MT Labs

Este FII de terras agrícolas pode subir 12% e pagar proventos de 9,5% em 12 meses

31 ago 2022, 8:00 - atualizado em 30 ago 2022, 22:58
FII-fazenda-agro-soja
Fundo imobiliário está entre os quatro melhores investimentos no agronegócio selecionados por casa de análise; confira. Imagem: Envato Elements.

O Mato Grosso é o maior produtor de grãos do Brasil. Segundo dados de 2020 do IBGE, o Estado possui mais de 15 milhões de hectares de grãos, somando soja (9.989.649) e milho (5.318.762).

A produção é tão acelerada que, se não organizar direitinho, os grãos ficam do lado de fora.

mato grosso armazem de graos
Fonte: G1.

Um fundo imobiliário ligado ao agronegócio está fazendo sucesso entre investidores que, mesmo dentro de grandes cidades, querem estar expostos à essa produção explosiva.

Funciona de uma forma bem simples: o fundo gira em torno da aquisição de terras agrícolas produtivas, a partir de contratos de locação de longo prazo e corrigidos pela inflação.

O formato é o de sale & leaseback, ou seja, o fundo compra as propriedades e elas são alugadas pelos seus vendedores. O modelo minimiza o risco de crédito dos produtores, uma das principais preocupações quando se investe no setor.

Um dos pilares principais do fundo é justamente a aquisição de terrenos para a produção de culturas tradicionais de soja, milho e algodão, mas não se restringe apenas a isso.

O foco é gerar uma renda extra elevada ao investidor, com expectativas de gerar até 9,5 % nos próximos 12 meses, sem falar em uma valorização da cota da ordem de 12%. Saiba mais neste material gratuito.

Grãos: a realeza do Agro

Por mais que o Brasil seja um grande exportador de carne de frango e de carne bovina, é na produção de grãos que o lucro é exponencial. Especialmente quando se fala em um grãozinho com tons de bege: a soja.

O Agro nacional não só é o maior exportador de soja do planeta, como também detém expressivos 50% do total de exportações globais do grão. Só em 2021, a produção de soja alcançou o valor de R$ 398,1 bilhões e o foi o principal destaque (com folga) do setor, segundo dados do IBGE.

A safra de 2020/2021 superou 135 milhões de toneladas segundo a Embrapa, tornando-se uma das maiores da história do agronegócio nacional. Além disso, a soja brasileira é a principal escolha para o maior comprador do grão no mundo: a China. No ano passado, o país asiático importou cerca de 58.15 milhões de toneladas.

Mas voltando ao cenário nacional, a soja também se destaca como uma das culturas mais lucrativas da lavoura. A safra 2019/2020, vista por especialistas como uma das mais lucrativas da história, chegou a ter lucros líquidos de 41,7% nas áreas mais produtivas do Brasil.

CONHEÇA O FII QUE INVESTE NA PRODUÇÃO DE SOJA E PODE SUBIR 12%

Por mais que a soja seja a estrela, o milho, que foi citado brevemente, também não fica como coadjuvante. A exportação do grão amarelado em junho deste ano foi 1.040% maior que em junho de 2021, mostrando uma alta produtividade do grão e um mercado externo com temperatura elevada.

Definitivamente, os grãos fazem parte da realeza da agropecuária nacional. Como prometido, hoje você vai ter acesso a uma joia dessa coroa. Sem precisar pegar em uma enxada sequer ou nem mesmo ter que pisar num campo.

FII DE GRÃOS: ENTENDA A TESE POR TRÁS DESSE INVESTIMENTO

Agro: um trator que não para 

Já se perguntou como participar dos lucros do Agro, setor trilionário responsável por 50% de todas as exportações do país?

Mesmo em tempos sombrios de pandemia, o setor contribuiu com 27,4% do PIB brasileiro em 2021. Os dados, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP, mostram que a contribuição é a maior desde 2004.

Em 40 anos, o setor foi de provincial para o que elevou o Brasil ao posto de terceiro maior produtor de alimentos do mundo. Com resultados explosivos a cada semestre, era inevitável que o Agro atraísse cada vez mais atenção, inclusive do mercado financeiro.

Além do fundo que apresentamos, alguns investimentos chegaram para quebrar a ideia de que somente grandes fazendas e produtores podem lucrar com as safras recordes.

Combo Agro: acessando o motor da economia nacional

Talvez você não esteja muito interessado nos fundos imobiliários. Ou talvez, agora que você descobriu a lucratividade desse fundo, queira mais opções para a sua carteira mais “rural”. Por sorte, esse não é o único investimento disponível para acessar com facilidade o motor da economia nacional.

Este combo especial de Agro, preparado por uma equipe de analistas da Empiricus, reúne uma série de aplicações. Ação, Fiagro, renda fixa, além de mais detalhes do fundo imobiliário citado nesta matéria.Tudo isso reunido em um único artigo totalmente gratuito, uma cortesia Vitreo.