdade;

Se é disso que você está em busca, a solução para poder alcançar o sucesso dos negócios está aqui.

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