Conteúdo Empiricus

‘Flávio Day’ é um recado para os investidores, diz analista da Empiricus; entenda como montar uma carteira ‘imune’ às eleições 

17 dez 2025, 16:00 - atualizado em 16 dez 2025, 11:18
Pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República fez o Ibovespa perder máximas, mas analista da Empiricus aponta que algumas ações vão performar bem independentemente do resultado das eleições

Há cerca de uma semana, Flávio Bolsonaro, filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro, movimentou as manchetes dos noticiários. O anúncio de que havia recebido do pai a incumbência de se lançar como pré-candidato à Presidência da República assustou o mercado.  

A declaração caiu como uma surpresa até mesmo entre aliados. A escolha, no entanto, não foi bem recebida por lideranças partidárias nem pelo mercado financeiro, que vinham defendendo um nome considerado mais pragmático e competitivo eleitoralmente, como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas

No dia 5 dezembro, apelidado de “Flávio Day”, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, caiu 4,31% perdendo o patamar histórico dos 165 mil pontos.  

Ao longo da semana, o índice tentou se recuperar, mas acumulou perda de 2% entre o evento e o fim do pregão de sexta-feira (12).  

Nesse cenário, é natural que muitos investidores comecem a questionar qual seria a melhor estratégia: abandonar de uma vez por todas as ações brasileiras ou partir para o tudo ou nada? 

Segundo Ruy Hungria, analista da Empiricus Research, “a resposta parece estar no meio”. Ele aponta que, a bolsa brasileira ainda segue barata e é possível investir em ações “imunes” a disputa eleitoral

O sonho não acabou, mas não é para colocar qualquer ação na carteira 

Ruy Hungria explica a que a queda da bolsa no “Flávio Day” se deve ao fato de que o sobrenome Bolsonaro tem ampla rejeição no mercado e tende a empurrar votos de eleitores do centro para a esquerda

Em outras palavras, a entrada de Flávio aumenta as chances de reeleição de Lula. Para o mercado, a extensão do mandato do presidente petista poderia significar que a questão fiscal seguirá sem uma resolução adequada.  

Consequentemente, os juros ficariam elevados por um período ainda maior, o dólar seguiria valorizado em relação ao real e o Ibovespa não chegaria aos 200 mil pontos tão cedo, ressalta Hungria.  

Entretanto, o analista aponta que, mesmo no que seria considerado o pior cenário, para a bolsa, nada disso impediria algumas ações de performarem bem.  

“O que eu sei é que aquelas empresas que tinham marca forte, boa gestão, geração de caixa e eram pagadoras de dividendos seguirão com suas marcas, boa gestão e dividendos, independente de quem estiver no poder em 2027.” 

Ele aponta que a bolsa segue barata e para empresas com estas características, o cenário macro tem certa influência, mas não é o determinante para o sucesso. 

Assim, para os investidores que estão em dúvida se ainda vale a pena apostar na bolsa brasileira a resposta do analista é: sim, desde que o foco seja rechear a carteira com boas empresas.  

Foi dessa forma que, em 2025, a carteira “Vacas Leiteiras”, da Empiricus entregou um retorno de 50%, contra 32% do Ibovespa. Isso sem contar os 41 pagamentos extras para quem seguiu à risca a estratégia.  

E para 2026 os analistas da casa estão já estão preparando um novo “calendário de pagamentos” e a boa notícia é que você pode acompanhar a série e seguir as recomendações de forma gratuita pelos próximos 90 dias.  

SAIBA COMO INVESTIR EM 2026 E BUSCAR ATÉ 41 PAGAMENTOS EXTRAS  

‘Vacas Leiteiras’: veja como liberar o seu acesso gratuito 

O objetivo da série “Vacas Leiteiras” é buscar renda passiva por meio dos dividendos. Para isso, a casa seleciona empresas sólidas, com boa gestão, previsibilidade de caixa e histórico de bons pagamentos de proventos. Justamente as características que Ruy Hungria aponta que o investidor deve buscar neste momento.  

Assim, o investidor interessado, pode conhecer as recomendações da série focada em dividendos e aprender como colocar essa estratégia de renda extra em prática.  

Isso porque, a Empiricus Research vai liberar o acesso cortesia à série “Vacas Leiteiras” durante 90 dias.     

Ao liberar o seu período de “degustação” você vai ter:  

  • Relatórios semanais sobre o mercado e as ações da carteira;  
  • Podcasts mensais em que os analistas tiram as dúvidas dos assinantes;  
  • Radar de renda: recomendações extras para fazer operações no mercado de opções;  
  • Cronogramas de pagamento de dividendos das empresas recomendadas;  
  • Livros digitais e planilhas para impulsionar seus conhecimentos sobre investimentos;  
  • Cursos sobre ações – e muito mais.   

Então, se você quer investir em ações resistentes as turbulências da bolsa e ainda ter a oportunidade de buscar renda extra “pingando na conta” todos os meses, com dividendos, clique no botão abaixo e libere o seu acesso gratuito à série “Vacas Leiteiras”:  

SÉRIE VACAS LEITEIRAS: LIBERE SEU ACESSO CORTESIA 

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
Leia mais sobre:

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar