MT Labs

Essa profissão paga tão bem quanto a área da saúde e não exige faculdade: veja como buscar uma vaga

18 nov 2023, 18:00 - atualizado em 17 nov 2023, 17:06
Estudos notebook
Remunerações podem chegar à casa dos dois dígitos e o home office é permitido (Imagem: Shutterstock/Prostock-studio)

De acordo com um levantamento conduzido por uma economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), médicos, matemáticos, atuários, estatísticos, geólogos, geofísicos e engenheiros mecânicos foram alguns dos profissionais com os melhores salários no segundo trimestre de 2023. 

Só que, para chegar a essa conclusão, o estudo em questão analisou apenas dados das 126 profissões listadas na PNAD Contínua do IBGE e se restringiu a pessoas com ensino superior. Por isso, uma grande oportunidade de carreira ficou de fora. 

Trata-se de uma profissão que não exige graduação, paga salários de R$ 13 mil em média, permite conciliação com outro trabalho e, em grande parte dos casos, pode ser exercida diretamente de casa.

Se você ainda não sabe de qual ocupação estamos falando, continue lendo este texto. Além de se aprofundar nela, também vamos te mostrar como dar o primeiro passo para ir atrás das altas remunerações que ela oferece.

Ganhar dinheiro redigindo textos? Veja como é possível

Copywriter: esse é o nome do profissional de que as empresas estão em busca para colaborarem com seus projetos. 

Em resumo, ele é responsável por escrever textos persuasivos, que demonstram as vantagens de tomar determinadas atitudes, como clicar em uma página ou comprar um produto. 

Na maioria das vezes, o objetivo é transformar um simples leitor/ouvinte em potencial cliente – o que pode ser feito por meio de roteiros, anúncios, e-mails, posts nas redes sociais e diversos outros formatos. 

A essência está em conseguir conciliar os interesses do público com o que se deseja apresentar.

As organizações pagam extremamente bem para quem é capaz de fazer isso no Brasil – cerca de 10 vezes mais que o salário mínimo nacional. 

Mas, assim como o estudo da FGV, esse número não retrata (ao menos completamente) a realidade da profissão. Basicamente, por dois motivos:

  1. Os copywriters também trabalham como freelancers, pegando projetos que lhes interessam e pagam bem;
  1. A remuneração nessa área é muito baseada no resultado alcançado e pode ainda contemplar comissões extras

Por isso, na prática, essa média de R$ 13 mil mensais pode ser facilmente ultrapassada.

CLIQUE AQUI PARA APRENDER SOBRE COPYWRITING COM UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS DO BRASIL

O que é preciso para se tornar um copywriter?

Embora não seja necessário possuir ensino superior para trabalhar com copywriting, os recrutadores e contratantes esperam que os profissionais possuam uma boa escrita, gramática e capacidade de argumentação.

Não à toa, profissionais formados em comunicação social como jornalistas, publicitários e relações públicas costumam se candidatar às vagas disponíveis – o que, de forma alguma, significa que são só eles que as conquistam.

Hoje, quem se destaca nesse segmento do mercado de trabalho é quem consegue produzir textos adequados ao público através de uma linguagem simples. Algo que pode ser feito por uma pessoa vinda de qualquer área, com ou sem graduação.

4 aulas de copywriting gratuitas

Para conhecer mais sobre essa profissão, uma boa alternativa são as quatro aulas disponibilizadas gratuitamente pelo Grupo Empiricus

Essa gigante do mercado financeiro possui alguns dos maiores copywriters do Brasil e, de tempos em tempos, prepara uma formação exclusiva para fomentar a área que salvou sua primeira empresa:

Anos atrás, a ideia de pagar por um relatório com ideias de investimento era completamente inimaginável, dado que muitas instituições financeiras ofereciam isso de graça. Mas, a partir de técnicas de copywriting importadas dos Estados Unidos, a Empiricus Research conseguiu mostrar que existia um diferencial no que oferecia e validar seu modelo de negócio.

(Página de cadastro da formação disponibilizada pelo Grupo Empiricus)

Como é possível ver na imagem acima, o conteúdo desta edição vai ser ministrado pelo diretor de marketing Roberto Altenhofen e deve abordar formas de buscar altas conversões de vendas na internet.

Ele é considerado um dos maiores especialistas quando se trata de escrita persuasiva e afirma que vai focar não só em quem tem interesse em migrar para esse tipo de cargo, como também em quem deseja conciliar trabalhos de copywriting com outra atividade.

Para se inscrever, basta clicar no link abaixo.

[GRATUITO] QUERO ASSISTIR ÀS QUATRO AULAS ONLINE DE COPYWRITING