Conteúdo EQI

Enquanto 52% dos brasileiros deixa dinheiro na mesa, um grupo de investidores está recebendo as melhores oportunidades; veja

14 maio 2025, 14:00 - atualizado em 14 maio 2025, 8:48
Dinheiro
52% da população não poupa nem investe, de acordo com última edição do Raio X do Investidor Brasileiro (Imagem: Canva Pro)

Mais da metade dos brasileiros não economiza nem investe, segundo a última edição do Raio X do Investidor Brasileiro, estudo anual da ANBIMA em parceria com o Datafolha.

A pesquisa, que ouviu pessoas de todas as regiões do país, revelou que 52% da população não poupa e tampouco aplica seu dinheiro. Já os demais se distribuem da seguinte forma:

  • 20% investem apenas na poupança;
  • 12% economizam, mas deixam o dinheiro parado;
  • 17% diversificam a carteira e aplicam em mais de um produto financeiro.

O que esses números podem nos dizer? Que a maioria da população está deixando passar oportunidades de crescimento patrimonial — mesmo em um cenário onde existem alternativas simples e seguras para colocar o dinheiro para trabalhar por elas.

O que você ‘deixa na mesa’ ao não investir 

Ao investir o seu dinheiro, você se coloca cada vez mais perto de alcançar grandes objetivos financeiros, como ter o seu imóvel próprio, garantir uma aposentadoria tranquila, ou se planejar para seus estudos.

Por outro lado, a falta de planejamento financeiro pode te colocar em verdadeiras “enrascadas”, seja numa situação de dependência de familiares ou do governo (que nem sempre é garantida), seja numa situação de endividamento caso haja algum imprevisto. 

Só economizar também não é suficiente. Isso porque deixar o dinheiro parado significa não apenas abrir mão de possíveis lucros, mas também perder poder de compra ao longo do tempo. 

A inflação corrói o valor do seu dinheiro, e sem um investimento que pelo menos acompanhe essa alta, você está, na prática, perdendo recursos mês após mês.

Felizmente hoje, investir não é mais coisa só de especialistas: qualquer pessoa pode começar com valores acessíveis. Há opções para todos os perfis — desde produtos conservadores até oportunidades com rentabilidades mais robustas.

Para quem acredita “não ter tempo ou conhecimento”, o maior risco é justamente ficar de fora.

Saiba que o mercado oferece opções seguras e acessíveis, como fundos imobiliários, títulos de renda fixa e fundos de infraestrutura, muitos deles com isenção de IR e potencial de rentabilidade acima da média. 

Só para citar alguns exemplos, selecionados pela corretora EQI:

  • Fundo de infraestrutura com CDI +3% ao ano, isento de IR;
  • Fundo imobiliário com até 17% de retorno em 2025 e dividendos mensais;
  • Fundo com CDI +2% ao ano, também isento de IR.

Confira outras oportunidades aqui. 

A EQI pode te ajudar a investir: tenha acesso às melhores oportunidades 

Uma das principais barreiras para quem nunca investiu é saber por onde começar. E é aqui que a EQI, corretora com mais de 80 mil clientes ativos e 40 bilhões de reais sob custódia, pode fazer toda a diferença. 

A corretora oferece suporte completo, desde o mapeamento do seu perfil até o aviso de novas oportunidades — como os fundos e produtos exclusivos que você viu acima.

Além disso, os clientes da EQI têm acesso antecipado a lançamentos e recebem orientações práticas para investir com segurança e eficiência.

Se você quiser investir em aplicações que podem te ajudar a alcançar seus objetivos mais rápido, a hora é agora.

Clique no botão abaixo e cadastre-se para receber informações em primeira mão sobre as melhores oportunidades de investimento disponíveis hoje no mercado. É 100% gratuito.

FAÇA SEU CADASTRO GRATUITO AQUI 

Compartilhar

Redatora do Money Times
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora para os portais Seu Dinheiro e Money Times
leticia.pinheiro@empiricus.com.br
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora para os portais Seu Dinheiro e Money Times