Conteúdo EQI

Ibovespa: 157 mil pontos é só o começo? Veja motivos para acreditar em um rali de fim de ano, segundo a EQI

17 nov 2025, 8:00 - atualizado em 14 nov 2025, 11:12
bolsa ações small caps microcaps ibovespa carteira ação
Para a EQI Research, dois motivos podem fazer com que rali perdure até o ano que vem, mas maior potencial deve ser capturado apenas por um grupo específico de ações (Imagem: Montagem Canva Pro)

Na última terça-feira (11), o Ibovespa ultrapassou a casa dos 157 mil pontos pela primeira vez em sua história. O índice vem renovando suas máximas uma semana após a outra, e já acumula alta de 31% em 2025.

Essa alta recente ocorre justamente no período em que, todos os anos, as projeções e expectativas de um “rali de fim de ano” começam a circular entre os participantes do mercado.

Segundo dados apurados pela Exame, nos últimos 26 anos, o Ibovespa apresentou valorização nos meses de novembro e dezembro em apenas 11 deles. Ou seja, não é sempre que os ativos de risco brasileiros entram no famoso “rali de Natal”. 

Mas considerando que muitos investidores aproveitam a virada do ano para recalibrar suas carteiras e aplicar valores recebidos (como o 13º salário, por exemplo), a maior entrada de capital no mercado pode fazer com que o fenômeno eventualmente aconteça.

Ao mesmo tempo, embora o índice esteja na máxima histórica, a economia brasileira ainda vive uma fase mais delicada, que exige cuidado quando o assunto é ativos de risco. 

Portanto, com tantas variáveis em jogo, é possível que alguns investidores se questionem: esse é realmente o começo de um rali de fim de ano, ou o otimismo pode acabar antes?

Ibovespa pode continuar renovando máximas até os 223 mil pontos, segundo EQI

Na opinião dos especialistas da EQI Research, os 157 mil pontos atuais podem ser só o começo para o Ibovespa continuar subindo não apenas neste final de ano, mas também ao longo de 2026.

“Estamos mais convictos de que estamos diante de um longo e virtuoso ciclo para as ações brasileiras e, ainda que precedido por muitos altos e baixos com o ciclo político, acreditamos que o bom desempenho até aqui representa apenas um aceno de boas-vindas, afirmam os especialistas em relatório divulgado no dia 6 de outubro – período em que o Ibovespa já registrava altas.

No mesmo relatório, a EQI estipulou três cenários para a bolsa brasileira no próximo ano.

Segundo o cenário-base dos especialistas, o preço-alvo do Ibovespa para 2026 está acima dos 170 mil pontos, o que significa uma alta de cerca de 10% em relação ao patamar atual.

Mas num cenário mais otimista, é possível que o índice ultrapasse 223 mil pontos. Neste caso, estamos falando de um potencial de valorização de 41% (à época, era 53%).

Fonte: Bloomberg e EQI Research/Elaboração: EQI Research, com referências de 06/10/2025

Aqui, vale também dar destaque ao cenário descrito como “cenário pessimista”, ou seja, o pior cenário possível para o Ibovespa na visão da EQI, que é a casa dos 142 mil pontos. Frente ao valor atual, uma queda de cerca de 8,2%.

Porém, mesmo com as diferentes possibilidades, vale ressaltar que até mesmo o cenário-base das projeções pode ser uma oportunidade para buscar lucros, isso para o investidor que já estiver posicionado a partir de agora. 

“Correções eventuais são naturais e não devem ser temidas, mas reforçamos aqui a visão de que estamos em um belo momento do ciclo para realizar investimentos de longo prazo. […] Para você que ainda está pensando em começar a investir neste final do ano, saiba que o momento é oportuno, concluem os especialistas.

Como gatilhos que podem justificar a consolidação de um rali em 2026, dois estão entre os mais citados pelos especialistas:

  • Possíveis cortes na taxa Selic, esperados pelo mercado a partir do início do ano;
  • Mudança no pêndulo político brasileiro, a partir das eleições de outubro. 

O mercado já está se movendo a partir destas duas expectativas. Caso nada extraordinário ocorra nas próximas semanas, há grandes chances de vermos um rali de ano novo.

Porém, aqui vai o alerta: por mais que o momento pareça otimista de forma generalizada, ainda é preciso ser criterioso no momento de recalibrar sua carteira de investimentos. 

A EQI ressalta que um grupo muito específico de ações está melhor posicionado para capturar as maiores valorizações deste rali. 

No total, são 10 ações, que obedecem aos seguintes critérios:

  • De grande valor de mercado e alta liquidez;
  • Descontadas (baratas e com potencial de valorização);
  • Mais sensíveis ao possível ciclo de queda de juros. 

E se você tem interesse em conhecer a tese completa por trás destas ações, a EQI disponibiliza a lista gratuitamente, como cortesia aos leitores deste texto.

‘O Grande Reset’: acesse relatório da EQI e saiba como se posicionar

A EQI liberou como cortesia o acesso ao relatório “O Grande Reset”, no qual você terá acesso à lista completa das 10 ações mais promissoras para essa virada de ciclo dos ativos brasileiros.

Para liberar seu acesso ao conteúdo, basta fazer seu cadastro junto à EQI

Ao se cadastrar, além de receber o material, você poderá contar com um especialista em investimentos da EQI para tirar todas as suas dúvidas. 

Basta clicar no botão abaixo, e seguir as instruções na tela, para liberar o acesso:

QUERO CONHECER AS AÇÕES DO ‘GRANDE RESET’

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista no mercado financeiro desde 2022. Pós-graduanda em Economia, Investimentos e Banking pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Escreve para os portais Seu Dinheiro e Money Times, e já passou por casas como Itaú BBA e XP.
anna.zeferino@empiricus.com.br
Jornalista no mercado financeiro desde 2022. Pós-graduanda em Economia, Investimentos e Banking pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Escreve para os portais Seu Dinheiro e Money Times, e já passou por casas como Itaú BBA e XP.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar