MT Labs

Fizeram as pazes? Primeiro ano de governo Lula ‘surpreendeu para cima’ Campos Neto e lista de ações pode se beneficiar de melhora da economia

14 dez 2023, 8:00 - atualizado em 14 dez 2023, 7:45
lula campos neto selic
O ano de 2023 foi “bem melhor que o esperado”, segundo Campos Neto, e o fator decisivo que pode fazer a bolsa continuar subindo deve se intensificar em 2024. (Imagem: Agência Brasil/Montagem Felipe Alves)

Uma briga que marcou 2023 parece estar dando trégua nos últimos dias. O presidente Lula e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, trocaram inúmeras “farpas” desde o início deste ano.

Mas depois de meses de atrito, Campos Neto levantou a bandeira branca e afirmou que o ano de 2023 – o primeiro do governo de Lula – foi bem melhor que o esperado:

“Tínhamos projeções de crescimento de 0,5% e eu tive que escutar várias vezes ao longo do ano que o crédito iria colapsar, que os juros iriam fazer as empresas quebrarem e o desemprego iria subir. Não aconteceu nada disso”, disse em reunião no início do mês.

Para o presidente do BC, “o crescimento da economia brasileira surpreendeu para cima”, os números do desemprego foram melhores do que era esperado e a inflação também foi menor do que as expectativas.

E a boa notícia é que essa visão mais positiva de Campos Neto sobre o cenário macroeconômico brasileiro sobre o primeiro ano de governo Lula pode colocar dinheiro no seu bolso. Explico…

Banco Central vai continuar otimista em relação aos juros brasileiros?

Segundo Campos Neto, esse mix de fatores positivos sobre o ano de 2023 abre espaço para a continuidade dos cortes da taxa Selic. O banqueiro central defende que as quedas no ritmo de 0,5% são apropriadas para o cenário atual e podem seguir nas próximas reuniões.

Neste contexto, quem pode se dar bem é o investidor de ativos de risco, como as ações. Isso porque quando a economia performa bem e a taxa básica de juros se mantém baixa, as ações brasileiras podem ter um desempenho positivo – o que gera maiores lucros para os investidores.

Veja só a relação entre o Ibovespa e a taxa Selic nos últimos 20 anos:

Percebe que existe uma relação inversamente proporcional entre os dois indicadores? Quando a Selic cai, o Ibovespa sobe – e o contrário também ocorre. Agora, com a expectativa de que os juros continuem em queda (Boletim Focus projeta Selic a 8,5% a.a. em 2025), a bolsa brasileira pode ter um desempenho positivo.

E isso já começou a acontecer. Desde o início do ano, o Ibovespa acumula uma alta de mais de 19%, mas esse pode ser só o início de um ciclo bem positivo para as ações, segundo os analistas da Empiricus Research.

A expectativa da equipe de análise é de que os ativos de risco continuem performando de forma bem atraente no próximo ano, tanto por conta do cenário promissor para a economia brasileira, quanto pela “ajuda” do mercado externo também mais positivo.

Mas é claro que, mesmo em um cenário de possível rali da bolsa – em que a maioria dos ativos sobe de forma generalizada – é preciso separar o “lixo” do que de fato vale a pena para a carteira.

Pensando nisso, a equipe de análise da Empiricus Research fez uma seleção gratuita de 10 melhores ações para investir agora e aproveitar o otimismo dos investidores em meio a um cenário econômico mais positivo.

VEJA AQUI QUAIS SÃO ESSAS 10 AÇÕES (É TOTALMENTE GRATUITO)

Estas 10 ações podem surfar as possíveis altas da bolsa nos próximos meses – vai ficar de fora?

Estes 10 papéis selecionados pelos analistas da Empiricus Research combinam:

  • Preços abaixo do que de fato valem;
  • Bons fundamentos de médio e longo prazo;
  • Algum gatilho para valorização no curto prazo.

Trata-se de uma carteira diversificada, pensada para capturar as possíveis altas da bolsa nesse ambiente mais promissor sem abrir mão de ativos de qualidade.

Para ter ideia do potencial da carteira, uma das ações desse portfólio saltou nada menos do 56% em novembro.

É inegável que o mês como um todo foi bastante positivo para a bolsa brasileira. O Ibovespa subiu 12,5% durante o período e, portanto, a maioria dos ativos também teve performance positiva.

Mas veja bem: esse papel subiu 3 vezes mais que o índice no período. E não estamos falando de um caso isolado ou de papéis cujo o potencial de valorização já ficou no passado.

Embora os ativos dessa carteira tenham valorizado – e muito – durante o mês de novembro, quando houve a virada da bolsa, a equipe de análise acredita que ainda há bastante espaço para altas nesse portfólio.

Essa mesma ação que subiu 56%, por exemplo, ainda pode mais do que dobrar de valor, segundo estimativas dos analistas.

E essa projeção atraente está diretamente relacionada ao ambiente mais positivo para a economia brasileira e a perspectiva de continuidade da queda dos juros por parte de Campos Neto, tanto por conta do aumento do apetite ao risco quanto pela melhora dos resultados operacionais dessas empresas.

A boa notícia é que qualquer investidor interessado em aproveitar o otimismo na bolsa brasileira pode conhecer essa carteira de 10 melhores ações sem pagar nem um centavo.

Não há nenhuma pegadinha: a Empiricus Research está liberando acesso a esse portfólio de forma 100% gratuita e o único requisito para acessá-lo é ter um computador ou celular com acesso à internet.

Portanto, tudo o que você precisa fazer é clicar no botão abaixo e seguir as instruções para liberar seu acesso à carteira. Lembre-se: você não tem nada a perder. Uma das ações desse portfólio pode mais do que dobrar de valor e você tem a chance de capturar esse potencial lucrativo agindo agora:

CARTEIRA COMPLETA: CONHEÇA GRATUITAMENTE AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR AGORA CLICANDO AQUI

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.