Conteúdo de Marca

Encontre a melhor corretora para seus investimentos

Mercados

Para você, investir é fazer uma poupança programada? Você sabe se seu gerente do banco oferece as melhores opções para alocar seu dinheiro? Renda Fixa ou Variável parecem expressões de bíblias de economia? Se você respondeu “sim” a alguma dessas perguntas, está na hora de mudar o cenário e começar a entender melhor o mundo dos investimentos para trilhar os caminhos da independência financeira.

Um levantamento feito pela Empiricus Research, primeira e maior empresa independente de publicações financeiras do Brasil, mostrou que 26% dos entrevistados nunca investiram por desconhecer o mercado financeiro e de economia como um todo. Outros 21% afirmaram não saber por onde começar. “Recebemos mais de 2 mil respostas, o que mostra um interesse no assunto, mas ao mesmo tempo uma falta de direcionamento do que fazer. Nesse sentido, trabalhamos para oferecer informação de qualidade com independência para que as pessoas possam tomar as melhores decisões de investimento”, diz a especialista Beatriz Cutait, que assina o relatório mensal Você Investidor.

Ela reforça que “sem a informação certa, o investidor se torna refém do gerente do banco ou do assessor de investimentos da corretora. É preciso falar de igual para igual. Conhecer as diversas oportunidades que o mercado oferece para uma infinidade de perfis de investidores”. Assim, fica muito mais fácil saber por onde começar.

Antes de começar

É preciso entender o mercado financeiro como um grande supermercado. Existem vários fornecedores que disponibilizam centenas de produtos em suas prateleiras. “Do CDB aos Fundos DI, do Tesouro Direto à Bolsa de Valores, dos Fundos de Investimento às operações com Opções. Na Empiricus, contamos com um time de analistas que busca as melhores oportunidades e estuda as taxas e as rentabilidades mais atrativas. Estudamos toda essa informação e recomendamos o que acreditamos ser o que há de melhor no mercado. A partir daí, nossos clientes decidem como vão investir de acordo seu perfil”, explica Beatriz.

Por onde começar: corretora independente ou banco?

“Por onde começar” é outro fator de preocupação do investidor. Para ter acesso à Bolsa, ao Tesouro Direto ou a um Fundo, é necessário investir por meio de um agente, que pode ser uma corretora independente ou um banco. “Em geral, nossos leitores perguntam: qual é a melhor corretora? É preciso deixar claro que não existe a melhor corretora. Existem casas com diferentes tipos de serviços e produtos e uma delas vai ser mais adequada para o seu perfil”, esclarece Beatriz.

A especialista esclarece que, “na Empiricus, recomendamos que o investidor dê preferência para uma corretora independente em virtude de três razões básicas: maior portfólio de produtos, custos menores, produtos com maior potencial de retorno”. Essa questão leva a outro ponto fundamental, que é a escolha de qual corretora você vai contratar.

Como escolher uma corretora

A especialista enumera alguns fatores importantes que devem influenciar na decisão: tecnologia, modelo de negócio prioritariamente on-line, ferramentas diferenciadas, diversidade de produtos e custos estão entre eles.

“Para ajudar o investidor a fazer a melhor escolha, a equipe do Você Investidor estudou o trabalho de 11 corretoras e destacou as informações mais importantes de cada uma delas. Nosso foco foi elaborar um material de fácil entendimento para que as pessoas percam o medo de investir e passem a dar um melhor destino a seu dinheiro”, conclui Beatriz.