Ibovespa subiu, mas o otimismo caiu: entenda por que esses gestores estão cautelosos com o Ibovespa e quais as ações no radar deles

No dia 20 de maio, o Ibovespa atingiu um novo recorde ao ultrapassar os 140 mil pontos, encerrando uma sequência de ganhos que resultou em uma valorização de 15%. Embora o marco tenha animado parte do mercado, outra parte se manteve cautelosa.
Para entender esse contraste de percepções, o BTG Pactual — o maior Banco de Investimentos da América Latina — realizou uma pesquisa de sentimento com gestores do mercado.
O resultado foi revelador: apesar da alta expressiva, houve uma diminuição de 13% no número de profissionais com perspectiva positiva em relação à bolsa.
Este é um sinal para não investir nos ativos de risco?
De acordo com os dados analisados pelo Banco BTG Pactual, cresce um desconforto entre alguns dos gestores devido a velocidade dessa valorização. E ficou perceptível que, o que antes era otimismo, agora dá lugar para uma postura mais cautelosa
Em abril de 2025, cerca de 12% dos investidores pretendiam reduzir suas posições em renda variável. No mês seguinte, esse número de investidores quase triplicou, chegando a 35%.
Assim, os analistas do BTG notaram que esse aumento pode ter sido motivado especialmente por parte de quem teme uma correção da bolsa no curto prazo.
GRATUITO TENHA ACESSO AO RELATÓRIO DO BTG PACTUAL
Como os gestores estão se posicionando na bolsa — e o que vem pela frente?
No relatório completo divulgado pelo BTG, os analistas revelaram o sentimento do mercado em relação aos ativos de risco brasileiros.
Além disso, o material também aponta quais são as ações preferidas dos gestores, tanto para compra quanto para operações vendidas. Por exemplo, os gestores continuam apostando fortemente nas ações de serviços básicos e do setor imobiliário. Enquanto isso, estão vendendo posições em setores de commodities e de educação (clique aqui para conferir todas as indicações).
Neste material, são destacados sinais dos possíveis movimentos no futuro, onde os analistas consideram pontos importantes, como:
- A percepção dos investidores com relação ao mercado: como o humor do mercado está se movendo — de eufórico para neutro — e o que isso indica sobre os próximos passos;
- Valuation: embora muitos papéis ainda sejam considerados “baratos”, cresce a parcela de investidores que acredita que os preços já estão justos;
- O fluxo de captação e resgates: os dados mostram para onde está indo o dinheiro — quem está entrando, quem está saindo e em que setores;
- O ciclo político de 2026: o cenário eleitoral já começa a pesar nas projeções e decisões dos grandes players.
O conteúdo do relatório traz mais detalhes sobre as projeções mais recentes dos gestores, com foco nos setores mais promissores e na dinâmica de rotação de carteiras que já está em andamento.
E a boa notícia é que agora você pode ter acesso a esse material gratuitamente. Isso porque o Money Times liberou esse relatório como cortesia para todos os leitores interessados.
Essa iniciativa faz parte de um trabalho de curadoria dos relatórios do BTG Pactual. Toda semana, nós selecionamos algumas recomendações do banco para os nossos leitores.
Portanto, para acessar essa e outras indicações de investimento, basta clicar no botão abaixo e liberar o seu acesso gratuito. Você não paga nada em nenhum momento, mas pode vir a lucrar muito com todas as informações que vai encontrar:
GRATUITO: SAIBA ONDE INVESTIR AGORA, SEGUNDO OS GESTORES CONSULTADOS PELO BTG PACTUAL
DISCLAIMER
Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).