MT Labs

Não é PETR4: essa ação de petroleira pode subir 66% ainda em 2025, diz BTG Pactual; hora de comprar?

20 maio 2025, 17:00 - atualizado em 20 maio 2025, 16:55
petróleo 3r rrrp3 petroleira ações ação
Ação que sofreu com a queda do preço do petróleo dos últimos tempos tem recuperado perdas na B3 e tem espaço para se valorizar muito mais, além de pagar bons dividendos, segundo o BTG; saiba qual é (Imagem: Canva/Montagem: Giovanna Figueredo)

Desde o ano passado, os preços do petróleo não vêm em boa performance – e acumulam queda de pouco mais de 12% este ano, com base no fechamento da última segunda-feira (20). Essa queda se dá por fatores geopolíticos, como:

  • Guerra comercial entre EUA e China, que pressiona os custos de produção;
  • Crescimento econômico mais lento na gigante asiática, reduzindo a demanda pelo combustível;
  • Avanço da transição energética para fontes de energia renováveis. 

Tudo isso pressionou não apenas os índices de preço do petróleo, mas, consequentemente, as empresas ligadas à commodity

No Brasil, a empresa que demonstrou mais sensibilidade a essa situação foi a Prio (PRIO3) – e suas ações chegaram a despencar 20% na B3 na primeira semana de abril, atingindo a mínima do ano. 

Mas a boa notícia é que a empresa já está recuperando as perdas e, o melhor, pode gerar bastante valor aos seus acionistas no médio prazo, segundo o BTG Pactual.

Queda da Prio (PRIO3) é oportunidade: papéis podem subir até 66%, segundo BTG Pactual

“Apesar dos riscos macroeconômicos, vemos o fraco desempenho recente da Prio […] como uma oportunidade, com a ação oferecendo um dos mais atrativos perfis de risco-retorno da nossa cobertura”, afirmam os analistas do BTG Pactual em nota publicada na última terça-feira (13).

Um dos principais motivos por trás do otimismo com a Prio é o anúncio da compra de 60% do campo de Peregrino, na Bacia de Campos (RJ). A aquisição foi recebida com olhares positivos, e ajudou a recente recuperação dos papéis na bolsa, mesmo em meio ao momento de mercado difícil. 

Considerando a nova aquisição, o BTG Pactual recalibrou o preço-alvo para as ações, deixando-o em R$ 65.  Apesar de ser um ajuste “para baixo”, considerando que antes era R$ 68, o valor ainda representa um potencial de valorização explosivo – de 66% em relação aos níveis atuais. 

Além disso, os analistas do banco esperam que a empresa também se torne uma “pagadora consistente de dividendos” a partir de 2027. Para o investidor que não tem pressa, esse também pode ser um atrativo.

E então, chegou a hora de comprar? A resposta definitiva você confere na edição do Money Picks desta semana. 

Confira os demais destaques da última edição do Money Picks

Além da Prio, o Money Picks desta semana trouxe um compilado de outras ações que também estão na mira dos analistas de mercado no momento.

Você pode clicar no link abaixo para assistir à última edição e conferir na íntegra as teses de investimento mais quentes da semana:

Veja só o que você encontra como destaque nesta edição do programa:

  • Uma empresa que pode ter ficado cara demais
  • Duas empresas financeiras para comprar pensando no futuro;
  • Bônus: uma empresa em transformação que já subiu 20% em 2025.

Bônus gratuito: +70 carteiras recomendadas pelos principais bancos e casas de análise brasileiros

O Money Picks é só o começo para quem deseja ficar por dentro das recomendações mais quentes do mercado. Caso você deseje se aprofundar no tema, um bônus especial foi preparado para você. 

Basta clicar aqui, ou no link ao final da matéria, para receber gratuitamente uma curadoria com mais de 70 carteiras recomendadas pelos principais nomes do mercado brasileiro – e acompanhadas mensalmente pela equipe do Money Times. 

São carteiras com foco em:

  • Ações;
  • BDRs;
  • Dividendos;
  • Fundos imobiliários.

O acesso ao conteúdo é uma cortesia do Money Times, e consegui-lo é bem simples. Clique abaixo e siga as instruções na tela:

LIBERADO: +70 CARTEIRAS RECOMENDADAS GRATUITAMENTE

Compartilhar

Jornalista no mercado financeiro desde 2022. Pós-graduanda em Economia, Investimentos e Banking pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Escreve para os portais Seu Dinheiro e Money Times, e já passou por casas como Itaú BBA e XP.
anna.zeferino@empiricus.com.br
Jornalista no mercado financeiro desde 2022. Pós-graduanda em Economia, Investimentos e Banking pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Escreve para os portais Seu Dinheiro e Money Times, e já passou por casas como Itaú BBA e XP.