MT Labs

Ibovespa entregou 1 ano de CDI em 30 dias: otimismo na bolsa brasileira vai continuar? Analistas revelam onde investir

06 dez 2023, 13:00 - atualizado em 05 dez 2023, 16:34
melhores ações de abril bolsa brasileira tickers
O principal índice da bolsa brasileira disparou 12,54% em novembro e registrou a maior alta mensal dos últimos 3 anos – veja 10 ações para buscar aproveitar próximas oportunidades. (Imagem: Depositphotos/ Montagem: Julia Shikota)

O mês de novembro sem dúvidas ressuscitou os ânimos dos investidores de ativos de risco. O Ibovespa teve o melhor retorno mensal dos últimos 3 anos, com valorização de 12,54%. A última vez que o índice teve um rendimento maior que esse foi em novembro de 2020, quando alcançou 15,9% em um único mês.

Segundo Larissa Quaresma, da Empiricus Research, o otimismo no mercado doméstico está relacionado a um ambiente no exterior mais propício à tomada de risco.

Os dados de inflação nos Estados Unidos foram divulgados abaixo do esperado, o mercado já estima que os juros americanos comecem o ciclo de corte em março e, no Brasil, as quedas da taxa Selic seguem a cada reunião do Copom.

Tudo isso criou um mix mais atraente para o investidor ter bolsa brasileira em carteira, o que explica a performance extremamente positiva em novembro de 2023.

Para ter ideia, em um mês, o Ibovespa foi capaz de entregar lucros maiores do que o CDI – uma das taxas mais relevantes para os investimentos de renda fixa – em todo o acumulado do ano. Veja:

CDI no acumulado de 2023. Fonte: Melhor Câmbio
Rendimento do Ibovespa em novembro de 2023. Fonte: Valor Econômico

Isso significa que quem preferiu investir só em renda fixa neste ano conseguiu embolsar um lucro de 12% até agora em ativos que rendem 100% do CDI. Não é um retorno ruim, é claro. 

Mas esses investidores desperdiçaram uma boa oportunidade de capturar ganhos atrativos nas ações, como a valorização de 12,54% em um único mês só seguindo o principal índice da bolsa.

Leia mais: conheça 10 ações para investir agora e buscar aproveitar as próximas altas da bolsa brasileira

Ainda dá tempo de surfar a retomada da bolsa brasileira?

Desde o início de 2023, o principal índice da bolsa acumula uma alta de quase 20% e demonstra o potencial que é possível embolsar com ativos de maior risco no cenário atual.

Quem já tinha alertado sobre esse movimento foi o co-CEO da Empiricus Research, Felipe Miranda. No dia 9 de agosto deste ano, o analista avisou sobre como as quedas da Selic poderiam impulsionar a bolsa brasileira – e a importância de se posicionar o quanto antes:

Trecho de relatório da série “Palavra do Estrategista”. Fonte: Empiricus Research.

Quem seguiu a indicação de Felipe conseguiu capturar bons retornos até agora. Mas a boa notícia é que, segundo a equipe de análise da Empiricus Research, ainda dá tempo de agir e buscar retornos promissores:

“O nosso Banco Central deve cortar os juros em mais 0,50%, levando a Selic para 11,75% ao ano. A bolsa, por sua vez, continua barata, mesmo depois do rali. Havendo continuidade de bons dados macroeconômicos, o rali de final de ano tem tudo para continuar”, afirmou a analista Larissa Quaresma.

Veja bem: a bolsa brasileira está barata e o cenário está convidativo para investir em ações, mas isso não significa que é hora de comprar qualquer papel e acreditar que a vida está feita.

Mesmo em um cenário positivo para o mercado, existem ações que se destacam em relação a outras e possuem perspectivas mais promissoras para aproveitar o cenário.

Segundo os analistas, o melhor a se fazer no ambiente atual é investir em ações de empresas com:

  • Comprovada capacidade de execução;
  • Governança sadia;
  • Valuation barato.

Além disso, para a equipe de análise, as melhores companhias para se ter em carteira são aquelas capazes de proteger o patrimônio investido e, ao mesmo tempo, oferecer um bom ganho de capital.

Este é justamente o caso de 10 ações selecionadas pela Empiricus Research como as melhores para investir agora. A ideia é buscar surfar esse período mais promissor para a bolsa com papéis de qualidade que reúnam bons fundamentos aliados a algum gatilho de valorização no curto prazo.

VEJA AQUI AS 10 AÇÕES RECOMENDADAS GRATUITAMENTE

Estas ações saltaram até 56% em novembro e podem surfar otimismo na bolsa brasileira

Como dito anteriormente, mesmo em um contexto em que o mercado como um todo está com performance positiva, existem ações que se destacam. Dê uma olhada na carteira de 10 melhores ações para investir em novembro, recomendadas pela Empiricus Research.

Fonte: Empiricus Research

Metade dos papéis recomendados teve valorização superior ao Ibovespa no período e um deles surpreendeu com um salto de mais de 56%.

É claro que retornos passados não garantem lucros futuros, mas os analistas agora prepararam uma nova carteira para dezembro e estão confiantes de que os papéis selecionados podem surfar o otimismo que se espera para o Ibovespa neste final do ano.

A melhor parte é que qualquer investidor interessado em buscar turbinar os investimentos pode acessar essa carteira sem pagar nem um centavo.

Isso porque o portfólio está disponível como uma cortesia da Empiricus Research e, por isso, é possível conhecer de graça as 10 melhores ações para investir agora.

Essa carteira possui ações do setor varejista, financeiro, de commodities, construção civil, transportes… é de fato um portfólio bem diversificado para buscar lucros de diferentes frentes.

E você não perde absolutamente nada em conhecer as indicações. O relatório com o nome e a tese dos 10 papéis é 100% gratuito e pode te ajudar a turbinar o seu bolso a partir deste fim de ano.

Você pode simplesmente acessar o material, conhecer cada uma das ações e só depois decidir se fazem sentido para os seus investimentos. Basta clicar neste link ou no botão abaixo e seguir as instruções para receber o relatório de graça:

RELATÓRIO GRATUITO: AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM DEZEMBRO E BUSCAR SURFAR O RALI DE FIM DE ANO

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.