Conteúdo Ripio

Entenda por que investir em Bitcoin é uma boa escolha para o longo prazo

A popularização entre pessoas, empresas e fundos de investimento e a assimetria em relação ao cenário macroeconômico atual nos levam a acreditar que o futuro do Bitcoin é promissor

Apesar do aumento da popularidade do Bitcoin, a descrença na criptomoeda continua sendo um tema recorrente, pois grande parte das pessoas ainda não sabe como classificá-la – seja pela baixa taxa de utilização em alguns lugares do mundo ou pela falta de debate.

A dúvida sobre o Bitcoin ser uma moeda ou um investimento ainda divide opiniões. Na prática, ele já é utilizado como meio de pagamento (motivo principal pelo qual foi criado) e forma de alocar dinheiro e captar rendimentos. Algumas instituições financeiras também o consideram uma classe de ativos.

O Bitcoin como investimento é atualmente a associação mais comum da criptomoeda. Mesmo assim, sua forte oscilação de preço leva muitos investidores a pensar duas vezes antes de entrar nesse mercado.

Mas essa alta volatilidade é ruim? Olhando para os fundamentos do Bitcoin sob uma perspectiva de longo prazo, chegamos à conclusão de que a popularização entre pessoas, empresas e fundos de investimento e a assimetria em relação ao cenário macroeconômico atual nos levam a acreditar que o futuro do criptoativo é promissor.

Mercado em crescimento

O volume de carteiras ativas de Bitcoin segue em tendência positiva. De acordo com dados da empresa de pesquisa em blockchain Glassnode, a quantidade de endereços únicos ativos na rede, tanto como remetente quanto como destinatário, apresentou uma trajetória consistente de expansão ao longo de 2020, principalmente no segundo semestre.

Em agosto do ano passado, a média diária do número de endereços ativos atingiu 1 milhão pela primeira vez desde o fim de 2017. Patamares próximos ou semelhantes foram vistos nos meses seguintes, sustentando o ciclo de alta da moeda digital.

A explicação é simples: se a demanda aumenta, o preço sobe. Isso se deve principalmente ao fato de o Bitcoin ter uma oferta limitada de aproximadamente 21 milhões de moedas. A verdade é que o mercado ainda é muito pequeno se for comparado a outros tipos de investimento, o que amplia o efeito da volatilidade, mas também cria um potencial de retorno bastante atrativo.

Sebastián Serrano, CEO da Ripio, destaca que o Bitcoin é uma opção de investimento assimétrica, o que significa que tem um risco de perda pequeno e um grande potencial de ganho.

“Olhando para o histórico dos últimos 11 anos da moeda, podemos ver que, apesar da volatilidade de curto prazo, o valor do Bitcoin se multiplicou e vem subindo desde sua criação”, afirma. Sebastián acredita que, se houver uma consolidação do Bitcoin acima dos US$ 20 mil, o ano de 2021 será de alta para a moeda.

O Bitcoin também tem a seu favor a característica de ser um investimento rentável. Dados da plataforma de ferramentas LookIntoBitcoin revelam que, desde o início da negociação da moeda, 3.791 dos 3.811 dias (99,5%) se mostraram lucrativos para ter Bitcoin. Mais uma vez, isso pode ser explicado pelo limite de disponibilidade do ativo no mercado.

O Bitcoin tem a seu favor a característica de ser um investimento rentável

Segurança e estabilidade

Acredite ou não, segurança também pode ser um fator atribuído ao Bitcoin. Números disponibilizados pela Glassnode mostram que a taxa de hashes da criptomoeda saltou ao longo dos últimos anos, chegando a apresentar uma nova aceleração nos meses de setembro e outubro de 2020.

A taxa mostra o número médio estimado de hashes produzido por mineradores em um segundo. Minerar Bitcoin requer um alto nível de investimento. Se a taxa está crescendo, mais pessoas estão investindo na mineração da moeda, o que contribui para a segurança e a estabilidade da rede, levando à valorização do ativo.

Investir em Bitcoin é seguro; basta saber em quem confiar. A Ripio, por exemplo, é reconhecida no mercado pelas soluções que simplificam qualquer investimento ou transação com bitcoins.

A empresa é um dos principais nomes no desenvolvimento da autorregulamentação do mercado brasileiro de cripto. Com o objetivo de trazer transparência e alertar sobre fraudes, a Ripio disponibiliza guias e artigos em sua plataforma Launchpad.

Para investir e realizar transações com Bitcoins de maneira simples, conheça a carteira da Ripio, onde é possível gerenciar todos os seus investimentos em criptomoedas e ativar medidas de segurança para proteger ainda mais a conta. O aplicativo está disponível para iOS e Android.