MT Labs

Fundos imobiliários ‘com desconto’ podem trazer bons retornos a investidores ainda este mês; confira

19 maio 2025, 17:00 - atualizado em 19 maio 2025, 16:47
fundos imobiliários - ifix -
Após encerrar 2024 amargando perdas, os FIIs estão ‘dando a volta por cima’ em 2025; veja as melhores oportunidades no setor para maio (Imagem: Getty Images/Canva Pro)

O mercado de fundos imobiliários apresentou recuperação significativa nestes primeiros meses de 2025, após encerrar o ano passado com resultados nada animadores.

O Ifix (principal índice dos FIIs brasileiros) acumula alta de cerca de 10% em 2025 até agora, recuperando a queda acumulada de 5,89% registrada ao final de 2024.

A queda anterior foi, em grande parte, justificada pela pressão do ciclo de alta dos juros no Brasil. Mas apesar de o ciclo de alta ainda não ter chegado ao fim, a explicação para a recuperação dos FIIs pode se dar desta forma: talvez a queda tenha ido longe demais.

“Parte dessa alta expressiva que estamos tendo agora, esse ano, vem de grande descontos que o mercado operava – e opera ainda”, afirma Daniel Marinelli, analista de fundos imobiliários do BTG Pactual.

Em entrevista à edição de maio do programa Onde Investir, do Seu Dinheiro (portal de notícias parceiro do Money Times), Marinelli defendeu que, a partir de agora, é possível olhar para estes ativos descontados com viés mais otimista.

“A gente ainda tem desconto. Acho que essa é a grande notícia, a notícia positiva aqui”, afirmou. Ou seja, os preços estão bons, enquanto o potencial é de valorização para os próximos meses. 

O cenário pode se mostrar ainda mais atrativo para os FIIs em breve, especialmente por conta do possível início do ciclo de afrouxamento monetário – que pode favorecer o custo do crédito para imóveis (no caso específico dos FIIs) e atrair mais investidores para a renda variável, de forma geral.

Mas aqui já vale ressaltar um ponto: enquanto os juros não caem, algumas classes de FIIs podem permanecer um pouco mais sensíveis aos juros altos, enquanto outras estão se saindo melhor. Ou seja, as melhores oportunidades podem estar em ativos específicos.

Esta classe de FIIs está com 20% de desconto – e pode trazer dividendos de até 14% ao ano

Especialmente para o mês de maio, o analista aponta uma classe especial de fundos imobiliários que pode ser a melhor aposta para o investidor. 

Estes fundos:

  • São semelhantes aos Fundos de Fundos (FoFs), com estratégias diversificadas, mas um regulamento mais flexível para investir; 
  • Têm apresentado dividendos atrativos, próximos aos registrados entre os fundos de crédito – dividend yield entre 12 e 13% ao ano;
  • Também estão com preços descontados e grande potencial de valorização.

Nesta classe de FIIs (conheça aqui), “você consegue comprar bons [ativos] com 12, 13, 14% de dividendos isentos [de Imposto de Renda], e mais de 20% de desconto em relação ao valor patrimonial”, afirma Marinelli.

Mas, como sempre, em nome da diversificação, o ideal não é apostar todas as fichas em um único setor. 

Ativos representantes dessa classe de fundos fazem parte de uma curadoria mais ampla, com 18 fundos imobiliários de diversas categorias, selecionados a dedo por Daniel Marinelli e o time de research do BTG Pactual.

E a boa notícia é que, se você deseja conhecer esta carteira com todas as recomendações de investimento para este mês, o Money Times pode te ajudar com isso.

Acesse +70 carteiras recomendadas por grandes nomes do mercado financeiro

O Money Times está disponibilizando como cortesia o acesso à carteira recomendada do BTG Pactual, com os fundos imobiliários mais promissores para investir esse mês.

Mas não só isso: clicando aqui ou no botão ao final da matéria, você pode acessar também mais de 70 outras carteiras recomendadas por grandes nomes do mercado brasileiro, acompanhadas mensalmente pelo portal.

São mais de 70 carteiras selecionadas cuidadosamente para o momento atual de mercado, com foco em: 

  • Ações;
  • BDRs;
  • Dividendos;
  • Fundos imobiliários.

Basta clicar abaixo, e seguir as instruções da tela para desbloquear seu acesso. Lembrando que é 100% gratuito, e pode ser de grande valor para seus investimentos:

QUERO ACESSAR +70 CARTEIRAS PARA INVESTIR EM MAIO

Compartilhar

Jornalista no mercado financeiro desde 2022. Pós-graduanda em Economia, Investimentos e Banking pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Escreve para os portais Seu Dinheiro e Money Times, e já passou por casas como Itaú BBA e XP.
anna.zeferino@empiricus.com.br
Jornalista no mercado financeiro desde 2022. Pós-graduanda em Economia, Investimentos e Banking pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Escreve para os portais Seu Dinheiro e Money Times, e já passou por casas como Itaú BBA e XP.