Conteúdo EQI

Taxação das LCIs e LCAs deve aumentar a procura por títulos isentos de IR; veja como não cair em ‘ciladas’

30 set 2025, 12:00 - atualizado em 30 set 2025, 11:38
LCAs e LCIs
Com o possível taxação das LCIs e LCAs, muitos investidores já estão correndo para garantir títulos isentos de IR, mas EQI alerta que tal comportamento pode causar prejuízo

Há alguns meses, o mercado de renda fixa segue aguardando a decisão sobre o possível fim da isenção de Imposto de Renda em alguns títulos, proposta na Medida Provisória (MP) 1.303/25. Na última semana, o tema ganhou um novo capítulo, com o parecer do relator e a sugestão de taxar das LCIs e LCAs.

O texto apresentado por Carlos Zarattini, relator da proposta, sugere algumas mudanças na versão original. Uma delas foi o aumento da alíquota de IR para esses títulos que passaria a ser de 7,5% ao ano ante os 5% previstos anteriormente.

Assim, a proposta segue em tramitação no Congresso e deve ser votada até o dia 8 de outubro, para continuar válida. Se aprovada, as mudanças entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026

Nesse cenário, a expectativa dos analistas da EQI Investimentos é de que haja uma corrida em busca dos títulos que devem permanecer isentos, mesmo após a MP. Como por exemplo, os CRIs, CRAs e as debêntures incentivadas

RECEBA AS MELHORES RECOMENDAÇÕES DE TÍTULOS ISENTOS NO SEU CELULAR

‘Caça’ aos títulos isentos pode gerar perdas para o investidor; saiba como se proteger

A MP que prevê o fim da isenção de IR nos títulos de renda fixa é uma alternativa ao aumento do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras). Assim, além das LCIs e LCAs, o projeto estabelece o fim da tabela regressiva de Imposto de Renda para os títulos públicos. 

Esta nova regra deve impactar diretamente os investidores de longo prazo, visto que esses títulos podem ter uma taxa fixa de 17,5% ao invés de uma alíquota mínima de 15% após dois anos. 

Vale ressaltar que, no caso dos títulos públicos, a regra vai valer para ativos já adquiridos e estoques.

Nesse cenário, um movimento natural — e que já está acontecendo — é a maior procura por títulos isentos como as debêntures, CRIs e CRAs. 

Contudo, os analistas da EQI alertam que a “caça” por esses ativos pode trazer prejuízos para os investidores.

Eles apontam que, o aumento da demanda por títulos isentos “pressionou negativamente os spreads de crédito”

Ou seja, com muitos investidores buscando por esse ativos, os emissores passaram a oferecer retornos cada vez menores em relação à taxa básica de juros, a Selic

Entretanto, uma possível reversão dessa demanda pode penalizar esses investidores que aceitaram esses spreads mais comprimidos. 

Isto é, os analistas acreditam que, se confirmada a isenção para os CRIs, CRAs e debêntures, a procura por esses ativos deve diminuir, fazendo com que o retorno oferecido volte a subir. 

Nesse cenário, quem correu para comprar esses títulos, por medo do fim da isenção, pode ver o seu investimento perder valor na marcação à mercado

Por isso, eles alertam que a isenção não deve ser o único critério para escolher títulos de renda fixa neste momento. 

É importante contar com a ajuda de profissionais capacitados para avaliar a qualidade do crédito, o prazo e as taxas de cada ativo. 

Pensando nisso, a EQI Investimentos criou um grupo exclusivo para recomendar títulos que, além de isenção de IR, podem oferecer retornos de até IPCA + 10% ao ano

Receba alertas dos melhores títulos isentos de IR com a curadoria da EQI Investimentos

Como visto, a isenção de Imposto de Renda em algumas categorias da renda fixa não é sinônimo de que você está fazendo boas escolhas. Especialmente, neste momento em que mudanças importantes estão para acontecer na tributação de diversos títulos. 

Mas a boa notícia é que você pode contar com ajuda especializada para investir nos melhores produtos da renda fixa, com isenção de IR. 

Isto porque você pode fazer parte de um grupo exclusivo da EQI Investimentos. Trata-se de uma comunidade que recebe diariamente alertas com alguns dos melhores títulos do mercado. 

A curadoria do time de produtos da EQI se encarrega de buscar ativos que, além da isenção de IR, oferecem taxas atrativas e qualidade de crédito. 

Nesse sentido, a casa recomendou recentemente, um CRI, com prazo de 10 anos e  retorno de IPCA + 10% ao ano, isento de IR. Ou seja, uma taxa que pode mais que dobrar o seu investimento, e o melhor: acima da inflação

E você pode ter acesso à esta e outras recomendações no grupo exclusivo da EQI. Para liberar o seu acesso basta seguir estes três passos:

  1. Clique neste link e faça o seu cadastro gratuito; 
  2. Mantenha o seu telefone por perto – um especialista da EQI vai entrar em contato com você;
  3. Entre para o grupo e receba os alertas com as melhores recomendações da renda fixa. 

Então, se você quer ter a oportunidade de investir em títulos isentos, com a curadoria especializada da EQI Investimentos, clique no botão abaixo: 

RECEBA AS MELHORES RECOMENDAÇÕES DE TÍTULOS ISENTOS NO SEU CELULAR

Compartilhar

Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
isabelle.santos@empiricus.com.br
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.