MT Labs

Enquanto gringos deixam a bolsa, investidores brasileiros podem encontrar “oportunidades de comprar ativos de altíssima qualidade”; aponta analista

25 out 2023, 12:00 - atualizado em 25 out 2023, 10:21
investidores estrangeiros dinheiro bolsa de valores ações lula
Para o CEO da Empiricus Research, Felipe Miranda, neste momento os investidores com foco no longo prazo podem investir nas melhores ações da bolsa pagando pouco (Imagem: Dreamstime/Montagem: Julia Shikota)

Na última quinta-feira (19), a B3 divulgou dados de movimentações na bolsa que mostraram que os investidores estrangeiros venderam cerca de R$ 197 milhões em ações. 

A “debandada” gringa pesou ainda mais sobre o Ibovespa, que chegou aos 113 mil pontos na última semana. 

A alta dos yields dos Treasuries pode ter sido um dos motivos da saída dos investidores estrangeiros da bolsa. 

Considerado o investimento mais seguro do mundo, os títulos de renda fixa americanos com vencimento em 10 anos estão pagando juros de 5% ao ano.

Nesse cenário, é esperado que muitos optem pelos juros “gordos” em dólar e segurança da renda fixa ao risco das ações. Especialmente em um mercado emergente como o Brasil. 

Em uma live para assinantes, o CEO da Empiricus Research, Felipe Miranda, apontou que este realmente é um bom momento para investir na renda fixa americana, mas também para investir na bolsa brasileira

Na visão do analista, “estamos diante daquelas raras oportunidades de comprar ativos de altíssima qualidade, a preços aviltantes”.

Por que investir na bolsa brasileira agora? 

Os investidores estrangeiros são responsáveis por uma importante fatia do fluxo de capital da bolsa brasileira. Assim, quando há saída dos gringos em grande contingente, isso chama a atenção do mercado.

Nesse cenário, muitos investidores podem sentir que deveriam estar fazendo o mesmo, mas é preciso ter cautela antes de tomar esta ou qualquer decisão.

Como disse anteriormente, os investidores estrangeiros têm um motivo para deixar a bolsa brasileira, que é a alta dos juros na renda fixa americana. 

Mas isso não quer dizer que esta é a decisão certa para o investidor que está no Brasil. Veja só o gráfico abaixo, que mostra o Preço sobre Lucro (P/L) do Ibovespa nos últimos anos: 

(Fonte: Empiricus Research)

Como você pode ver, atualmente a bolsa brasileira negocia muito abaixo da sua média histórica, a 11 vezes P/L

Por um lado, sim, isso significa que as ações brasileiras caíram bastante, o que “machucou” a carteira de muitos investidores. 

Contudo, isso também significa que é possível comprar ações de algumas das melhores empresas do Brasil com um desconto muito relevante. Isto é, por preços muito abaixo do que seria considerado justo.

Além disso, outra vantagem de investir em ações agora é ter a oportunidade de surfar a retomada da bolsa. Ninguém sabe exatamente quando as ações brasileiras vão voltar a subir, mas uma das máximas do mercado é: compre na baixa e venda na alta. 

Olhando para o preço lucro da bolsa neste momento, Felipe Miranda acredita que é hora de comprar, pois  o cenário é de ações baratas

Assim, o analista aponta que, historicamente, “o Ibovespa na casa dos 7x lucros costuma ser um excelente indicador antecedente de fortes retornos prospectivos em 18 ou 24 meses”, ou seja, não será de um dia para o outro. 

Por isso, os investidores com foco em longo prazo podem ter a oportunidade de investir em algumas das melhores ações da Bolsa para buscar renda passiva

Como montar, saindo do zero, uma fonte de renda aproveitando as oportunidades da bolsa brasileira?

Embora o momento ainda seja incerto, agora você já sabe que a saída dos investidores estrangeiros não significa necessariamente que você deve deixar as ações brasileiras fora da sua carteira. 

Por outro lado, saber quando e quais ações comprar pode fazer toda a diferença no seu projeto de investimentos. Especialmente, pensando na geração de renda passiva no longo prazo. 

Na visão do analista, “poucas coisas são menos arriscadas do que comprar uma excelente empresa no preço certo.”

Pensando nisso, a Empiricus Research está lançando o Projeto Renda. Trata-se de um treinamento onde o próprio Felipe Miranda, junto com os analistas Matheus Spiess e Larissa Quaresma, vão ensinar como montar do zero uma carteira de investimentos capaz de gerar fonte de renda passiva

Isto é, dinheiro caindo na sua conta sem que você precise necessariamente trabalhar para isso. 

E não se trata apenas de ações, com o “Projeto Renda” você vai aprender como investir em: 

  • Ações;
  • Fundos imobiliários; 
  • Ativos internacionais; 
  • Small Caps;
  • Renda fixa; 
  • Criptomoedas;
  • E muito mais.

E o melhor é que, depois de aprender todas essas formas para poder gerar renda extra, você poderá decidir quais delas vão fazer parte da sua estratégia. 

O início do projeto será apresentado no dia 13 de novembro, às 8h. Mas você já pode garantir a sua vaga na transmissão online e gratuita, fazendo o seu pré-cadastro

Além disso, terá acesso a comunidade no WhatsApp na qual poderá receber as informações iniciais do projeto. Se você ficou interessado, basta clicar no botão abaixo: 

QUERO FAZER O PRÉ-CADASTRO PARA PARTICIPAR DO ‘PROJETO RENDA’

Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.