MT Labs

Gerdau (GGBR4) pode distribuir 66% a mais de dividendos após vendas de ativos, aponta analista

23 jan 2024, 11:00 - atualizado em 23 jan 2024, 10:58
gerdau ggbr4 dividendos ação
(Imagem: Canva/Divulgação / Montagem: Bruna Martins)

Os dividendos que a maior produtora de aço do Brasil, a Gerdau (GGBR4), deve pagar para os seus investidores em 2024 podem ser impulsionados por conta da venda de um ativo-chave da companhia.

Segundo os analistas da Empiricus Research, maior casa de análise independente do Brasil, o aumento dos proventos decorrente dessa operação deve ser relevante.

Em relatório recente, os analistas afirmaram que o dividend yield da Gerdau (GGBR4) pode saltar de 6% para algo próximo a dois dígitos (10% ou mais) – contando a possíveis recompras, que é um mecanismo que se assemelha aos dividendos, muito utilizado nos EUA pelas empresas para comprar suas próprias ações quando eles acham que elas estão baratas demais.

Veja a transcrição exata do trecho que ventila essa possibilidade:

‘Se antes a expectativa do mercado era de um dividend yield próximo de 6%, esse número deve se aproximar dos dois dígitos, se considerarmos as recompras também’ – afirmam os analistas.

O aumento não é pequeno, afinal, caso a companhia realmente apresente esse salto, estamos falando de uma distribuição proporcional 66% maior em relação ao que a empresa iria distribuir antes da venda.

Não à toa, a empresa continuou na lista de melhores pagadoras de dividendos para o mês. Afinal, a Gerdau, que já era conhecida por ser uma forte geradora de caixa e, consequentemente, grande pagadora de dividendos, agora pode impulsionar ainda mais a sua distribuição.

QUERO RECEBER O LINK COM AS MELHORES PAGADORAS DE DIVIDENDO DA BOLSA

Venda equivale a 5% do valor de mercado da Gerdau (GGBR4) 

A venda veio em um timing importante para a companhia, já que o momento não é dos melhores para as siderúrgicas brasileiras.

Isso porque o aço chinês tem inundado o mercado brasileiro e a saída possível, que seria taxar o aço importado, parece estar fora dos planos do governo, uma vez que isso poderia elevar os preços de produtos como carros, geladeiras e afins. 

Tal medida pode abalar a popularidade do atual governo e por isso o tema é visto como sensível, fazendo com que uma decisão favorável às siderúrgicas neste momento não pareça óbvia. 

A Gerdau, diante desse cenário, decidiu se antecipar e anunciou a venda de duas unidades na América do Sul – Diaco e Metaldom. 

A venda foi elogiada pelos analistas da Empiricus Research. Na visão dos especialistas, o chamado ‘prêmio’ da venda foi interessante. Veja o que eles disseram:

‘Ela [Gerdau] possuía aproximadamente 50% dessas unidades, e vendeu sua participação por US$ 325 milhões, um múltiplo de aproximadamente 4,8x Valor da Firma/ Ebitda . Dado que a própria Gerdau negocia por menos de 4x, ela conseguiu vender essas unidades com um prêmio interessante.’ – afirmam os analistas

É importante ressaltar a relevância dessa transação. A venda equivale a cerca de 5% do valor de mercado da companhia, o que também deve significar uma maior capacidade para pagar dividendos já em 2024. 

Não é só Gerdau (GGBR4): conheça as outras empresas que podem ser as melhores pagadoras de dividendos em 2024

O que impressiona é que existem outras companhias listadas em Bolsa que estão no mesmo ‘patamar’ da Gerdau mesmo não vendendo seus ativos.

Isso porque na lista de ações das maiores pagadoras de dividendos da Bolsa brasileira da Empiricus Research, com a curadoria do analista Ruy Hungria, existem outras 4 ações com grande potencial para encher o bolso dos investidores ao longo de 2024.

Todas as empresas são fortes geradoras de caixa, com marcas consolidadas e longo histórico de pagamento de dividendos.

No fim do ano passado, a carteira da Empiricus Research conseguiu bater a rentabilidade do Ibovespa, além de encher o bolso dos seus investidores de dividendos.

Como você pode ver na imagem abaixo, o retorno da carteira bateu tanto o índice brasileiro quanto a Selic ao entregar uma rentabilidade acima dos 20%:

Fonte: Empiricus Research / Carteira ‘5 ideias para dividendos’ / Período do retorno: 2023

Agora, a carteira tem novas recomendações para 2024, sendo Gerdau apenas uma delas. 

Caso você queira receber a lista com o nome de todas essas ações no seu email, basta clicar no link abaixo e fazer um cadastro gratuito.

A lista será encaminhada gratuitamente para o seu email. Você pode ver todas as ações e decidir depois se realmente quer investir nelas ou não. 

Já adianto que uma das empresas paga dividendos todos os meses, ou seja, se você conseguir investir nela a tempo, pode receber o seu primeiro pagamento daqui alguns dias.

Redator Jornalista de dos dois maiores portais econômicos do Brasil, Seu Dinheiro e Money Times, com mais de 3 anos de experiência e 200 textos escritos sobre finanças e mercado.
Redator Jornalista de dos dois maiores portais econômicos do Brasil, Seu Dinheiro e Money Times, com mais de 3 anos de experiência e 200 textos escritos sobre finanças e mercado.